Quer assar carne como um autêntico chef? Tome nota das sugestões que temos para si e faça carne assada macia e suculenta.
Realizar uma refeição de carne assada é uma experiência rica, saborosa, nutritiva. A carne assada é uma refeição saudável e deliciosa. Sendo uma refeição que costuma ser consensual, agradando a miúdos e a graúdos, a carne assada costuma ser escolhida como refeição de fim de semana, sendo ideal para dias festivos em que se convida a família e/ou amigos para um momento especial.
Um profissional da área, consegue servir a carne assada como uma refeição irresistível. Mas não é preciso ser um chef com estrela Michelin para fazer carne assada que seja uma verdadeira tentação. Com alguns truques preciosos, todos podem realizar uma refeição de sonho, daquelas que deixam as pessoas a salivar por mais. Quer conhecer esses truques? Então, leia…
Regras de ouro para carne assada macia e suculenta

Cuidado com o sal
Se temperar a carne com sal, enquanto ela ainda está fresca, está a cometer um erro, pois o sal desidrata a carne. Logo, pode deixá-la seca.
Assim, tempere a carne com sal apenas durante o momento em que ela está a cozinhar. Use sal grosso para os grelhados e assados.
Faça uma marinada
Para deixar a carne verdadeiramente impecável, macia e saborosa, deve marinar a carne. Este é um dos segredos mais antigos e mais eficazes. Coloque a carne num molho criado com diversos ingredientes.
Adicione diversos elementos ácidos, como vinagre e sumo de limão, e temperos variados, tais como: alho, coentros, louro, salsa ou tomilho. Pode ainda adicionar vinho. Coloque a carne com a marinada num recipiente de vidro, colocando no frigorífico por mais de 40min.

A escolha dos temperos
Escolha as especiarias e as ervas aromáticas mais indicadas para o tipo de carne e/ou cozinhado que pretende fazer. Existem ingredientes que ficam bem com carne assada, tais como: cominhos, cravo-da-Índia, salsa e tomilho.
Se optar por carne de bovino, ingredientes como açafrão, louro, paprica, sálvia e tomilho combinam particularmente bem.
Se optar por fazer carneiro ou porco, use ingredientes como: alecrim, coentros, erva-doce, hortelã ou manjericão.
Se optar por carne de aves, tempere a carne com cominhos, salsa e colorau.

Como tornar a carne mais saborosa
Muitos cortam toda a gordura da peça de carne, mas para evitar que a carne fique seca e rija, deve deixar alguma gordura na peça de carne. Este truque é eficaz e a gordura presente até vai derretendo ao longo do processo em que a carne é cozinhada ou assada.
Ao derreter, a gordura vai humedecendo a carne, mantendo-a tenra. Não espete um garfo na carne, pois os sucos naturais da peça saem pelos furos, fazendo com que a carne seque.
Uso de papel de alumínio
Cubra a carne com papel de alumínio. Esta é uma estratégia que permite manter a humidade da carne. Assim, destine uns minutos finais para retirar o papel de alumínio, de modo à carne assar até dourar.


Lombo de porco com ervas da Provença
Ingredientes
- 2 dentes de alho
- 2 folhas de louro
- 1 cebola
- 1 lombo de porco
- q.b. Azeite
- q.b. Colorau
- q.b. Pimenta
- q.b. Sal
- q.b. Vinho do Porto
- q.b. Ervas da Provença
Modo de Preparação
- – Comece por colocar todos os ingredientes listados próximos de si, à disposição.
- – Primeiro, coloque a cebola (cortada em rodelas) na base de um tabuleiro de ir ao forno.
- – Depois, por cima, coloque o lombo de porco.
- – De seguida, faça o tempero com sal e pimenta.
- – Faça o mesmo com o louro, os dentes de alho (picados) e o colorau.
- – De seguida, regue a carne com um pouco de vinho do Porto.
- – Faça o mesmo com o azeite.
- – Posteriormente, polvilhe com ervas da provença.
- – Depois, leve o tabuleiro ao forno (pré-aquecido a 200 graus) por 20 minutos.
- – Após esse tempo, retire o tabuleiro do forno.
- – Depois, corte o lombo em fatias.
- – De seguida, regue a carne com um pouco de azeite.
- – Posteriormente, volte a colocar o tabuleiro no forno.
- – Depois, deixe assar mais um pouco, até a carne estar bem dourada.
- – Está pronto! Acompanhe a carne assada com uma travessa de arroz.
- – Sirva com uma salada a seu gosto.
- – Acompanhe com um bom vinho.
- – Bom proveito!
Dados Nutricionais
Leia também:
- As regras de ouro para assar frango como um Chef
- 3 receitas de Risoto de Frango cremoso. É tão bom!
- O melhor caril de frango de sempre está aqui!

NCultura
Não deixe passar a oportunidade de surpreender a sua família ou convidados com uma carne assada macia e suculenta. Tão tenrinha que se desfaz na boca. Experimentou as nossas receitas? O que achou? Conte-nos a sua experiência nos comentários!
Se o tema explorado neste artigo é do seu interesse, pode procurar outros artigos sobre Receitas de carne. Há vários no NCultura que serão do seu agrado.
Se tem interesse em saber mais sobre outros temas que não encontra no NCultura, pode sempre deixar-nos sugestões sobre temáticas que possam ser exploradas. Se sente uma paixão imensa pela Cultura, visite-nos diariamente. Terá muitos artigos no NCultura que irá adorar!
Deixe-se apaixonar pelo NCultura e explore as diferentes temáticas aqui presentes. Entre elas estão áreas como: Viagens, Vinhos, Língua Portuguesa, Histórias, Lifestyle, entre outras…