Início Saúde Saiba o que acontece se juntar canela ao seu café

Saiba o que acontece se juntar canela ao seu café

Há boas razões para substituir o açúcar e o adoçante por canela no seu café diário. Saiba o que acontece se juntar canela ao seu café.

juntar canela ao seu café
Saiba o que acontece se juntar canela ao seu café

Saiba o que acontece se juntar canela ao seu café. O café é um hábito diário na vida da grande maioria das pessoas. Muita gente bebe mesmo dois a três cafés por dia. Seja de manhã, para ajudar a acordar; seja a meio da tarde, numa reunião; seja depois de jantar, num convívio com amigos.

Se consumido com moderação, o café pode trazer muitos benefícios para a saúde e para o bem-estar do organismo. E se o aromatizar com canela, então as vantagens reunidas são ainda mais. Fique a perceber por que deve juntar canela ao seu café diário.

juntar canela ao seu café
Saiba o que acontece se juntar canela ao seu café

Saiba o que acontece se juntar canela ao seu café

São muitos os estudos que têm vindo a evidenciar os benefícios do café na saúde e no organismo. Um dos mais conhecidos é o boost de energia que ele oferece e que se sente cerca de uma hora depois de o bebermos. Mas as vantagens são muitas mais e não se ficam por este boost de energia.

O café é capaz de combater a fadiga, aumentar os níveis de alerta e de atenção e até pode ajudar a proteger o corpo de algumas doenças. Uma ingestão moderada e regular de café também melhora o rendimento desportivo, facilita a digestão e reduz o apetite.


Leia também: Quantos cafés deve beber por dia para aumentar a esperança de vida?


juntar canela ao seu café
Saiba o que acontece se juntar canela ao seu café

Aroma

O cheiro do café é único e inconfundível e cativa ainda antes de o bebermos. O seu sabor é forte e intenso e, se há pessoas que o bebem assim mesmo, simples, há quem não prescinda de uma forma de o adoçar. Açúcar, adoçante, mel,… são apenas alguns exemplos de maneiras de tornar o café mais doce.

Porém, há outro modo de dar mais aroma ao seu café e ainda colher muitos benefícios para a sua saúde. E não há nada melhor do que experimentar diferentes aromas de café, até escolher o seu favorito. A canela, uma das especiarias mais antigas do mundo, é também uma das mais benéficas para a nossa saúde. Portanto, juntá-la ao café enriquece e muito esta bebida, unindo as vantagens do café às da canela.

Para isso, pode juntar canela em pó ou mexer o café com o pau de canela. Esta especiaria é rica em fibra, manganês, cálcio, ferro e vitamina K, nutrientes muito importantes para o nosso organismo. Além disso, a canela reduz o risco de diabetes, adia o envelhecimento, possui propriedades anti-inflamatórias, diminui o risco de doenças cardíacas e até ajuda a emagrecer.

juntar canela ao seu café
Saiba o que acontece se juntar canela ao seu café

O estudo

Em 2017, foi apresentada numa conferência da American Heart Association uma investigação que dava conta de que a canela possui moléculas antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o corpo dos danos causados pelo stress, além de ajudarem a perder peso.

Precauções

Contudo, deve ter em conta que há paus de canela verdadeiros, mas também há algumas variedades que são falsas. É verdade!

A canela verdadeira é originária do Ceilão, Sri Lanka, Índia, Madagáscar e Caraíbas. É extraída da planta cinnamomum zeylanicum e tem um aroma e sabor intensos. Ela provém da zona interna dos troncos, sendo enrolada em diversas camadas. A sua cor é clara e resulta num pó fino.


Leia também: Os 5 sinais que indicam estar a beber muito café


juntar canela ao seu café
Saiba o que acontece se juntar canela ao seu café

Porém, há outro tipo de canela, falso, que é habitualmente o que vemos à venda nos supermercados e que é oferecida nas cafetarias, juntamente com o café. Esta canela falsa é conhecida como cassia e é extraída de uma planta chamada cinnamomum aromaticum. Esta “canela chinesa” vem da China, Vietname e Japão. A cassia apresenta uma cor mais escura e o pau de canela só se enrola numa camada. É mais barata e pode ser tóxica, se consumida exageradamente.

Ambas podem ser consumidas, embora a cassia possa ser perigosa, se se consumir por longos períodos mais de 5 gramas em pó, devido aos seus níveis mais elevados de cumarina.

juntar canela ao seu café
Saiba o que acontece se juntar canela ao seu café

Importante

Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.

Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.