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A sardinha: todos os benefícios nutricionais deste símbolo nacional

A sardinha está associada às festas dos santos populares e ao turismo, como símbolo do país! Conheça todos os benefícios nutricionais das sardinhas.

A sardinha
A sardinha: todos os benefícios nutricionais deste símbolo nacional

A sardinha: todos os benefícios nutricionais deste símbolo nacional. A sardinha é um peixe especial. É mais comida nos meses quentes, de finais de junho até setembro, quando se apresenta mais gorda. Há quotas para a pesca da sardinha, por via das medidas impostas pela União Europeia, por isso facilmente se percebe a subida do preço da sardinha, quando no passado era dos peixes mais baratos.

Durante as festas dos santos populares, é particularmente cara. Mas este peixe azul, além de ser delicioso, é também especial. Contém propriedades nutricionais que o tornam muito benéfico para a saúde. Quer saber mais?

A sardinha: todos os benefícios nutricionais deste símbolo nacional

A sardinha
A sardinha: todos os benefícios nutricionais deste símbolo nacional

Peixe azul

Entre os peixes azuis, além da sardinha, integram este grupo peixes como o chicharro, o atum, a cavala, o carapau e o salmão. Antigamente, eram vistos como um tipo de peixe “mau”. Contudo, hoje em dia, o peixe azul é considerado bastante benéfico para a saúde e isso é reconhecido pela comunidade científica, ainda que o peixe branco também o seja.


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O peixe azul, além de apresentar uma cor azulada na região lombar, é rico em ácidos essenciais, nomeadamente o ómega 3. Além de ser um peixe saudável e delicioso, é ainda muito fácil de preparar.

A sardinha
A sardinha: todos os benefícios nutricionais deste símbolo nacional

A sardinha

A sardinha contém na sua composição nutricional elementos preciosos, com muitas propriedades benéficas para o nosso organismo. As sardinhas podem ser apresentadas de maneiras distintas, nomeadamente em sardinha enlatada, que é também uma boa fonte de cálcio.

A sardinha, por cada 100 gramas de carne, contém quase 10 gramas de gordura. Em 100 gramas de sardinha, há 314 miligramas de cálcio, sensivelmente. Ela possui minerais como ferro, fósforo, iodo, magnésio, potássio e zinco. É uma fonte rica em vitaminas (nomeadamente A, B12 e B1, D e E). A sua riqueza em ómega 3, ácidos gordos poli-insaturados, ajuda a evitar o desenvolvimento de doenças cardíacas nas coronárias.

As sardinhas são um peixe de tamanho pequeno e têm como característica uma tonalidade muito distinta, uma cor azul, verde e prata muito peculiar. O consumo moderado e regular aumentará a sua qualidade de vida.

Deve, por isso, integrar a sardinha na sua dieta (se não houver contra-indicação), pois ela gera inúmeros benefícios para a saúde e é muito saborosa!

A sardinha
A sardinha: todos os benefícios nutricionais deste símbolo nacional

Sardinhas: os diversos benefícios para a saúde

A sardinha previne e combate a anemia

O consumo regular de sardinha é também benéfico pela quantidade de ferro da sardinha. Este é importante e indispensável para a formação de hemoglobina. Esta proteína transporta para todas as células o oxigénio dos pulmões.

Assim, sendo a anemia uma consequência da carência de ferro, a sardinha ajuda a impedir o seu desenvolvimento.

A sardinha
A sardinha: todos os benefícios nutricionais deste símbolo nacional

O consumo de sardinhas ajuda ao bom crescimento ósseo

A vitamina revela-se ainda um alimento favorável ao crescimento ósseo, contribuindo para a absorção de cálcio nos ossos, também devido ao facto de transportar várias vitaminas, como A, D e E.

Como as sardinhas enlatadas são normalmente consumidas em conjunto com a sua coluna, elas revelam-se um alimento particularmente rico em cálcio.

O consumo de sardinhas ajuda a proteger o coração

Pode não ser novidade, mas não deixa de ser verdade: como as sardinhas são ricas em ómega 3, revelam-se bastante benéficas para o coração, protegendo-o. Elas ajudam a prevenir problemas relacionados com este órgão tão importante, impedindo o desenvolvimento de doenças cardíacas.


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A sardinha
A sardinha: todos os benefícios nutricionais deste símbolo nacional

O consumo de sardinhas ajuda a reduzir os níveis de colesterol

Os ácidos gordos presentes nas sardinhas e as diferentes vitaminas e minerais deste peixe geram diversos benefícios, entre eles a redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos, possuindo ainda um alto teor de proteínas.

Contra-indicações

Pessoas que sofrem de alguns problemas de saúde, nomeadamente hiperuricemia ou gota, devem limitar o seu consumo, devido ao seu conteúdo de purina.

Contudo, fora casos excepcionais, em que haja contra-indicações, a sardinha é considerada um alimento bastante saudável, devendo por isso integrar o seu regime alimentar. Além dos benefícios para a saúde que ela gera, a sardinha é bastante saborosa e ainda versátil, permitindo a criação de inúmeras receitas fantásticas.

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