Prepare-se para ficar a saber tudo sobre o gengibre. O gengibre é uma planta herbácea com muitos benefícios para a saúde. Também é há muitos anos usada como planta medicinal. Ela tem um sabor ligeiramente picante e pode ser incluída na culinária, tanto em pratos salgados, como doces. Está disponível fresco, seco, em conserva, em cápsulas (pó) ou cristalizado. O gengibre serve para ajudar a emagrecer e ajudar a tratar a má digestão, colesterol alto, pressão alta, azia, enjoo, gastrite, resfriado, tosse, dores musculares, artrite e problemas de circulação sanguínea.
É bom consumir gengibre. Fique a perceber porquê.
Leia também: Bolo com Gengibre húmido e fofo, 3 doces tentações

Saiba tudo sobre o Gengibre
O gengibre é muito útil para quem pretende desintoxicar o organismo. Além disso, ele é um poderoso anti-inflamatório, anticoagulante, antioxidante e bactericida. Por isso, é recomendado no tratamento de náuseas, vómito, dor de cabeça, congestão do peito, cólera, gripe, diarreia, dor de estômago, reumatismo e doenças nervosas.
Este é, ainda, um ótimo remédio para inflamação da garganta, asma, bronquite, combatendo também o cancro. O gengibre pode ser utilizado como antibiótico; ajuda a tratar a depressão; e estimula os centros vasomotor e respiratório.
Propriedades
O gengibre possui gingerol (que dá um sabor picante) e é uma substância com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o organismo de bactérias e fungos. Estas propriedades terapêuticas associam-se a outras, presentes em outros componentes medicinais como cafeno, felandreno, zingibereno e zingerona.
Esta planta é, ainda, rica em substâncias termogénicas que ativam o metabolismo do organismo, potenciando a eliminação da gordura corporal. A sua raiz é composta por vitamina B6 e minerais, como potássio, magnésio e cobre. Bastam pequenas quantidades de gengibre para aromatizar as suas refeições e tirar o máximo partido desta planta.

Composição do gengibre (100g)
Cálcio 16mg
Ferro 0,6 mg
Fósforo 34 mg
Magnésio 43 mg
Potássio 415 mg
Sódio 13 mg
Zinco 0,34 mg
Cobre 0,22 mg
Manganês 0,22 mg
Selênio 0,7 mcg
Vitamina C 5 mg
Tiamina 0,025 mg
Riboflavina 0,034 mg
Niacina 075 mg
Vitamina B6 0,16 mg

Formas de consumo
O gengibre pode ser consumido cru, em conserva, em chá ou em óleo. Funciona, ainda, como aromatizante de alimentos ou bebidas.
Chá
Neste caso, deve ser feita a infusão de pedaços frescos de gengibre. Este chá é particularmente indicado para o tratamento de gripes, tosses e constipações. Além disso, é relaxante, hidrata o corpo e ajuda a eliminar toxinas, contribuindo para o emagrecimento, devido à sua ação termogénica.
Culinária
Na cozinha, pode usar o gengibre para aromatizar pratos doces e salgados. Use-o desidratado, fresco, em conserva ou cristalizado. Dê mais sabor e saúde às suas refeições.

Sumos
Como tem ação anti-inflamatória e ajuda a eliminar toxinas no organismo, os sumos com gengibre são bons para o corpo, melhoram a aparência da pele e o funcionamento do intestino. Experimente bater no liquidificador abacaxi, hortelã, raspas da casca do limão e gengibre e delicie-se com o resultado final.
Leia também: O gengibre faz crescer o cabelo e acaba com a caspa. Mito ou verdade?
Cru
Mastigar lascas de gengibre ajuda a aliviar a rouquidão e as irritações na garganta. Outro truque é colocar lascas de gengibre na água. Isso irá ajudar a acabar com os enjôos.
Pó
O gengibre em pó tem um sabor mais suave e diferente do fresco. Essa é uma boa opção para usar em bolos, pães, biscoitos e tortas. Pode também servir de tempero de frutas e legumes. Se quiser fazer um pó caseiro, basta deixar secar o gengibre, retirar a casca e moer.

Como fazer chá de gengibre?
Chá de gengibre
Ingredientes
½ l de água
2 colheres de sopa de gengibre
Modo de Preparação
– Aqueça a água, sem ferver.
– Deite a água sobre o gengibre cru, ralado ou esmagado.
– Tape e deixe apurar durante 10 minutos.

E será que o chá de gengibre ajuda a emagrecer?
O chá de gengibre estimula a digestão, combate a obstipação e é um tónico cardíaco. Ele ainda trata a obesidade, pois acelera o metabolismo e queima calorias. Por isso, pode considerar-se um bom aliado na perda de peso. Para isso, beba ½ litro deste chá por dia, sempre após as refeições.
Dose diária recomendada
No geral, os estudos indicam que para tirar o máximo partido dos benefícios do gengibre, deve consumir 2 a 4 g de gengibre por dia. Esta quantidade garante que tira partido de grande parte das vantagens desta planta, sem sobrecarregar o seu organismo.
Olá gostei muito do seu artigo, vou acompanhar seu blog seu conteúdo vem me ajudando
bastante, muito obrigado.