Início Cultura Quiz ou Teste de Português 279

Quiz ou Teste de Português 279

A efeméride do dia 28 de Fevereiro, um momento raro que devia ser repetido mais vezes. Em seguida aventure-se no Quiz ou Teste de Português 279.

Quiz ou Teste de Português 279
Quiz ou Teste de Português 279

A efeméride do dia 28 de Fevereiro, um momento raro que devia ser repetido mais vezes. Em seguida aventure-se no Quiz ou Teste de Português 279.

Papa Bento XVI renuncia ao pontificado da Igreja Católica. Joseph Ratzinger deixou o cargo mais importante da Igreja Católica no dia 28 de fevereiro de 2013. Algo insólito, inesperado e revolucionário.

Papa Bento XVI

Joseph Ratzinger liderou a Igreja Católica como Papa Bento XVI. Foi o sucessor de João Paulo II, uma herança pesada, mas mesmo assim realizou uma obra que ficou para a história.

História

Apesar de ser um momento insólito e raro, não foi a primeira vez que houve uma renúncia do cargo. Anteriormente, só tinha sido feito uma vez, em 1415. O Papa Gregório XII foi o primeiro a renunciar ao cargo mais importante da Igreja Católica (tendo esta renúncia sido induzida pelo Concílio de Constância).

O direito

A possibilidade jurídica de renúncia por parte do Papa está prevista no Código de Direito Canónico. O Papa tem esse direito e para a renúncia ser realizada não precisa de ser aceite por ninguém, pois é sempre válida, como indica o Cânone 332. O Papa só tem a exigência de o anunciar livremente, manifestando a sua decisão publicamente de forma clara.

O anúncio

Antes do emblemático dia 28, o anúncio da renúncia ao pontificado foi realizado no dia 11 de fevereiro de 2013. Nesse dia, Bento XVI declarou: “Bem consciente da gravidade deste ato, com plena liberdade, declaro que renuncio ao ministério de bispo de Roma, sucessor de São Pedro, que me foi confiado pela mão dos cardeais em 19 de abril de 2005”.

Os cardeais reunidos para um consistório público ordinário foram surpreendidos pelo anúncio, mas foram logo definidas as datas destinadas para o momento da canonização.

Última audiência pública

Dias depois, mais precisamente no dia 27 de fevereiro, Bento XVI explicou na sua última audiência pública do seu pontificado, que a sua renúncia se aplica ao “exercício ativo do ministério” do Papa, sem que isso implique um regresso à “privacidade”.

Na sua catequese, proferida em italiano, o papa declarou perante mais de 150 mil pessoas: “Deixo de levar a potestade do ofício para o governo da Igreja, mas no serviço da oração permaneço, por assim dizer, no recinto de São Pedro”.

A vida

Desde a renúncia ao pontificado que Bento XVI permanece numa vida reservada. A última aparição pública ocorreu a julho de 2016. Uma existência no interior do Mosteiro ‘Mater Eclesiae’, do Vaticano.

Longevidade

No dia 16 de abril, o Papa emérito irá completar 93 anos de idade. Sinal de vitalidade e longevidade que nem sempre é conseguida pelos Papas. Embora não haja grande informação sobre os pontificados dos primeiros séculos, só há registo de dois Papas a atingir esta idade na história da Igreja Católica.

O primeiro foi Celestino III (1105-1198), eleito em 1191 num momento em que já contava com 86 anos. O segundo Papa a atingir os 93 anos foi Leão XIII (1810-1903), que com 67 anos foi eleito Papa em 1878.

O sucessor

No dia 28 de fevereiro desse ano, a Igreja Católica ficou no que é chamado estado de “sede vacante”. Foi a partir das 19h (hora de Lisboa) que começou este período que começou com a renúncia do Papa e durante o qual foi realizada a convocatória do conclave e a eleição do seu sucessor.

O sucessor foi o argentino Jorge Mario Bergoglio, O Papa Francisco é o 266º Papa da Igreja Católica e atual Chefe de Estado da Cidade Estado do Vaticano. Há assim a coexistência de dois Papas, pois Papa Bento XVI permanece como Papa emérito.

O domínio da língua portuguesa é essencial para ter sucesso em qualquer carreira. Ainda assim, muitos profissionais portugueses têm dúvidas na hora de se expressarem na própria língua — sobretudo por escrito.

Você é excepção a essa regra? Aqui poderá testar os seus conhecimentos, basta aceitar os nossos próximos desafios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.