Com o frio a chegar, estas dicas vêm mesmo a calhar! Quer evitar vidros embaciados? Nós explicamos como resolver este problema! Ter os vidros embaciados no carro é frustrante, não é verdade? No entanto, este é um problema que surge com a chegada do inverno e com os dias de frio e chuva desta estação tão particular.
Durante as viagens que se faz de carro nestes dias, é frequente ver condutores numa luta incansável contra o embaciamento, o que se torna perigoso, quando essa batalha é realizada durante a condução. No presente, iremos explicar-lhe como funciona este fenómeno que deixa os vidros embaciados e irá conhecer as soluções para resolver este problema.
Condução sem stress: dicas para evitar vidros embaciados no seu veículo
O fenómeno da condensação
Este fenómeno de ter os vidros embaciados explica-se facilmente com a condensação. Ela acontece naturalmente sempre que a temperatura no exterior do veículo é inferior do que a temperatura presente no interior. A humidade que se encontra no carro condensa nos vidros.
Esta situação agrava-se pela falta de ventilação do automóvel e também por outros elementos, nomeadamente o calor corporal das pessoas presentes no carro e pela respetiva respiração e transpiração. Contudo, segundo explicam os cientistas, a sujidade presente nos vidros é outra das agravantes.
Estratégias para evitar que os vidros fiquem embaciados

1 – Limpar os vidros regularmente
Há elementos que causam mais danos do que parece, como o pó e a gordura das mãos. Muitos desconhecem os efeitos de tocar no vidro com as mãos, mas esse gesto permite criar uma fina película oleosa de sujidade nos vidros. Apesar de ser impercetível, essa película cria o meio perfeito para a aglomeração da condensação, embaciando os vidros do seu automóvel. No entanto, há uma forma muito simples de resolver esse problema. Basta usar um pano limpo e um limpa-vidros para fazer a limpeza dos vidros. Limpe-os com frequência com estes utensílios. Desta forma, dificilmente voltará a conduzir o carro com os vidros completamente embaciados.
2 – Utilização de sílica
Esta solução é bastante criativa, mas eficaz. Pode colocar grãos de areia de sílica para gato numa meia. Em seguida, esconda a meia por baixo dos assentos do condutor ou do passageiro. Esta estratégia surpreendente resulta como prevenção para vidros embaciados, porque a sílica consiste num material com grande poder absorvente. Por isso, a meio, irá contribuir para reduzir a humidade do carro com eficácia.
3 – Glicerina e Álcool Etílico
Este procedimento previne a acumulação da humidade. Trata-se de um método que funciona, porque cria uma camada de proteção. O procedimento consiste em colocar num recipiente apenas 60g de glicerina líquida e 1L de álcool etílico. Em seguida, misture muito bem. Posteriormente, só necessita de aplicar a solução criada com um pano limpo e passá-lo em todas as superfícies do vidro. Sempre que perceber que o efeito começa a desaparecer, repita o procedimento.
4 – Cera automóvel
A cera automóvel é outro produto que pode ser usado! Quando ele é aplicado nos vidros do carro, tem a capacidade de criar uma película que repele a humidade. Por isso, a cera automóvel impede que os seus vidros fiquem embaciados. O processo é simples e prático: basta aplicar uma camada fina de cera no interior e exterior dos vidros. Faça a aplicação de modo uniforme. Em seguida, deve utilizar um pano limpo para remover os excessos para que não deixe vestígios de cera. Para manter a eficácia, repita o procedimento a cada duas semanas.

Estratégias a usar, quando os vidros já se encontram embaciados
Ligar a ventilação é um erro comum. Esta estratégia deve ser evitada, porque apenas irá trazer mais sujidade do exterior para o habitáculo. Por isso, esse gesto irá favorecer o embaciamento dos vidros. A condensação nos vidros combate-se com ar frio. Os carros modernos conseguem evitar situações desagradáveis como esta. Eles encontram-se equipados com esta função para o para-brisas. Por isso, facilitam a operação de desembaciamento.
No entanto, se o seu carro não tiver essa funcionalidade, deve optar por usar o sistema de ar condicionado, na temperatura mais baixa possível. Essa estratégia resulta, porque o ar que é expelido apresenta-se mais seco. Por isso, consegue reduzir a humidade relativa existente no interior do veículo. Deve ainda fazer por apontar o fluxo de ar para os vidros e abrir um pouco as janelas, para moderar as disparidades de temperatura entre o interior e o exterior.
Aprenda a cuidar do seu carro:
- Como limpar plásticos encardidos do carro deixando-os impecáveis
- Como limpar estofos do carro e deixá-los como novos
- Riscos no carro: como tirar e deixar o seu carro como novo
O que se deve evitar fazer quando os vidros estão embaciados
A humidade nos vidros causa grande frustração no momento em que se inicia a condução. Muitos condutores têm o instinto de pegar num pano mal encontram os vidros embaciados e decidem de imediato passar o pano nos vidros julgando que o pano absorve a humidade. Por vezes, o instinto leva-os a fazer algo ainda pior: passar as mãos com a intenção de reduzir a humidade.
Estas más práticas afetam ainda mais a qualidade dos vidros, porque o pano ou as mãos são estratégias que apenas permitem espalhar a sujidade que se encontra presente nos vidros do carro. Por isso, essas estratégias por instinto apenas irão provocar ainda mais embaciamento. Além disso, essa operação é constantemente repetida pelo condutor, que frequentemente o faz, quando se encontra com o carro em movimento, o que aumenta o risco de originar um acidente.
Mediadora e avaliadora imobiliária
Conhcimento importante e util