Um estudo revelou que a canela ajuda a controlar a glicose em pré-diabéticos. Saiba como controlar os níveis de açúcar do sangue com a canela. A diminuição de açúcar no sangue pode ser fomentada pelo consumo de canela.
A investigação é da responsabilidade da organização médica internacional “The Endocrine Society” que defende que a canela pode ser mesmo capaz de controlar os níveis de açúcar no sangue, principalmente de indivíduos pré-diabéticos, travando assim a progressão para a diabetes tipo 2. Uma ótima notícia para quem está nesta condição. Mas, afinal, o que mais conclui este estudo?
Sabia que a canela ajuda a controlar a glicose?
O estudo foi publicado no Journal of the Endocrine Society e teve por base os efeitos da canela em 51 voluntários com pré-diabetes. Cada um dos participantes tomou ou uma cápsula de 500 mg de canela, ou um placebo, durante três vezes por dia, ao longo de 12 semanas.

Os resultados foram claros e demonstraram que os indivíduos que tomaram suplementos de canela baixaram os seus níveis de glicose em jejum e melhoraram a resposta do organismo aos hidratos de carbono. Isto, sem efeitos colaterais.
Giulio R. Romeo, endocrinologista do Joslin Diabetes Center, em Boston, e co-autor deste estudo afirmou: “O nosso estudo de 12 semanas mostrou efeitos benéficos da adição de canela à dieta, mantendo os níveis de açúcar no sangue estáveis em participantes com pré-diabetes.”

Estados Unidos da América
Nos Estados Unidos da América, há cerca de 90 milhões de indivíduos com pré-diabetes. Isto significa que nesse país há 90 milhões de pessoas que possuem os níveis de açúcar no sangue acima dos valores normais, embora ainda não se afigure como uma situação de diabetes. Logo, se esta condição não for combatida, há uma forte possibilidade desse quadro evoluir para um quadro de diabetes tipo 2.
Canela verdadeira vs Canela falsa
A canela dita verdadeira é a que provém do Ceilão, Sri Lanka, Índia, Madagáscar e Caraíbas e que é extraída da planta cinnamomum zeylanicum. É mais cara e mais saudável e enrola-se em diversas camadas. A sua cor é mais clara e o seu pó mais fino.
Já a canela tida como falsa é a cassia, que é extraída da planta cinnamomum aromaticum. Provém da China, Vietname ou Japão. É mais escura e enrola-se numa só camada. É mais barata, mas tem uma qualidade inferior e não é tão saudável, nem benéfica. Ela pode mesmo tornar-se tóxica, caso seja consumida de forma exagerada.
A canela pode ser incluída de várias maneiras na alimentação. Ela pode ser usada para aromatizar o café, para polvilhar a fruta ou, então, para fazer um delicioso chá. Além de controlar os níveis de glicose no sangue, a canela tem ainda outros benefícios, ajudando mesmo a perder peso. Para o inspirar, deixamos-lhe uma irresistível receita com canela. Tome nota!

Receita de chá de maçã, canela e gengibre
Ingredientes
– 1 maçã com casca, partida em cubos e sem sementes
– 1 e 1/2 chávena de água
– 1 colher de sopa de folhas de centelha asiática
– 1 colher de chá de gengibre em pó
– 1/4 colher de chá de canela em pó
Modo de Preparação
– Ferva a água.
– Retire do lume e junte a maçã em cubos, as folhas da centelha asiática e o gengibre.
– Abafe e deixe apurar 5 minutos.
– Coe e sirva.

Importante
O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. A nossa recomendação é que deve sempre consultar um especialista antes de iniciar qualquer tipo de tratamento, nomeadamente um médico, um nutricionista ou outro profissional de saúde devidamente qualificado.
Leia também
- Bolo de maçã fofo e húmido com canela, 3 tentações irresistíveis
- Descubra se comer muita canela faz mal à saúde
- 11 benefícios da canela para a sua saúde que vai gostar de conhecer

NCultura
Se leu “Sabia que a canela ajuda a controlar a glicose?” e gostou, deixe-nos o seu comentário!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre vida saudável no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo da saúde, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, língua portuguesa, cultura, histórias, gastronomia, entre outras…