Início Histórias Saiba a forma correta de calcular a idade “humana” do seu gato

Saiba a forma correta de calcular a idade “humana” do seu gato

Multiplicar por 7 não é a maneira certa de calcular a idade de seu gatinho. Conheça a forma correta de calcular a idade "humana" do seu gato.

Saiba a forma correta de calcular a idade
Saiba a forma correta de calcular a idade "humana" do seu gato

Saiba a forma correta de calcular a idade “humana” do seu gato

Sabia que muitas pessoas calculam de forma errada a idade “humana” dos gatos? A maioria acredita na teoria de que 1 ano felino equivale a 7 anos em termos humanos, mas isto não é verdade.

O que acontece é que os gatinhos evoluem muito rapidamente nos primeiros anos de vida, mas depois esse envelhecimento tende a ser mais lento.

Para que tenha uma ideia, o primeiro ano de um gato equivale a 15 anos humanos! Ou seja, com 1 ano ele já é um “adolescente”.

Com 2 anos de idade, o gato terá o equivalente a 24 anos em termos humanos. A partir daí, cada ano felino equivale a cerca de quatro anos humanos.

Por exemplo: se seu “fofinho” tem 4 anos de idade, é como se ele tivesse 32 anos! É muito possível que a esta altura o seu amiguinho seja, inclusivamente, “mais velho” do que você.

Pode basear-se na seguinte tabela:

Idade do gato Idade Humana
1 ano 15 anos
2 anos 24 anos
3 anos 28 anos
4 anos 32 anos
5 anos 36 anos
6 anos 40 anos
7 anos 44 anos
8 anos 48 anos
9 anos 52 anos
10 anos 56 anos
11 anos 60 anos
12 anos 64 anos
13 anos 68 anos
14 anos 72 anos
15 anos 76 anos
16 anos 80 anos
17 anos 84 anos
18 anos 88 anos
19 anos 89 anos
20 anos 93 anos
21 anos 96 anos
22 anos 99 anos
23 anos 103 anos

Comparação entre a idade dos gatos e a dos homens

“E se eu não souber a idade do meu gatinho?”

Algumas pessoas adotam gatos já adultos e torna-se difícil saber a sua idade real. Contudo, um veterinário experiente pode determinar quantos anos o gatinho possui através de algumas características no seu corpo.

Por exemplo: os dentes “de leite” começam a aparecer a partir da terceira semana, sendo depois trocados pelos “permanentes” quando os felinos atingem entre 3 e 4 meses.

A partir do segundo aniversário, os dentes deles começam a amarelar. E próximo dos 4 anos eles mostram acumulação de tártaro e gengivite.

A pelagem também pode dar indícios da idade de um gatinho cuja data de nascimento se desconhece. Enquanto jovens, eles costumam ter os pelos mais macios.

Com o envelhecimento, algumas manchas podem aparecer, além dos pelos engrossarem. Com 7 anos, os gatos podem ser considerados idosos e começam a apresentar problemas como a artrite.

Com mais idade ainda, o seu miar passa a ficar mais rouco e os seus olhos apresentam uma camada nublada – e tudo isso pode ser identificado pelo veterinário.

Contudo, se o seu gato for bem cuidado, ele pode passar muito tempo na velhice. Apesar de ser considerado idoso aos 7 anos, os gatos que vivem dentro de casa podem chegar até aos 20 anos de idade! Porém, é necessário ficar atento à sua mudança comportamental para despistar possíveis doenças.

E lembre-se: gatos não são brinquedos. Ao adotar um amigo felino, tenha consciência de que eles podem passar muito tempo consigo e precisam de cuidados e carinho – principalmente quando se tornam velhinhos, pois necessitam de maior atenção.
_

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.