Início Tradições Regras e costumes (hilariantes) em Portugal e no Mundo

Regras e costumes (hilariantes) em Portugal e no Mundo

Para alguns países é considerado sinal de satisfação, para outros uma falta de respeito. Conheça as regras e costumes (hilariantes) em Portugal e no Mundo.

Regras e costumes (hilariantes) em Portugal e no Mundo
Regras e costumes (hilariantes) em Portugal e no Mundo

Regras e costumes (hilariantes) em Portugal e no Mundo

O que para alguns países é considerado sinal de satisfação, para outros é uma falta de respeito.

Os costumes e tradições dos países na hora de sentar à mesa variam de acordo com a cultura de cada um.

Existem regras claras do que é considerado rude e o que é considerado de bom tom, sendo que aqui apresentamos aquilo que deve e não deve fazer em alguns países no mundo.

No Japão fazer barulho a comer é um sinal de agrado pela refeição, no Chile as mulheres são as primeiras a sentar-se à mesa, já no México é considerado habitual comer com as mãos.

Conheça as mais hilariantes e surpreendentes regras de etiqueta de alguns países:

Alemanha

Alemanha – © Shutterstock

Sempre que possível corte os alimentos com o garfo neste país, uma vez que é uma forma de mostrar agrado pela comida e elogiar o cozinheiro que a preparou.

Alemanha

Alemanha – © Shutterstock

Na Alemanha também não deve cortar a alface diretamente da salada. Deve colocar o alimento no prato, ou espetar com um garfo.

Japão

Japão – © Shutterstock

No Japão, uma forma de mostrar satisfação e agrado pela comida é fazer barulho a mastigar os alimentos. Assim, se for ao Japão e for convidado para jantar, já sabe como deve proceder.

Japão

Japão – © Shutterstock

No Japão também não deve servir a bebida a si próprio. É uma tradição e um hábito esperar ser servido e servir a outra pessoa.

Chile

Chile – © Shutterstock

Neste país há uma regra de etiqueta clara: deixar sentar as mulheres, primeiro, à mesa, uma vez que é considerado um sinal de respeito e de boa educação pelos chilenos.

Chile

Chile – © Shutterstock

Uma coisa que para os chilenos é considerada uma falta de educação, é falar com os talheres na mão. Para este povo, deve pousar os objetos na hora de conversar e utilizá-los na hora de comer.

Itália

Itália – © Shutterstock

Neste país é considerado uma falta de respeito pedir queijo ou colocar este alimento em cima de uma pizza já feita. Nesse sentido, a não ser que tenha sido oferecido exclusivamente para você, não peça este alimento à parte.

Itália

Itália – © Shutterstock

Dê entre 5% a 10% de gorjeta caso tenha recebido um bom atendimento. Para os italianos é uma regra crucial de boa educação e gratidão nos restaurantes.

Estados Unidos

Estados Unidos – © Shutterstock

Em alguns locais dos Estados Unidos é imperial que se sente à mesa só depois de o anfitrião da casa. Começar a comer antes do dono da casa também é considerado falta de respeito tanto nos Estados Unidos como em muitos países.

Estados Unidos

Estados Unidos – © Shutterstock

Uma coisa que é considerada de mau tom na maioria dos estados dos Estados Unidos é soprar os alimentos.

Índia

Índia – © Shutterstock

Na Índia, no Médio Oriente e em algumas partes de África, é considerado má educação comer com a mão esquerda, uma vez que é a ‘mão suja’ para estas culturas.

Índia

Índia – © Shutterstock

Neste país deve também comer toda a comida que lhe foi servida, porque as sobras são consideradas falta de respeito para com o anfitrião. Não deve comer muito rápido, nem muito devagar, deve encontrar um meio termo e desfrutar da refeição.

África do Sul

África do Sul – © Shutterstock

Leve um presente, como forma de gratidão, caso seja convidado para jantar na África do Sul. Depois deve entregá-lo em mão ao anfitrião, uma vez que é a forma de mostrar satisfação pelo convite.

África do Sul

África do Sul – © Shutterstock

Além disso, comer com sapatos é considerado rude e de má educação. Se for jantar deve colocar os sapatos à porta.

Médio Oriente

Médio Oriente – © Shutterstock

Em alguns países do Médio Oriente há uma regra de etiqueta que deve seguir à risca: comer em silêncio. Outra coisa que não se deve fazer aqui é passar a comida com a mão esquerda, por ser considerada, a mão suja.

Mongólia

Mongólia – © Shutterstock

Aqui deve sempre segurar os copos com as palmas das mãos, porque é considerado de boa educação. Caso entorne a bebida durante esse processo, saiba que isso é considerado sinal de má sorte nesta cultura.

Espanha

Espanha – © Shutterstock

Os espanhóis consideram de boa educação usar os talheres para comer a maioria das refeições, inclusive os lanches. Salvo, claro, algumas exceções em que é mesmo necessário utilizar as mãos.

França

França – © Shutterstock

Neste país, a divisão das contas é considerado o auge da insatisfação. Não se deve oferecer para pagar a conta porque é considerado rude. Assim, ou espera que a pessoa pague ou tem mesmo de pagar você sem dizer que o vai fazer.

França

França – © Shutterstock

Os franceses acham de mau tom comer o pão sem o partir primeiro com as mãos. De preferência deve inclusive partir pedaços pequenos e nunca mastigar diretamente o alimento.

México

México – © Shutterstock

Para os mexicanos é cultural e costume comer com as mãos. Utilizar o garfo e a faca é considerado inclusive ‘snob’ para este povo.

Portugal

Portugal – © Shutterstock

Se o sal e a pimenta não estiverem já colocados em cima da mesa, não peça estes dois temperos ao chefe. Para os portugueses é considerado uma ofensa às habilidades do chefe de cozinha.

Tailândia

Tailândia – © Shutterstock

Na Tailândia, os garfos são usados ​​como suporte para empurrar os alimentos. Normalmente os tailandeses comem com uma colher e raramente usam os hashi.

China

China – © Shutterstock

Já neste país, arrotar é uma forma de mostrar satisfação para com a refeição que acabou de comer. Deixar um pouco de comida no prato é também uma forma de mostrar ao chefe que ele lhe deu comida mais do que suficiente. Afinal de contas, mais vale sobrar do que faltar.

Rússia

Rússia – © Shutterstock

Na Rússia é considerado educado quem coloca os pulsos na borda da mesa para descansar e não no colo. Além disso, mantenha o garfo na mão esquerda e a faca na mão direita.

Egito

Egito – © Shutterstock

Na hora de servir o chá deve sempre deixar transbordar um pouco da bebida para o pires, porque é considerado tradição e sinal de boa etiqueta neste país. Por outro lado, encarar a pessoa nos olhos enquanto está a comer é considerado rude e um sinal de má educação.

Bulgária

Bulgária – © Shutterstock

Se for jantar a casa de alguém na Bulgária, nunca leve flores amarelas como presente porque são consideradas um símbolo de ódio neste país.

Inglaterra

Inglaterra – © Shutterstock

Neste país é considerado falta de educação falar com a boca cheia. Ainda que seja considerado normal em vários países, os ingleses levam isto muito a sério.

Dinamarca

Dinamarca – © Shutterstock

Os dinamarqueses não gostam que se deixe comida no prato e é considerado, inclusive, uma ofensa para quem preparou a comida. Por outro lado, caso queira repetir deve posicionar os talheres sobre o prato.

Afeganistão

Afeganistão – © Shutterstock

Caso o pão caia no chão, neste país é crucial beijar o alimento antes de ir para o lixo. Por outro lado, no Afeganistão é considerado de má educação sentar os convidados à porta.

Coreia do Sul

Coreia do Sul – © Shutterstock

Ao fazer uma refeição, não comece a comer até que o homem mais velho o faça e também não deixe a mesa até que ele termine. Quando alguém mais velho oferecer uma bebida, segure o copo com as duas mãos e levante-o para recebê-la.
_

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.