O que para alguns países é considerado sinal de satisfação, para outros é uma falta de respeito.
Os costumes e tradições dos países na hora de sentar à mesa variam de acordo com a cultura de cada um.
Existem regras claras do que é considerado rude e o que é considerado de bom tom, sendo que aqui apresentamos aquilo que deve e não deve fazer em alguns países no mundo.
No Japão fazer barulho a comer é um sinal de agrado pela refeição, no Chile as mulheres são as primeiras a sentar-se à mesa, já no México é considerado habitual comer com as mãos.
Conheça as mais hilariantes e surpreendentes regras de etiqueta de alguns países:
Alemanha

Sempre que possível corte os alimentos com o garfo neste país, uma vez que é uma forma de mostrar agrado pela comida e elogiar o cozinheiro que a preparou.
Alemanha

Na Alemanha também não deve cortar a alface diretamente da salada. Deve colocar o alimento no prato, ou espetar com um garfo.
Japão

No Japão, uma forma de mostrar satisfação e agrado pela comida é fazer barulho a mastigar os alimentos. Assim, se for ao Japão e for convidado para jantar, já sabe como deve proceder.
Japão

No Japão também não deve servir a bebida a si próprio. É uma tradição e um hábito esperar ser servido e servir a outra pessoa.
Chile

Neste país há uma regra de etiqueta clara: deixar sentar as mulheres, primeiro, à mesa, uma vez que é considerado um sinal de respeito e de boa educação pelos chilenos.
Chile

Uma coisa que para os chilenos é considerada uma falta de educação, é falar com os talheres na mão. Para este povo, deve pousar os objetos na hora de conversar e utilizá-los na hora de comer.
Itália

Neste país é considerado uma falta de respeito pedir queijo ou colocar este alimento em cima de uma pizza já feita. Nesse sentido, a não ser que tenha sido oferecido exclusivamente para você, não peça este alimento à parte.
Itália

Dê entre 5% a 10% de gorjeta caso tenha recebido um bom atendimento. Para os italianos é uma regra crucial de boa educação e gratidão nos restaurantes.
Estados Unidos

Em alguns locais dos Estados Unidos é imperial que se sente à mesa só depois de o anfitrião da casa. Começar a comer antes do dono da casa também é considerado falta de respeito tanto nos Estados Unidos como em muitos países.
Estados Unidos

Uma coisa que é considerada de mau tom na maioria dos estados dos Estados Unidos é soprar os alimentos.
Índia

Na Índia, no Médio Oriente e em algumas partes de África, é considerado má educação comer com a mão esquerda, uma vez que é a ‘mão suja’ para estas culturas.
Índia

Neste país deve também comer toda a comida que lhe foi servida, porque as sobras são consideradas falta de respeito para com o anfitrião. Não deve comer muito rápido, nem muito devagar, deve encontrar um meio termo e desfrutar da refeição.
África do Sul

Leve um presente, como forma de gratidão, caso seja convidado para jantar na África do Sul. Depois deve entregá-lo em mão ao anfitrião, uma vez que é a forma de mostrar satisfação pelo convite.
África do Sul

Além disso, comer com sapatos é considerado rude e de má educação. Se for jantar deve colocar os sapatos à porta.
Médio Oriente

Em alguns países do Médio Oriente há uma regra de etiqueta que deve seguir à risca: comer em silêncio. Outra coisa que não se deve fazer aqui é passar a comida com a mão esquerda, por ser considerada, a mão suja.
Mongólia

Aqui deve sempre segurar os copos com as palmas das mãos, porque é considerado de boa educação. Caso entorne a bebida durante esse processo, saiba que isso é considerado sinal de má sorte nesta cultura.
Espanha

Os espanhóis consideram de boa educação usar os talheres para comer a maioria das refeições, inclusive os lanches. Salvo, claro, algumas exceções em que é mesmo necessário utilizar as mãos.
França

Neste país, a divisão das contas é considerado o auge da insatisfação. Não se deve oferecer para pagar a conta porque é considerado rude. Assim, ou espera que a pessoa pague ou tem mesmo de pagar você sem dizer que o vai fazer.
França

Os franceses acham de mau tom comer o pão sem o partir primeiro com as mãos. De preferência deve inclusive partir pedaços pequenos e nunca mastigar diretamente o alimento.
México

Para os mexicanos é cultural e costume comer com as mãos. Utilizar o garfo e a faca é considerado inclusive ‘snob’ para este povo.
Portugal

Se o sal e a pimenta não estiverem já colocados em cima da mesa, não peça estes dois temperos ao chefe. Para os portugueses é considerado uma ofensa às habilidades do chefe de cozinha.
Tailândia

Na Tailândia, os garfos são usados como suporte para empurrar os alimentos. Normalmente os tailandeses comem com uma colher e raramente usam os hashi.
China

Já neste país, arrotar é uma forma de mostrar satisfação para com a refeição que acabou de comer. Deixar um pouco de comida no prato é também uma forma de mostrar ao chefe que ele lhe deu comida mais do que suficiente. Afinal de contas, mais vale sobrar do que faltar.
Rússia

Na Rússia é considerado educado quem coloca os pulsos na borda da mesa para descansar e não no colo. Além disso, mantenha o garfo na mão esquerda e a faca na mão direita.
Egito

Na hora de servir o chá deve sempre deixar transbordar um pouco da bebida para o pires, porque é considerado tradição e sinal de boa etiqueta neste país. Por outro lado, encarar a pessoa nos olhos enquanto está a comer é considerado rude e um sinal de má educação.
Bulgária

Se for jantar a casa de alguém na Bulgária, nunca leve flores amarelas como presente porque são consideradas um símbolo de ódio neste país.
Inglaterra

Neste país é considerado falta de educação falar com a boca cheia. Ainda que seja considerado normal em vários países, os ingleses levam isto muito a sério.
Dinamarca

Os dinamarqueses não gostam que se deixe comida no prato e é considerado, inclusive, uma ofensa para quem preparou a comida. Por outro lado, caso queira repetir deve posicionar os talheres sobre o prato.
Afeganistão

Caso o pão caia no chão, neste país é crucial beijar o alimento antes de ir para o lixo. Por outro lado, no Afeganistão é considerado de má educação sentar os convidados à porta.
Coreia do Sul

Ao fazer uma refeição, não comece a comer até que o homem mais velho o faça e também não deixe a mesa até que ele termine. Quando alguém mais velho oferecer uma bebida, segure o copo com as duas mãos e levante-o para recebê-la.
_