Início Histórias Saiba que monumentos pode alugar e quanto custa

Saiba que monumentos pode alugar e quanto custa

Jantar na Sala do Baluarte da Torre de Belém? 7.500 euros. Há dezenas de monumentos disponíveis mas o Governo vai restringir "fortemente" o aluguer.

_

Mosteiro dos Jerónimos (Lisboa)

Aqui é preciso puxar da carteira: mínimo, 10 mil euros

Mosteiro dos Jerónimos (Lisboa)

O Mosteiro dos Jerónimos — ou Real Mosteiro de Santa Maria de Belém — foi fundado pelo rei D. Manuel I no início do século XVI. E seria habitado por monges Jerónimos até ao segundo quartel do século XIX. Este é um dos monumentos sob a alçada Direção-Geral do Património Cultural onde é mais caro organizar, por exemplo, um jantar (ou um casamento) como o que decorreu no Panteão.

No antigo Refeitório Régio, o preço chega aos 20.000 euros, e o preço duplica nos Claustros. Um cocktail no Jardim Interior custa 10.000 euros. São igualmente permitas filmagens (para cinema, televisão ou publicidade) nestes três espaços, assim como eventos culturais.

Proibidos são todos e quaisquer eventos de cariz infantil, social ou comercial neste monumento de estilo manuelino listado como Património Mundial da UNESCO desde a década de 1980. Que tem os túmulos de Camões e Vasco da Gama.

Museu da Música (Lisboa)

Muitas restrições e só eventos culturais

Museu da Música (Lisboa)

No Museu Nacional de Música, onde a entrada se faz discretamente pela estação de Metro do Alto dos Moinhos, é proibida a organização de jantares ou cocktails, talvez por o espaço ser um dos mais exíguos desta lista tutelada pela Direção-Geral do Património Cultural. Antes, o museu teve sucessivas sedes: o Conservatório Nacional, o Palácio Pimenta, a Biblioteca Nacional ou o Palácio Nacional de Mafra.

O museu possui uma das coleções mais ricas de instrumentos musicais de toda a Europa, sobretudo dos séculos XVI a XX: instrumentos de tradição erudita e popular — alguns deles classificados como Tesouros Nacionais. O que é que é permitido alugar no Museu Nacional de Música? A Sala Polivalente e o Átrio. Mas somente para eventos culturais ou académicos.

Museu de Arte Popular (Lisboa)

1750 euros para jantar, 750 para cocktails

Museu de Arte Popular (Lisboa)

Inaugurado em 1948, o Museu de Arte Popular nasceu da reformulação do antigo pavilhão da “Secção da Vida Popular”, criado para a Exposição do Mundo Português de 1940. Durante décadas, as cinco salas da exposição permanente (“Entre Douro e Minho”, “Trás-os-Montes”, “Algarve”, “Beiras”, “Estremadura e Alentejo”) recriaram as várias regiões do País.

As diferentes coleções de arte popular que constituem a totalidade do acervo do museu foram, contudo, transferidas para o Museu Nacional de Etnologia e apenas é possível visitar as pinturas murais (de Carlos Botelho, Eduardo Anahory, Estrela Faria, Manuel Lapa, Paulo Ferreira e Tomás de Mello) que se encontram na receção.

Três das salas (“Beiras”, “Estremadura e Alentejo” e “Algarve”) estão disponíveis para aluguer e organização de jantares e cocktails, por exemplo. Preço? 1.750 euros um jantar; 750 um cocktail. A lotação máxima dos espaços não é divulgada no despacho da Direção-Geral do Património Cultural.

Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado (Lisboa)

Eventos académicos ou culturais entre 300 a 500 euros

Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado (Lisboa)

Organizar um jantar no Jardim de Escultura (o único espaço do Museu do Chiado onde tal é permitido) custa 1.250 euros. Um cocktail naquele espaço ou no hall sairá mais em conta: 750 euros.

A organização de um evento académico ou cultural neste espaço que possui uma importante coleção (de pintura, escultura, desenho ou fotografia) de arte contemporânea portuguesa — de 1850 à atualidade — custa entre 300 e 500 euros. Tudo o mais, como eventos infanis, sociais ou comerciais, por exemplo, são proibidos pela Direção-Geral do Património Cultural.

(cont.)

1
2
3
4
5
6

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.