A religião tem tido na história um papel decisivo e a língua portuguesa tem marcas desse contributo. Antes de conhecer alguns, vença o desafio do Quiz 258.
São diferentes as religiões que se espalharam pelo mundo inteiro. Muitos tornaram-se seguidores, outros opositores e alguns, ainda, optaram por fazer um percurso distante da fé.
Contudo, é inegável que alguns dos acontecimentos históricos mais importantes tiveram por base a religião, o pensamento religioso ou a fé. Alguns foram episódios que deixaram a sua marca pela negativa como, por exemplo, a Inquisição, a caça às bruxas, o Index Librorum Prohibitorum que é, numa tradução livre, o Índice dos Livros Proibidos. Aqui, vamos destacar algumas palavras ligadas a este vasto tema.
Palavras ligadas à religião
Oração
Termo do latim oratiöne. É a invocação de Deus, dos santos. Na religião, o ato de rezar tem como sinónimos reza, prece, súplica, sendo, assim, uma meditação que inclui prece e contemplação. Na liturgia católica, o pai-nosso é uma oração, sendo a oração mais conhecida do cristianismo.
Devoto
Do latim devõtu, particípio passado de devovere, que é dedicar ou consagrar. Devoto é aquele que tem devoção, que é religioso. Aquele que inspira devoção, que é objeto de culto especial.
Aquele que é dedicado, religioso, que tem devoção, que é admirador, amigo dedicado. Tem como sinónimos religioso, crente e pio. Tem como antónimos termos como cético, ateísta, incrédulo, descrente.
Salvação
Do latim salvatĭone. Ato ou efeito de salvar ou de salvar-se. Redenção, bem-aventurança, saudação, sendo salvar pôr a salvo, livrar de perigo, preservar, defender. Dar saúde a, livrar do inferno ou do purgatório. Conservar intacto. Cumprimentar. Remir. Obter a salvação eterna.
Beatificação
Do latim beatificatiõne. Nome feminino, sendo o ato ou efeito de beatificar. É a decisão pela parte do Papa pela qual é permitido que se preste, sob determinadas condições, culto público a uma pessoa, depois da morte desta, e que é formal se a decisão for precedida de um processo canónico ou equipolente (que tem o mesmo poder que outro, que é equivalente) se se trata apenas de reconhecimento de um culto tradicional. Ato solene em que se torna pública essa decisão.
Monoteísmo
Do grego mónos, “único” mais théos, “deus” mais ismo, ou do francês monotheísme. É a doutrina religiosa que reconhece um único Deus, distinto do mundo. Entre as religiões monoteístas, estão o cristianismo, o judaísmo, o islamismo e, entre outras, o zoroastrismo.
O domínio da língua portuguesa é essencial para ter sucesso em qualquer carreira. Ainda assim, muitos profissionais portugueses têm dúvidas na hora de se expressarem na própria língua — sobretudo por escrito.
Você é excepção a essa regra? Aqui poderá testar os seus conhecimentos, basta aceitar os nossos próximos desafios.