Início Cultura Quiz ou Teste de Português 304

Quiz ou Teste de Português 304

Conheça a efeméride do dia 22 de março, quando a lei do selo é aprovada pelo Parlamento Britânico. Depois, faça o quiz ou teste de português 304.

Quiz ou Teste de Português 304
Quiz ou Teste de Português 304

Conheça a efeméride do dia 22 de março, quando a lei do selo é aprovada pelo Parlamento Britânico. Depois, faça o quiz ou teste de português 304.

No dia 22 de março de 1765, o Parlamento britânico aprovou a Lei do Selo, mas o governo de Londres sancionou a medida que visou levantar fundos no imediato com a finalidade não só de saldar os débitos, como de defender os vastos territórios do Novo Mundo que foram conquistados na Guerra dos Sete Anos (1756-1763) aos franceses.

O imposto

Esta lei, criada pelo Parlamento britânico, impôs um tributo direto sobre todos os materiais e mercadorias no formato de um selo para uso comercial e legal nas colónias.

Insatisfação

O clima de insatisfação estava em crescendo, pois já havia outras leis agressivas. Mas, com o surgimento da Lei do Selo, apareceu uma onda de protestos. Essas leis que antecederam a Lei do Selo foram: A Lei do Açúcar (1764), a Lei da Moeda (1764) e a Lei do Aquartelamento (1765).

Resposta

A população local articulou uma resposta à entrada em vigor da Lei do Selo, opondo-se assim à exploração que a ‘pátria-mãe’ impunha às suas colónias. Rapidamente, manifestaram a sua insatisfação contra o governo e contra os nobres britânicos que estavam a explorar as colónias de uma forma injusta. As colónias, sendo fonte de renda, eram também fornecedoras de matéria prima.

Declaração

Nesse ano, mais especificamente em outubro, foi aprovado um documento que clamava contra as políticas autocráticas impostas pelo império mercantilista britânico. Assim, foram enviados para o Congresso da Lei do Selo representantes de nove das treze colónias, onde foi aprovada a “Declaração de Direitos e Agravos”, tendo sido defendido que,

fazer cumprir a Lei do Selo nas colónias, implicava um custo mais elevado do que abolir a lei. O governo de Londres acabou por revogar a lei no ano seguinte.

Consequências

A Lei do Selo gerou uma insatisfação que permaneceu nas pessoas. Estas também perceberam que batalhar pelos seus direitos era um dever de todos. Esta lei serviu como  semente que contribuiu para um movimento muito mais amplo e poderoso contra o governo britânico, estando na génese da ideia de que batalhar pela independência poderia ser a solução para se livrarem dos impostos e das leis injustas da ‘pátria-mãe’. Mesmo após a Lei do Selo ter sido revogada, a insatisfação permaneceu.

O fruto

Foi realizada uma organização de homens de negócios que se revelou extremamente importante, a formação dos ‘Filhos da Liberdade’. Esta organização esteve na liderança de diversos protestos, dirigidos contra a coroa inglesa, nomeadamente em Boston, mas também noutras cidades costeiras. Esta organização recebeu ainda o precioso apoio de outros grupos, entre eles estavam ricos proprietários de terras das colónias que se juntaram na luta contra os ingleses.

As políticas abusivas do Império Britânico foram assim sendo combatidas por estas organizações e grupos que continuaram a reunir-se e a revelar-se como uma forte oposição aos interesses da Inglaterra. Foi assim sendo fortalecido o nacionalismo que emergiu e que culminaria nas batalhas pela independência dos Estados Unidos da América, que ocorreram uma década mais tarde.

O domínio da língua portuguesa é essencial para ter sucesso em qualquer carreira. Ainda assim, muitos profissionais portugueses têm dúvidas na hora de se expressarem na própria língua — sobretudo por escrito.

Você é excepção a essa regra? Aqui poderá testar os seus conhecimentos, basta aceitar os nossos próximos desafios.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.