Início Histórias Saiba que monumentos pode alugar e quanto custa

Saiba que monumentos pode alugar e quanto custa

Jantar na Sala do Baluarte da Torre de Belém? 7.500 euros. Há dezenas de monumentos disponíveis mas o Governo vai restringir "fortemente" o aluguer.

_

Museu Nacional dos Coches (Lisboa)

Só no antigo Picadeiro e por preços reais

Museu Nacional dos Coches (Lisboa)

Cocktails? Não. Eventos? Nem pensar. Nem culturais? E académicos? Nada. O Museu Nacional dos Coches apenas disponibiliza um espaço para aluguer: o Salão Nobre – situado no antigo Picadeiro Real –, e apenas o disponibiliza para jantares. Preço: 10.000 euros.

O novo Museu dos Coches custou mais de 35 milhões de euros e reúne uma coleção única no mundo de viaturas de gala e de passeio dos Séculos XVI a XIX, na sua maioria provenientes da Casa Real portuguesa. Foi fundado há mais de um século pela rainha D. Amélia.

Museu Nacional Machado de Castro (Coimbra)

Jantares só no pátio exterior

Museu Nacional Machado de Castro (Coimbra)

Nos espaços mais emblemáticos — a Sala Hodart ou a Capela do Tesoureiro — do Museu Nacional de Machado de Castro, em Coimbra, não é possível organizar jantares ou cocktails, apenas eventos académicos ou culturais, e os preços variam entre os 500 e os 2500 euros, respetivamente. Jantar é possível no pátio exterior. Custo: 2.500 euros. Cocktails? Por 500 euros é possível fazer um na sala polivalente.

O Museu Nacional de Machado de Castro deve a sua designação ao conimbricense (o mais notável representante da escultura portuguesa do século XVIII) que foi escultor régio nos reinados de D. José, D. Maria I e D. João VI: Joaquim Machado de Castro.

Museu Nacional de Soares dos Reis (Porto)

Tem entre dez locais para fazer o seu jantar

Museu Nacional de Soares dos Reis (Porto)

O Museu Nacional de Soares dos Reis é o mais antigo museu público de arte do país: foi o próprio D. Pedro IV que o fundou em 1833 durante o Cerco do Porto. Tem uma dezena de espaços para alugar e em quase todos é permitido organizar um jantar ou cocktail.

Os mais dispendiosos são o Jardim das Camélias e o Átrio da Cerca, onde um jantar (para uma média de 40 convidados) custa 1.000 euros. Um cocktail pode fazer-se por 250 euros na Sala Quadrada ou 700 na Sala do Picadeiro.

O Museu apresenta, na exposição permanente, pintura e escultura portuguesas do século XIX e da primeira metade do XX, sendo de destacar as obras do escultor Soares dos Reis e do pintor Henrique Pousão.

Palácio Nacional da Ajuda

Só não é possível alugar a capela

Palácio Nacional da Ajuda

Sala D. Luís? Sala D. João VI? Sala dos Archeiros? É escolher… Até porque no Palácio Nacional da Ajuda só a antiga capela é que não está disponível para aluguer. Organizar um jantar na Sala D. Luís custa 7.500 euros e um cocktail na Sala D. João VI é mais “económico”: 2.500 euros.

Situado no alto da colina da Ajuda, o Palácio integra importantes coleções de artes decorativas dos séculos XVIII e XIX: ourivesaria, tapeçaria, mobiliário, cerâmica, pintura ou escultura. Mais recentemente, acolheu (e acolherá até 8 de janeiro) uma exposição com as obras de Joan Miró, propriedade do Estado português.

O Palácio Nacional da Ajuda foi residência oficial da família real portuguesa desde o reinado de D. Luís I (1861-1889) até ao final da Monarquia, em 1910. Foi aberto ao público como museu em 1968.

(cont.)

1
2
3
4
5
6

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.