Em 2016, festejou-se o Ano Internacional das Leguminosas, grupo alimentar cada vez mais valorizado. A Roda dos Alimentos Portuguesa recomenda o consumo diário de 1 a 2 porções de leguminosas, entre elas o grão-de-bico. Este tipo de ingrediente, com singular valor nutricional, pode ser utilizado na sopa, nas refeições principais e, até, em sobremesas. Um dos seus usos mais populares é o húmus, uma espécie de pasta à base de grão-de-bico. Tome, agora, nota de todos os motivos que fazem deste um alimento que deve incluir na sua dieta diária.
7 razões para comer grão-de-bico diariamente (com receita)

Baixo valor energético
100g de grão-de-bico contêm, apenas, cerca de 164 kcal. Tal, ajuda no controlo do apetite, até porque este alimento possui muita proteína, fibra e hidratos de carbono de absorção lenta.
Leia também: 3 receitas com grão de bico, o superalimento saboroso
Elevado teor em fibra
Cada 100g de grão-de-bico tem 8g de fibras. Essas fibras contribuem para um bom funcionamento intestinal, reduzem os níveis plasmáticos de colesterol e controlam a glicémia (níveis de açúcar no sangue).
Rico em vitaminas
O grão-de-bico possui muitas vitaminas, principalmente vitaminas do complexo B. Além disso, o grão também contém ácido fólico, que reduz o risco de defeitos no tubo neural, durante a gestação.

Rico em minerais
Esta leguminosa é uma fonte de minerais, como ferro, magnésio, potássio, zinco, cobre manganésio, entre outros, muito benéficos para a saúde.
Presença de substâncias químicas
As substâncias químicas bioativas presentes no grão, como os compostos fenólicos, oligossacáridos e inibidores enzimáticos, ajudam a prevenir as doenças crónicas. Outros compostos carotenoides como β-carotenos, luteína, xantinas e licopenos ajudam a neutralizar os radicais livres e a combater o envelhecimento das células.

Elevado teor de proteína vegetal
Quando combinada com cereais, como o arroz, o grão apresenta um elevado teor de proteína vegetal, o qual é benéfico para o bom funcionamento do organismo.
Proteção do ambiente
Sabia que ao cultivar e produzir grão está a proteger o ambiente? Tudo, porque o grão absorve e produz naturalmente azoto. Isso evita o recurso a fertilizantes azotados.
Leia também: Grão de Bico, o superalimento em 4 receitas muito saborosas

Receita de salada morna de grão com atum
Ingredientes
850 g grão cozido
250 g brócolos
100 g pimentos
70 g cebola roxa
2 ovos
2 latas atum
2 c. de sopa azeite
2 c. de sopa vinagre
2 c. de sopa salsa picada
1 c. de sobremesa sal
Pimenta moída, q.b.
Modo de preparação
– Coloque os ovos num tacho com água e sal.
– Escorra o grão num coador e passe por água.
– Adicione aos ovos e deixe ferver por 10 minutos.
– Coloque os brócolos lavados num recipiente e cozinhe por 5 minutos, na potência máxima, no microondas, mexendo a meio do tempo.
– Descasque e pique a cebola finamente.
– Lave os pimentos, retire as sementes e corte em tiras.
– Escorra o atum, desfaça em pedaços e misture com a cebola picada e as tiras de pimento.
– Adicione o grão e os brócolos, tempere com pimenta, regue com o azeite e o vinagre e polvilhe com a salsa.
– Misture tudo e decore com os ovos cozidos cortados a gosto. Sirva.