Início Lugares Destinos Rota dos Túneis

Rota dos Túneis

Entre Portugal e Espanha, de Barca D'Alva a Fregeneda, fica um dos mais fantásticos percursos pedestres portugueses: a Rota dos Túneis.

3681
Rota dos Túneis
Rota dos Túneis

Nos confins da Beira Alta, junto à fronteira espanhola, uma velha linha de comboio jaz no fundo dos vales, esquecida e desgastada pela passagem do tempo. Hoje é conhecida pela Rota dos Túneis. Esta velha linha, onde outrora passavam os comboios que ligavam Porto a Paris, está hoje abandonada. Desde 1985 que aqui não passam comboios. O troço foi construído no final do século XIX, compreende vinte túneis e dez pontes, constituindo uma formidável obra de engenharia.

Rota dos Túneis
Rota dos Túneis

O percurso entre a estação espanhola de la Fregeneda e a estação portuguesa de Barca d’Alva, numa extensão de 17km, é conhecido por Ruta de los Túneles e constitui um interessante percurso pedestre, conhecido como a Rota dos Túneis.

Já em território português, é possível continuar ao longo do Rio Douro até ao Pocinho, que actualmente representa o términus da circulação ferroviária da Linha do Douro. Desde 1985 que os comboios deixaram de passar por aqui. O troço foi construído no final do século XIX, compreende 20 túneis e 13 pontes, constituindo uma formidável obra de engenharia.

Rota dos Túneis
Rota dos Túneis

Da estação de La Fregeneda, e guiados pelos carris agora oxidados, demos inicio a esta magnífica aventura. Passado poucos minutos do inicio, entrámos no túnel nº 1 com uma extensão aproximada de 1.5 km e com um traçado em linha recta, este é o mais extenso de todos os túneis. A ponte “Morgado” com os seus 21 metros de extensão e mais de 20 metros de altura, localiza-se entre os túneis nº 2 e nº 3. No túnel nº 3, existem milhares de morcegos, isto devido a este túnel ser todo ele em curva, o que o torna completamente escuro.

Rota dos Túneis
Rota dos Túneis

Entre os túneis nº 4 e nº 5 encontra-se a magnífica ponte de “Poyo Rubio”, com os seus 133 metros de comprimento e cerca de 25 metros de altura, aonde já faltam inclusive muitos metros dos passadiços de madeira que ladeiam a ponte, o que torna algo perigosa a sua travessia.

Após uma apertada curva no final do túnel nº 6 surge ao quilómetro 7,5 a ponte curva de “Poyo Valiente”, com os seus 45 metros de extensão e mais de 20 metros de altura. As vistas sobre o rio Águeda, que separa os dois países ibéricos, são fantásticas.

Rota dos Túneis
Rota dos Túneis

Percorremos um total de 20 túneis até chegarmos à ponte Internacional do Douro com os seus 185 metros de comprimento, e que nos conduz à povoação portuguesa de Barca d’ Alva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.