Início Cultura Quiz ou Teste de Português 302

Quiz ou Teste de Português 302

Conheça a efeméride do dia 20 março quando o Museu da Língua Portuguesa fopi inaugurado. Em seguida, faça o quiz ou teste de português 302.

Quiz ou Teste de Português 302
Quiz ou Teste de Português 302

Conheça a efeméride do dia 20 março quando o Museu da Língua Portuguesa fopi inaugurado. Em seguida, faça o quiz ou teste de português 302.

No dia 20 de março de 2006, o Museu da Língua Portuguesa foi inaugurado. Um espaço que tem o objetivo de valorizar e explorar as riquezas da língua portuguesa.

O Museu da Língua Portuguesa foi inaugurado no dia 20 de março de 2006. Um projeto que visou defender e valorizar a nossa língua materna. Contudo, este emblemático espaço teve um dia trágico a 21 de dezembro de 2015, pois ardeu. Estando inicialmente previsto reabrir no primeiro semestre de 2019, é hoje tido como certo que essa abertura só ocorrerá em junho deste ano.

A inauguração

O Museu da Língua Portuguesa, presente na antiga estação ferroviária da Luz, em São Paulo, foi inaugurado a 20 de março de 2006. Esta foi a primeira instituição totalmente dedicada ao nosso idioma, a língua portuguesa. A gestora do ambicioso projeto é a Fundação Roberto Marinho que defendeu que este é um museu para o século XXI, moderno, inovador, com novas formas de relacionar o seu acervo com o público.

Este projeto, que nasceu da parceria criada entre o Ministério da Cultura e diversas instituições brasileiras, teve um custo total de 12 milhões de euros, tendo sido importante o precioso apoio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e, também, da Prefeitura de São Paulo.

O projeto

Este museu teve como responsáveis do projeto arquitetónico uma dupla constituída por um pai (Paulo Mendes da Rocha) e filho (Pedro Mendes da Rocha) que trabalharam pela primeira vez em conjunto num projeto do género.

Ralph Appelbaum, que teve no seu currículo o Museu do Holocausto (em Washington) e a Sala de Fósseis do Museu de História Natural (em Nova Iorque), foi o responsável pela museografia.

Conteúdos

No Museu da Língua Portuguesa foram vários os conteúdos apresentados sobre a Língua Portuguesa, sobre linguagem, sobre a história da língua, sobre os diversos idiomas que contribuíram para a sua formação, entre outros conteúdos sendo estes apresentados em formatos multimédia.

O incêndio

O Museu da Língua Portuguesa foi destruído devido a um grave incêndio que ocorreu a 21 de dezembro de 2015. Presente na antiga Estação da Luz, bem no centro de São Paulo, o  edifício foi destruído, por isso foi necessário realizar obras de restauro. Houve ainda obras de “readequação interna do espaço”, focadas maioritariamente na montagem do acervo e na instalação de novas tecnologias.

A reabertura

O Museu da Língua Portuguesa, presente em São Paulo, irá reabrir as suas portas este ano, mais especificamente a 25 de junho de 2020, momento destinado a uma abertura com a presença de representantes oficiais de países de língua portuguesa. A abertura ao público será apenas no dia 27 de junho. Essa reabertura ocorrerá um ano depois do previsto, mas este museu, que tem a EDP como a principal patrocinadora e que conta ainda com o apoio da Fundação Gulbenkian, apresentará novos conteúdos, numa área mais ampla.

O domínio da língua portuguesa é essencial para ter sucesso em qualquer carreira. Ainda assim, muitos profissionais portugueses têm dúvidas na hora de se expressarem na própria língua — sobretudo por escrito.

Você é excepção a essa regra? Aqui poderá testar os seus conhecimentos, basta aceitar os nossos próximos desafios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.