Início Saúde Entenda a relação do café com a demência e a memória

Entenda a relação do café com a demência e a memória

A memória pode ser ajudada a manter-se poderosa com um consumo regular de café. Perceba o poder da bebida. Entenda a relação do café com a demência e a memória.

café com a demência e a memória
Entenda a relação do café com a demência e a memória

A memória pode ser ajudada a manter-se poderosa, com um consumo regular de café. Perceba o poder desta bebida. Entenda a relação do café com a demência e a memória. O café contém propriedades que tornam esta bebida extremamente benéfica para o organismo. A cafeína presente no café é uma das causas dos diversos benefícios desta bebida (efeito energizante, redução do risco de doenças cardíacas, redução do risco de desenvolver determinados cancros, redução do risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2, entre outros benefícios).

Esta bebida contém uma riqueza antioxidante notável, sendo um produto bastante estudado pelos seus efeitos positivos na saúde. São vários os cientistas que se centraram nos efeitos de um consumo regular e moderado de café. Muitos investigadores são provenientes de algumas das universidades mais reputadas do mundo.

Vários desses estudos foram publicados em diversas revistas científicas com reputação internacional. Há quem defenda que o café pode ser bastante precioso para as capacidades de memorização, ajudando a prevenir doenças degenerativas.

Entenda a relação do café com a demência e a memória

O café e a relação com a memória e a demência

O hábito de beber café revela-se bastante valioso para a nossa saúde. Muitos estudos comprovam-no. Mas será que o café pode salvar a nossa memória? Há quem o defenda, indo até mais longe, defendendo que o café ajuda a diminuir o risco do desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, nomeadamente as temidas Alzheimer (que é a forma de demência mais frequente) e Parkinson.

café com a demência e a memória
Entenda a relação do café com a demência e a memória

O estudo

De acordo com um estudo recente, o consumo diário e moderado de café pode ajudar a prevenir o risco de desenvolvimento de determinadas condições que contribuem para o surgimento da demência. O consumo referido no estudo vai até cinco chávenas de café por dia.

A correlação entre o café e as doenças neurodegenerativas não é nova e já anteriormente tinha sido explorada. Os dados desta investigação permitem reforçar e sustentar as pesquisas anteriores.

Leia também:

café com a demência e a memória
Entenda a relação do café com a demência e a memória

A entrevista

Keri Gans, que é autora do livro ‘The Small Change Diet,’ deu uma entrevista ao Yahoo Lifestyle. A reputada dietista defendeu que: “Existem estudos científicos que apuraram que há sim uma relação entre o consumo de café e o retardamento da incidência de Alzheimer.”

De acordo com uma investigação realizada em 2018, chegou-se à conclusão de que o consumo regular de café ajuda algumas pessoas a evitarem as doenças de Alzheimer e Parkinson.

Nota: Pode conferir a entrevista com Keri Gans ,aqui.

café com a demência e a memória
Entenda a relação do café com a demência e a memória

Conclusão

Os investigadores desse estudo apuraram que certos componentes presentes no café, nomeadamente os fenilindanos, apresentavam a capacidade de bloquear tanto a proteína amiloide, como a tau, que são elementos comuns no cérebro de pessoas que padecem das patologias de Alzheimer e de Parkinson.

A equipa de investigadores descreveu os fenilindanos como “uma pista promissora no desenvolvimento de drogas moleculares capazes de tratar distúrbios neurodegenerativos”. Contudo, Keri Gans, a reputada dietista, defendeu que é necessário realizar mais estudos para compreender melhor o funcionamento do café e o seu papel na prevenção da demência.

café com a demência e a memória
Entenda a relação do café com a demência e a memória

Perguntas e respostas

Qual a quantidade de cafeína recomendada?

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o consumo máximo de cafeína por dia, em adultos saudáveis, não deve superar os 400 mg.

Quantos cafés posso tomar diariamente?

Os especialistas recomendam que se beba três cafés por dia, no máximo. Essa quantidade quase que atinge os 400 mg de cafeína, devendo-se ter em conta que há outros produtos com cafeína.

Em que outros produtos há cafeína?

A cafeína pode ser encontrada noutros alimentos, nomeadamente no chocolate, em refrigerantes (como a coca-cola ou a pepsi), em bebidas energéticas (Monster, Red Bull, entre outras), em medicamentos, em suplementos alimentares, entre outras possibilidades.

Posso beber café à noite?

O café contém cafeína o que prejudica o sono, se for tomado depois das 18 horas. Se quer adormecer com facilidade e ter um sono reparador, recomenda-se que tome café antes das 18h.

O café não deve ser bebido com açúcar?

O café deve ser bebido sem açúcar, pois ele não acrescenta qualquer valor nutricional. Idealmente, o café deve ser bebido sem nenhum elemento adoçante.

Contudo, se não conseguir, opte por beber o café com mel ou canela. São opções mais saudáveis do que o açúcar.

café com a demência e a memória
Entenda a relação do café com a demência e a memória

Importante

O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.

Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.

NCultura

Se gostou deste artigo reaja a ele e faça um comentário! Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Língua Portuguesa no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.

Se é apaixonado pelo mundo, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.