Início Saúde Saúde: 10 truques caseiros para eliminar manchas nos dentes

Saúde: 10 truques caseiros para eliminar manchas nos dentes

Para que os seus dentes possam brilhar quando sorrir, reunimos 10 formas caseiras que vão ajudar a eliminar manchas nos dentes ou tártaro.

manchas nos dentes
Saúde: 10 truques caseiros para eliminar manchas nos dentes

Saúde: 10 truques caseiros para eliminar manchas nos dentes

Para que os seus dentes possam brilhar quando sorrir, reunimos 10 formas caseiras que vão ajudar a eliminar manchas nos dentes ou tártaro.

Tártaro e manchas nos dentes é algo que todos costumamos ter e que nos preocupa. Isto ocorre quando nos esquecemos da regra de ouro dos três passos: escovar, passar o fio dental e enxaguar.

Quando a comida não é removida dos dentes, eles tornam-se ásperos e isso pode originar cáries, formação de tártaro e gengivite. Sem mencionar o quão desagradável é olhar para alguém quando abre a boca e que sofre desses problemas.

Atentos a estes sintomas, cáries dentárias, mau hálito e má higiene oral, reunimos 10 formas para se poder livrar das manchas ou do tártaro para os seus dentes brilharem quando sorrir.

Bicarbonato de sódio e sal

Saúde
Bicarbonato de sódio e sal – 10 truques caseiros para eliminar manchas nos dentes

Comece com este método simples, mas eficaz. O bicarbonato de sódio é um agente poderoso que tem um efeito antibacteriano e também ajuda a clarear os dentes.

Misture 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio com uma pitada de sal e coloque um pouco dessa mistura na sua escova de dentes. Alternativamente, adicione-a à pasta de dentes que usa regularmente. Não escove com bicarbonato de sódio mais do que uma vez por semana, porque isso pode provocar danos no esmalte.

Casca de laranja

Saúde
Casca de laranja – 10 truques caseiros para eliminar manchas nos dentes

Já alguma vez se perguntou o que fazer com os restos de casca de laranja? Aqui vai uma ideia. As frutas cítricas são geralmente boas na remoção de manchas porque contêm ácidos.

Pode esfregar diretamente a casca nos dentes durante 2 a 3 minutos, ou fazer uma pasta e aplicá-la sobre eles. Deve enxaguar a boca com água morna depois de ter feito qualquer método que escolher. Repita várias vezes por semana.

Sumo de limão

Saúde
Sumo de limão – 10 truques caseiros para eliminar manchas nos dentes

Troque a casca de laranja por sumo de limão para obter melhores resultados. Os ácidos deste citrino não só dissolvem a placa, como também branqueiam os dentes.

Mergulhe a sua escova de dentes em sumo fresco e esfregue suavemente sobre os dentes. Deixe agir por um minuto antes de enxaguar. Lembre-se que este é um agente muito forte e pode causar erosão dentária, portanto, use-o com cuidado.

Sementes de sésamo

Saúde
Sementes de sésamo – 10 truques caseiros para eliminar manchas nos dentes

As sementes de sésamo são ótimas de várias maneiras: use-as para dar sabor às suas saladas ou para remover o tártaro. Estas agem como um esfoliante natural e deixam os seus dentes polidos e limpos.

Introduza uma colher cheia de sementes na boca e mastigue-as bem. Deve tentar criar um espécie de pasta e não a deve engolir durante o processo. Em seguida, escove os dentes com essa mistura. Faça isto duas vezes por semana.

Água oxigenada e elixir para a boca

 - 10 truques caseiros para eliminar manchas nos dentes
Água oxigenada e elixir para a boca – 10 truques caseiros para eliminar manchas nos dentes

O peróxido de hidrogénio tem propriedades antimicrobianas, assim como o elixir para a boca. Misture uma colher deste último produto com 3 colheres de sopa de solução de água oxigenada a 3%. Gargareje com a mistura por alguns minutos e termine o procedimento lavando os dentes com água.

Óleo de coco

 - 10 truques caseiros para eliminar manchas nos dentes
Óleo de coco – 10 truques caseiros para eliminar manchas nos dentes

Outra coisa que pode procurar no seu armário de cozinha é o óleo de coco. Este é um produto muito popular, hoje em dia. Ele absorve os pequenos pedaços de comida na boca e também tem um efeito antibacteriano contra os microorganismos que lá vivem.

Bocheche com 1 a 2 colheres de sopa de óleo e deixe-o lá por pelo menos 10 ou 15 minutos (o que não será um incomodo, uma vez que tem um gosto delicioso). Depois disso, cuspa e lave bem com água morna.

Morangos e tomates

 - 10 truques caseiros para eliminar manchas nos dentes
Morangos e tomates – 10 truques caseiros para eliminar manchas nos dentes

Ambos são ricos em vitamina C e pode usá-los se as frutas cítricas não forem do seu agrado. Esmague um desses ingredientes, faça uma polpa e aplique nos dentes. Deixe repousar por 5 minutos e depois enxague com água.

Aloe vera e glicerina

 - 10 truques caseiros para eliminar manchas nos dentes
Aloe vera e glicerina – 10 truques caseiros para eliminar manchas nos dentes

Misture 1 colher de chá de gel de aloe vera, 4 colheres de chá de glicerina vegetal, 10 gotas de limão e 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio num copo, ou taça, para obter uma pasta suave.

Escove os dentes com essa mistura uma vez por dia até ver que o tártaro está a ficar menos visível. Em seguida, repita uma vez a cada 3 ou 4 dias. Aloe vera ajuda a curar os dentes e gengivas, e o sumo de limão combate as bactérias.

Cravinho

 - 10 truques caseiros para eliminar manchas nos dentes
Cravinhos – 10 truques caseiros para eliminar manchas nos dentes

Este tempero é usado há muito tempo como remédio para as dores de dentes, além de combater os germes na sua boca. Moa o cravinho se ele estiver inteiro (ou compre em pó), adicione um pouco de azeite e aplique a mistura sobre as áreas manchadas.

Outra ideia é mastigá-los regularmente para reduzir o mau hálito e eliminar as bactérias. Experimente fazer isto em vez da sua habitual chiclete.

Sanguinária

 - 10 truques caseiros para eliminar manchas nos dentes
Sanguinária – 10 truques caseiros para eliminar manchas nos dentes

Um dos ingredientes mais incomuns é a chamada sanguinária. O seu extrato é frequentemente incluído nas pastas para os dentes. É um agente antibacteriano seguro e eficaz para reduzir o tártaro.

Pode adicionar 3 a 4 gotas de extrato de sanguinária numa chávena de água morna para fazer um elixir. Gargareje todos os dias com essa mistura. Para melhores resultados, use-a duas vezes ao dia.

Todas essas dicas podem funcionar se a condição do tártaro nos dentes e nas gengivas não for crítica. Em caso afirmativo, recomenda-se consultar um dentista. Existem procedimentos profissionais para remover a placa bacteriana que só eles podem executar.
_

A sua opinião importa, gostou deste artigo ?

Clique nas Estrelas para classificar

Classificação média / 5. Numero de classificações:

Seja o primeiro a classificar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.