Certamente já ouviu falar nos seus licores e aguardentes, e de que o medronho previne o cancro. Mas será que conhece todos os seus benefícios para a saúde?
Com certeza já conhece e, se calhar, até já experimentou aguardentes e licores de medronho. Contudo, talvez nunca tenha provado o fruto por si só e, nesse caso, nem imagina os benefícios para a sua saúde que está a perder.

Fique a par das vantagens deste fruto para a sua saúde, ficando a par de alguns dos resultados de um estudo realizado em 2014 pela Universidade de Aveiro.
Medronho: previne o cancro e tem ação anti-inflamatória e antissética
O que é?
O medronheiro é conhecido desde a Antiga Roma, onde era designado unedo (unum edo) – «comer um só» -, termo provavelmente associado à sensação de embriaguez que provocava.
Leia também: Os 5 melhores chás para emagrecer e perder barriga
O seu nome científico é Arbutus unedo L. e pertence à família das ericáceas, a mesma das urzes, mirtilos, arandos e urvaursina. Em Portugal, o medronheiro pode ser, também, entitulado ervedeiro, ervedo ou ervodo. No nosso país, esta espécie é mais encontrada em regiões como a Serra de Sintra e as serras algarvias.

Os frutos desta árvore – os medronhos – são redondos e vermelhos, quando maduros, e colhem-se habitualmente no fim do outono.
Esta planta e respetivo fruto são há muito usadas na medicina, devido às propriedades de alguns dos seus componentes como arbutina (2,7), metuilarbutina, outras hidroquinonas e taninos.
Investigações científicas
Em 2014, o Departamento de Química da Universidade de Aveiro (UA) descobriu propriedades do medronho que revelam a capacidade deste fruto em combater e prevenir uma série de problemas de saúde.
Fruto destas conclusões, a equipa de investigadores manifestou o desejo de que o medronho nacional deixe de ser apenas usado em aguardentes e licores, mas que seja também consumido fresco ou incluído noutros alimentos.

Para tal, foi estabelecida uma parceria com a Cooperativa Portuguesa de Medronho. Estas sinergias já resultaram em biscoitos, iogurtes, barras energéticas ou bombons com polpa de medronho incluída.
Benefícios para a saúde
– Evita a formação dos radicais livres, responsáveis por doenças como o cancro;
– Rico em vitamina C e flavonóides;
– Tem baixo valor calórico;
– É diurético;
– Controla os níveis de colesterol;
– Melhora a saúde da pele e dos ossos;
– Ação anti-inflamatória, antimicrobiana e antifúngica.
Leia também: Saúde. 9 razões para comer mais morangos
Indicações terapêuticas
Sífilis
No passado, crê-se que este fruto tenha sido muito utilizado na cura ou tratamento da sífilis – bastante comum na população masculina dos séculos passados -, devido aos bons resultados obtidos.

Aparelho urinário
A arbutina (um dos constituintes do medronho) é antissética e adstringente para o aparelho urinário, sendo por isso usada no tratamento de algumas infeções urinárias. É bastante útil em casos de cistites e uterites.
Para o alívio de problemas renais, coloque 20 g de folhas num litro de água a ferver, deixando repousar por 10 minutos. Beba uma chávena desta solução três vezes por dia, durante três semanas.
Diarreia e desinteria
Para o alívio deste sintoma, coloque 40 g de folhas num litro de água e deixe ferver por 10 minutos. Junte um pouco de açúcar e beba.
Repita este procedimento durante dois dias.

Arteriosclerose
Para acalmar os efeitos da arteriosclerose, triture 40 g de pedacinhos de raízes secas e coloque num litro de água. Deixe ferver, repousar e filtre, antes de beber. Tome uma chávena em jejum, durante três dias.
Leia também: Saúde: 6 alimentos que provocam cancro e que provavelmente tem na sua mesa
Outras situações
O medronho ajuda, também, em casos de limpeza do sangue e infeções da boca e da garganta, devendo nesta última situação gargarejar uma infusão feita com as folhas frescas ou secas do fruto.
Contra-indicações
Não existem contra-indicações a assinalar, mas sim alguns cuidados que há que ter no que respeita à ingestão do medronho.
Comer demasiados medronhos ou medronhos demasiadamente maduros pode provocar indigestão, intoxicação alcoólica ou, em casos mais severos, afetar negativamente o funcionamento do fígado.
Aqui onde moro encontrei 3 medronheiros onde antigamente havia muitos. Para o ano irei apanhar os medronhos