Início Cultura Quiz ou Teste de Português 303

Quiz ou Teste de Português 303

Conheça a efeméride do dia 21 de Março, quando ocorreu o Massacre de Sharpeville, na África do Sul. Depois faça o quiz ou teste de português 303.

Quiz ou Teste de Português 303
Quiz ou Teste de Português 303

Conheça a efeméride do dia 21 de Março, quando ocorreu o Massacre de Sharpeville, na África do Sul. Depois faça o quiz ou teste de português 303.

As manifestações, visando a reivindicação de direitos, é uma demonstração de insatisfação. Por vezes, as manifestações acabam por se descontrolar. Outras vezes, é a polícia que não consegue dominar os manifestantes e isso pode levar ao descontrolo, o que é muito perigoso quando há armas na mão.

Foi o que aconteceu durante o Apartheid, no dia 21 de março de 1960, momento em que ocorreu o que ficou para a história como o Massacre de Sharpeville, na África do Sul.

O dia

A tragédia, que levou à morte de uma série de negros sul-africanos desarmados, ocorreu no dia 21 de março de 1960. Foram cerca de vinte mil manifestantes que se juntaram em Sharpeville. Neste bairro dos arredores da Cidade de Johannesburg, os manifestantes fizeram um protesto pacífico, tendo marchado calmamente.

Nesse dia, a polícia sul-africana conteve o protesto recorrendo a metralhadoras, abrindo fogo sobre os manifestantes, o que implicou a morte de 69 pessoas, tendo ainda ferido 180 manifestantes. Este acontecimento marcante decorreu na cidade de Joanesburgo (África do Sul), mais precisamente no bairro de Sharpeville.

O motivo

A manifestação foi a forma encontrada pelo Congresso Pan-Africano (PAC), para lutar contra a Lei do Passe. Esta lei implicava a obrigação de cada pessoa de raça negra ter em sua posse uma caderneta que indicasse por escrito o destino para onde eles iriam.

Apartheid

A ascensão do Partido Nacional levou a um governo composto na íntegra por uma minoria branca. Assim, a África do Sul, um país onde a grande maioria dos seus cidadãos era de raça negra, foi governado por essa minoria de raça branca que, desde o ano de 1948, adotou uma política de segregação racial, defendendo uma suposta superioridade racial branca e, na defesa dessa tese, fez um investimento em vigilância e repressão constante.

O Apartheid consistiu nisso mesmo, numa política de segregação social que ocorreu na África do Sul entre 1948 e 1994.

Divisão

A divisão era clara, apenas os indivíduos brancos assumiam os cargos diretivos do governo, no parlamento. Eram também apenas as pessoas de raça branca os proprietários de terras produtivas. O trabalho árduo cabia às pessoas de raça negra. Eram mão de obra barata nas quintas, nas minas e, também, na indústria. Estas pessoas não tinham liberdade de circulação, havendo uma mobilidade restrita e controlada por documentos de identificação, passes e salvo-condutos.

Assim, as mulheres e homens de raça negra eram facilmente controlados por uma burocracia asfixiante, uma estratégia montada para manter este sistema de segregação social. Não podia haver um ato sexual entre brancos e negros, havendo punição de prisão, se o “crime” fosse descoberto. Por isso, os casamentos entre brancos e negros eram proibidos.

Opinião pública mundial

A ONU implementou o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial no dia 21 de novembro de 1969, sendo comemorado internacionalmente.

O domínio da língua portuguesa é essencial para ter sucesso em qualquer carreira. Ainda assim, muitos profissionais portugueses têm dúvidas na hora de se expressarem na própria língua — sobretudo por escrito.

Você é excepção a essa regra? Aqui poderá testar os seus conhecimentos, basta aceitar os nossos próximos desafios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.