Os riscos e benefícios do bicarbonato de sódio e vinagre de maçã. Aí por casa costumam estar diversos produtos alimentares que contêm propriedades que se podem revelar bastante benéficas para a nossa saúde. São produtos com propriedades medicinais que foram estudados por cientistas. Eles realizaram a publicação de artigos em revistas científicas que revelam conclusões bastante favoráveis, que nos recomendam um consumo regular e moderado de diversos alimentos.
Entre esses alimentos estudados estão o vinagre de maçã (também conhecido como vinagre de sidra) e o bicarbonato de sódio. Quer saber mais?

Os riscos e benefícios do bicarbonato de sódio e vinagre de maçã
A dupla milagrosa
Tanto bicarbonato de sódio como vinagre de maçã são produtos fantásticos, mas ambos podem representar benefícios e riscos para a saúde. Há, atualmente, uma tendência para tomar ambos os produtos misturados, gesto feito na esperança de alcançar uma “poção mágica” para a saúde.
Leia também: O que acontece se beber vinagre de maçã depois das refeições?
A combinação é tida como um produto que permite melhorar a digestão, sendo potente a reduzir as dores nas articulações, conseguindo ainda combater infeções do sistema urinário. Outro dos benefícios defendidos é o de contribuir para o emagrecimento.

Reflexão
O presente artigo visa refletir sobre a ingestão desta dupla. Será que a ingestão de bicarbonato de sódio e vinagre de maçã oferece diversos benefícios? Será que estes produtos devem ser tomados juntos? Será que juntos geram mais benefícios do que quando são tomados separadamente? Será que também gera riscos?

Vinagre de maçã
– Pode ajudar a matar vírus e bactérias prejudiciais (nomeadamente E. coli, S. aureus, C. albicans e a principal causa de intoxicação alimentar, que é o norovírus).
– Ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue, logo melhora a sensibilidade à insulina.
– Ajuda a diminuir os níveis de pressão arterial.
– Ajuda a diminuir (e a regular) os níveis de colesterol e de triglicerídeos.
– Ajuda a reduzir a sensação de fome, auxiliando a perder gordura corporal.

Bicarbonato de sódio
– Ajuda a combater determinadas doenças.
– Ajuda a retardar a progressão da doença renal crónica.
– Ajuda a retardar o crescimento das células cancerígenas.
– Pode ser usado como elixir bucal.
– Melhora o desempenho do exercício (nomeadamente de curta duração e de alta intensidade).

O poder conjunto
Há a ideia de que usar bicarbonato de sódio com vinagre de maçã combinados permite alcalinizar o corpo, além de ser uma dupla que permite prevenir diversas doenças que prosperam quando inseridas em ambientes ácidos.
Contudo, o corpo tem processos regulados rigorosamente para controlar os níveis de pH. Assim sendo, o que comemos ou bebemos gera pouco efeito no quanto ácido ou alcalino o corpo se apresenta. Há quem defenda que esta combinação, como contém nutrientes e enzimas, ajudará na prevenção de determinadas doenças, além de poder mesmo curar. Problemas como má digestão, infeções do trato urinário, dor nas articulações podem ser combatidas com esta dupla. Esta combinação até impede o indesejado engordar.

Realidade
Nenhum estudo científico feito até aos dias de hoje apoia estas reivindicações. Logo, não há evidência científica de que combinar bicarbonato de sódio com vinagre de maçã esteja na origem destes benefícios que são associados à ingestão individual dos produtos.
Assim, também não há evidência científica que defenda que tomar bicarbonato de sódio com vinagre de maçã conceda mais benefícios à saúde do que aqueles que estão associados à ingestão individual dos mesmos.
Riscos
Quando o bicarbonato de sódio ou o vinagre de maçã são ingeridos implicam riscos para a saúde, sejam eles tomados juntos ou separadamente.
Leia também: As 5 razões para beber 1 colher de vinagre de maçã por dia

Riscos do consumo de bicarbonato de sódio
O consumo excessivo deste produto pode gerar pressão alta, retenção de líquidos e até insuficiência cardíaca, nomeadamente em pessoas com alcoolismo ou função renal comprometida.
O consumo exagerado pode causar alcalose metabólica, uma condição fatal. Ela ocorre quando o corpo não consegue controlar o pH do sangue. Tal acontece na sequência da ingestão excessiva de compostos alcalinos, como o bicarbonato de sódio.
Entre as consequências estão: fraqueza muscular, estado mental alterado, batimentos cardíacos irregulares, espasmos e até morte.
Este é um produto impróprio para crianças menores de 5 anos e para mulheres grávidas.

Riscos do consumo de vinagre de maçã
Este produto pode gerar queimaduras na garganta, pois o vinagre de maçã contém uma acidez muito elevada. Ela também pode causar erosão no esmalte dos dentes. A ingestão deste produto pode ainda causar náuseas.
A dupla
Segundo algumas teses, quando um composto alcalino, como o bicarbonato de sódio, é misturado com vinagre de maçã, consegue neutralizar parte da acidez deste produto. Mas isso não é seguro, apesar de ser defendido na internet.
Há uma reação química que é criada ao combinar ambos. Há a produção de um gás. Logo, essa combinação pode gerar em nós gases e inchaço. Esta dupla pode ainda interferir com medicação e gerar efeitos colaterais de gravidade variável. Portanto, antes de avançar com esta solução fale com o seu médico.

Importante
Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.
Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.