Início Histórias Saiba que monumentos pode alugar e quanto custa

Saiba que monumentos pode alugar e quanto custa

Jantar na Sala do Baluarte da Torre de Belém? 7.500 euros. Há dezenas de monumentos disponíveis mas o Governo vai restringir "fortemente" o aluguer.

_

Museu de Grão Vasco (Viseu)

Aqui a regra é ver os eventos caso a caso

Museu de Grão Vasco (Viseu)

Ao contrário da maioria dos museus tutelados pela Direção-Geral do Património Cultural, o Grão Vasco não se encontra em Lisboa mas em Viseu. O acervo do Museu de Grão Vasco contém maioritariamente pinturas de retábulo — provenientes da catedral da cidade ou de igrejas da região –, mas inclui ainda peças de arqueologia, exemplares de faiança portuguesa, porcelana oriental e mobiliário.

Jantar no Museu de Grão Vasco não é possível. E organizar um cocktail só mesmo no claustro ou no pátio: 1.000 euros é o custo do aluguer do primeiro, 750 o do segundo. Organizar eventos culturais nestes espaços está dependente de uma “análise casuística” por parte da Direção-Geral do Património Cultural.

Museu Monográfico de Conímbriga (Condeixa-a-Velha)

Ruínas estão obviamente interditas. Mas há um auditório

Museu Monográfico de Conímbriga (Condeixa-a-Velha)

Não é possível organizar um jantar ou cocktail nas ruínas romanas (há registos de o local ter sido habitado ainda no século IX a.C) descobertas em Conimbriga. Aliás, não é possível organizá-los em nenhum dos espaços (maioritariamente auditórios) disponíveis para aluguer no Museu Monográfico de Conimbriga.

O que é possível alugar então? Eventos académicos e culturais. O alugar do Auditório das Termas do Aqueduto, por exemplo, faz-se por 250 euros. Conimbriga está consagrada como monumento nacional desde 1910.

Museu Nacional de Arqueologia (Lisboa)

Preços a partir de 100 euros

Museu Nacional de Arqueologia (Lisboa)

Fundado em 1893, o Museu Nacional de Arqueologia (outrora Museu Ethnográfico Português) está instalado desde 1903 no antigo dormitório do Mosteiro dos Jerónimos. José Leite de Vasconcelos, o fundador e primeiro diretor, queria que aquele fosse um “Museu do Homem Português”.

O acervo do museu possui núcleos de arqueologia dos períodos pré e proto-histórico, romano, árabe e medieval, etnografia, ourivesaria, epigrafia pré-latina e latina, escultura ou mosaicos.

Jantares e cocktails apenas são permitidos no Salão Nobre do museu, com um preço de 2.000 e 750 euros, respetivamente. Os eventos académicos e culturais também são permitidos, tanto no Salão Nobre como no Pequeno Auditório – variando os preços entre os 100 e os 500 euros.

Museu Nacional de Arte Antiga (Lisboa)

Os jardins estão à disposição

Museu Nacional de Arte Antiga (Lisboa)

Organizar um jantar por 2.500 euros no Jardim do Museu Nacional de Arte Antiga? É possível. Um cocktail no Átrio das Janelas Verdes por 2.000? Também é. Por sua vez, um evento cultural no auditório custa 2.500 euros a quem o pretender organizar .

Fundado em 1884, o Museu Nacional de Arte Antiga alberga a mais completa coleção pública do país: pintura, escultura, artes decorativas – portuguesas, europeias e da Expansão –, desde a Idade Média até ao século XIX. Entre elas, destacam-se os Painéis de São Vicente, de Nuno Gonçalves, obra-prima da pintura europeia do século XV, os Biombos Namban, do final do século XVI, onde se regista a presença dos portugueses no Japão, as Tentações de Santo Antão, de Bosch, exemplo máximo da pintura flamenga do início do século XVI, assim como importantes obras de Memling, Rafael, Cranach ou Piero della Francesca.

(cont.)

1
2
3
4
5
6

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.