Conheça as razões para comer bacalhau com mais frequência. O bacalhau é um alimento muito apreciado no nosso país e não é por acaso que é comum dizer-se que há mais de 1001 receitas daquele que também é conhecido como o “fiel amigo”. Além da sua versatilidade em termos culinários, o bacalhau marca presença em algumas das festividades mais importantes da nossa cultura, como é o caso do Natal.
Porém, nem sempre aquilo que é saboroso faz bem. Felizmente, esse não é o caso do bacalhau que se revela um alimento delicioso e, também, muito vantajoso para o organismo e para o corpo. Portanto, se está sem ideias em relação ao que há-de cozinhar para a sua próxima refeição, equacione a possibilidade de confecionar um apetitoso prato de bacalhau e usufruir de todos os seus incríveis benefícios.
Conheça as razões para comer bacalhau com mais frequência
Antes de falarmos dos benefícios, propriamente ditos, do bacalhau, importa falar um pouco sobre as características e a história deste peixe.
O bacalhau é considerado um peixe magro e que já fazia parte da dieta dos povos nórdicos, no século VIII. Era um alimento muito consumido pelos vikings, dada a sua durabilidade, graças à salga. Assim, este alimento era levado nas embarcações, quando estes povos se aventuravam nas suas navegações e explorações marítimas, em busca de outros povos e de outras terras.
Já na Idade Média, o bacalhau começou a valer mais e a ser um produto lucrativo, já que era particularmente consumido em períodos como a Quaresma.
Leia também:
- 8 factos científicos surpreendentes sobre o café
- 4 truques simples para um café excecional
- 7 erros comuns ao preparar café
- Basta 1 chávena de café para alterar o organismo. Saiba o que acontece.
- Bebe café com regularidade? Entenda as vantagens e desvantagens

Da Idade Média à atualidade
Na época áurea dos Descobrimentos portugueses, no século XV, graças aos nossos navegadores, os portugueses tornaram-se num dos povos que mais consumia e vendia este tipo de pescado. Foram os portugueses a levar o bacalhau para o Brasil que é, também, um país muito apreciador deste peixe de sabor único.
Até aos dias de hoje que o bacalhau não desilude e são raras as pessoas que não gostam deste peixe. Seja simplesmente cozido com batatas e couve; seja assado no forno ou amolecido com natas ou ovos batidos, o bacalhau é mesmo um ingrediente pleno de versatilidade e que ainda tem a enorme vantagem de possuir uma grande variedade de benefícios que importa ficar a conhecer.

Alguns cuidados a ter
Claro que nenhum alimento é 100% saudável se não for consumido adequadamente e com moderação. No caso do bacalhau, um dos aspetos a ter em consideração é o facto de ser um peixe salgado, ou seja, com uma elevada quantidade de sódio.
Assim, antes mesmo de o cozinhar é fundamental dessalgá-lo corretamente, isto é, lavá-lo em água corrente e, depois, deixá-lo de molho num recipiente com água. De preferência, deve conservá-lo no frigorífico e trocar aquela água de duas em duas horas.
Este processo de dessalga pode demorar 12 a 24 horas, em função da grossura da posta de bacalhau. Vá provando e assim que sinta que ele não está demasiado salgada pode tratar de o confecionar, da forma que preferir.

Conheça, agora, os principais benefícios do bacalhau, o nosso “fiel amigo”
– O bacalhau é uma fonte muito rica em nutrientes, importantes para o funcionamento do nosso organismo e do nosso corpo.
– O bacalhau é rico em proteínas, vitaminas A, E, B6 e B12, sódio, cálcio, fósforo, magnésio e ómega 3.
– O bacalhau possui um teor calórico baixo.
– O bacalhau ajuda a melhorar a concentração, a memória e a visão.
– O bacalhau contribui para um metabolismo mais enérgico e um sistema cardiovascular mais funcional.
– O bacalhau ajuda a proteger os ossos e os dentes.
– O bacalhau contribui para a subida do colesterol “bom”, o colesterol HDL. Deste modo, o bacalhau ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e problemas de circulação.

Importante
O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.
Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.
NCultura
Se gostou deste artigo, reaja a ele e faça um comentário!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre saúde e benefícios no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões. Se é apaixonado/a pelo mundo da saúde, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, língua portuguesa, cultura, histórias, gastronomia, entre outras…
Comentários 1