Saúde. Vinho Tinto e outros alimentos que reduzem o colesterol
Conheça alimentos que contribuem para uma vida mais saudável. São eles o vinho tinto e outros alimentos que reduzem o colesterol.
São várias as vezes por dia em que somos confrontados com a palavra colesterol. Ela surge em programas de televisão, em publicidade e nas conversas do dia-a-dia.
Existe grande preocupação em vigiar os valores de colesterol. Contudo, é preciso perceber que o colesterol não é nenhum vilão e existem dois tipos de colesterol: o bom e o mau.
Alimentos que reduzem o colesterol
O mau colesterol é designado LDL (Lipoproteína de Baixa Densidade). É aquele que é considerado perigoso e que deu má fama à palavra colesterol. A quantidade relativamente elevada deste colesterol pode acumular-se nas paredes arteriais, tornando-se assim nocivo.
Pessoas que tenham um valor excessivo deste colesterol correm um risco mais elevado de ter doenças cardiovasculares, sendo mais provável sofrer ataque cardíaco, enfarte ou AVC. Já o chamado colesterol HDL (Lipoproteína de Alta Densidade) é capaz não só de remover como de transportar o colesterol das artérias para o fígado, órgão onde é eliminado, sendo essa uma das razões para ele ser chamado de “colesterol bom”.
É verdade que a predisposição genética tem interferência mas, independentemente disso, cada um deve procurar uma alimentação saudável. Só sendo criterioso nas escolhas dos produtos, se consegue uma regulação dos níveis de colesterol.
Para o ajudar nessa missão, apresentamos uma lista com alimentos que contribuem para atenuar os efeitos negativos, quando os índices de gordura no sangue já se encontram perigosamente elevados. Os mesmos alimentos previnem o desenvolvimento de colesterol elevado.

Abacate
É um alimento rico em fitosteróis (grupo de esteróis naturalmente presente nas plantas) e que possui também micronutrientes, como potássio e magnésio, os quais permitem o aumento da capacidade anti-inflamatória do organismo.
Para além de tudo isto, o abacate possui ainda gorduras monoinsaturadas, que são bastante eficientes na diminuição dos triglicerídeos, do colesterol mau e do colesterol total.

Aveia
A aveia contribui para diminuir a absorção do colesterol. Trata-se de um alimento rico em fibras solúveis (betaglucanas), as quais não são absorvidas pelo intestino e ainda contribuem para uma boa regulação dos mesmos. O colesterol ingerido é transportado até ser expelido através das fezes.

Azeite
O azeite possui grande quantidade de gorduras monoinsaturadas, as quais permitem melhorar a absorção dos nutrientes. O azeite – que é um ingrediente protagonista na dieta mediterrânica – é rico em muitos benefícios para a saúde.

Beringela
Os fitoquímicos (substâncias protetoras presentes nos alimentos de origem vegetal que atuam como pigmentos, responsáveis pela sua cor) presentes na beringela contribuem para uma melhorar circulação sanguínea.

Margarinas (enriquecidas com fitoesteróis)
Sendo os fitoesteróis substâncias que bloqueiam a absorção de colesterol no intestino, ainda que parcialmente, este tipo de margarinas enriquecidas com fitoesteróis contribuem para a redução do colesterol.
A quantidade recomendada deste alimento é equivalente a duas colheres de sopa por dia. A margarina não contém gorduras transgénicas.

Morangos
Está cientificamente provado que ingerir morangos permite reduzir de forma significativa não apenas os triglicéridos (gorduras presentes naturalmente no organismo), como também o colesterol total e o colesterol LDL.

Nozes
Um consumo diário deste fruto seco contribui de forma significativa para uma redução do colesterol mau. Para além disso, a ingestão diária de nozes permite o aumento do colesterol bom. O ácido oleico presente na composição das nozes é uma gordura saudável.

Sardinhas em conserva
Tal como é possível ver em diversos anúncios de publicidade, o ómega-3 faz bem ao coração. A sua atividade permite a redução dos triglicéridos. O mais saudável é incluir, no mínimo, duas porções de alimentos ricos nesta substância na dieta semanal.
A sardinha contém ómega-3 e o seu consumo em conserva revela-se valioso, pois o peixe é consumido na íntegra, havendo assim acesso a diferentes fontes de ómega-3.

Soja
A proteína de soja permite um aumento de 3% do colesterol bom (HDL), assim como a redução de 5% do colesterol mau (LDL).

Vinho tinto
O resveratrol é uma propriedade presente na casca da uva. O álcool concentra o resveratrol durante o processo de fermentação da fruta. Esta substância permite regular a produção do colesterol mau.
Assim, beber um copo de vinho tinto por dia é a quantidade recomendada. Qualquer quantia superior a um copo é pura recriação das instruções dadas e pode tornar-se prejudicial para a sua saúde, se não for bebido com moderação!
Se gostou deste artigo também poderá gostar de:
8 Receitas fantásticas para quem aprecia sardinhas
Saúde. 9 razões para comer mais morangos
Saúde: 6 alimentos que provocam cancro e que provavelmente tem na sua mesa
Saúde: Medronho previne o cancro e outros benefícios
_