Beber café é um hábito saudável que está presente no quotidiano de milhões de pessoas. Evite as insónias. Se beber café depois não dorme? Confira estes truques.
O café é uma bebida fantástica, com características únicas que a tornam muito popular em todo o mundo. Muitas são as pessoas que não prescindem de a beber logo pela manhã, pois permite fazer com que uma pessoa se sinta mais desperta.
Muitos repetem o seu consumo ao longo do dia, pois esta bebida permite causar esse efeito em momentos importantes, combatendo o cansaço natural.
É, assim, um aliado do nosso quotidiano, contribuindo para que consigamos ser mais eficientes nas nossas funções. Contudo, quando se exagera no seu consumo, quando não se sabe quando consumir a bebida, ela leva a que as noites se prolonguem, dificultando o nosso adormecer. É o seu caso?
Se beber café depois não dorme? Confira estes truques
A fonte
O reputado jornal El Confidencial reuniu alguns truques que se revelam importantes para que se consiga beber café para ficar mais tempo acordado sem ter como consequência passar as noites em claro. Quer conhecê-las?
Leia também:
- Aprenda a preparar água de gengibre que ajuda a emagrecer
- 7 motivos surpreendentes para usar aloé-vera. Tome nota!
- Aproveite as cascas de maçã. Elas têm propriedades curativas!
- 11 ideias fantásticas para aproveitar a borra de café
- Será milagroso? Os fantásticos benefícios do abacate!

As razões
É frequente uma pessoa sentir-se cansada ou com sono a meio da tarde. Por isso, há quem beba café de forma a combater o cansaço. Ele ajuda a despertar o corpo e a mente.
Contudo, nem sempre representa uma verdadeira solução para todos, pois são muitas as pessoas que se queixam de que, após tomarem café à tarde arrependem-se, pois mais tarde têm dificuldade em adormecer, passando boa parte da noite em claro.
Horário
É importante saber escolher a hora certa para beber o café. Apesar de muitos optarem por beberem café logo pela manhã, essa revela-se uma opção errada, pois implica uma primeira dose da bebida que podia e devia ser evitada.
Logo pela manhã os nossos níveis de cortisol estão mais altos. Ora, é o cortisol que nos mantém ativos e alerta. Assim, é um desperdício beber logo café no começo da manhã. Este deve ser tomado mais tarde, idealmente entre as 10h e as 12h e, também, entre as 14h e as 17h. Deste modo, evitará o excesso de cafeína que pode levar a que esta interfira no ciclo do sono.

Tipo de café
Os que são muito sensíveis à cafeína devem optar por beber descafeinado. Embora esta bebida contenha cafeína, a sua quantidade é bem menor.
Beba o café antes de uma sesta curta (à tarde)
A cafeína demora cerca de 45 minutos a ser completamente absorvida. No entanto, bastam 15 minutos para que esta substância comece a fazer efeito. Logo, para garantir um sono rápido e reparador, deve beber café antes de ir dormir uma sesta.
Assim, consegue garantir um acordar com energia para enfrentar a tarde. Posteriormente, também conseguirá chegar à noite com vontade de dormir.

Beba o café frio
É importante associar o café a um momento de refresco. Assim, a bebida representará um momento de hidratação que vai ajudá-lo a obter todos os benefícios do café, sem que este entre em conflito com a sua rotina de sono diária.
Adotar bons hábitos de sono
Existem rotinas que ajudam a que o momento de dormir aconteça com maior facilidade.
É importante ter o quarto escuro e silencioso (sem luzes ou sem ruídos, como o do relógio). É importante desligar todos os aparelhos eletrónicos. Não ter no quarto telemóveis, IPads, tablets, portáteis ou algo do género.
É ainda importante conhecer e adotar técnicas de respiração que permitem suprimir os efeitos do café e contribuem para regular o sono mais rapidamente.

A quantidade recomendada
A Organização Mundial de Saúde (conhecida pela sigla OMS) é uma referência mundial na área da saúde, sendo uma autoridade respeitada que deve ser sempre levada em consideração. Ela informa que a quantidade máxima de cafeína que se deve consumir por dia é de apenas 400mg, cerca de 2 a 3 chávenas de café por dia.
Importante
O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.
Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.

NCultura
Se leu o presente artigo e gostou reaja a ele e faça um comentário!
Se tem neste tema um particular interesse conheça outros artigos sobre café, há diversas no NCultura. Se tem paixão pelo mundo do café, saiba que há mais artigos sobre café no NCultura. Se tem outros temas que gostaria que fossem explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões!
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, língua portuguesa, cultura, histórias, entre outras…
Texto ótimo. Leve e claro.