Como vai o seu nível de português e das outras áreas do saber? Coloque-se à prova com o Quiz ou Teste de Português 210.
Antes de testar os seus conhecimentos, partilhamos consigo alguns poemas, citações, curiosidades e até receitas, para que aprenda mais sobre Portugal e o mundo.
Encare o dia como um desafio e ponha-se à prova com o nosso quiz/teste.
Citação do Dia

Citação do dia
“É tão absurdo dizer que um homem não pode amar a mesma mulher toda a vida, quanto dizer que um violinista precisa de diversos violinos para tocar a mesma música.”
Honoré de Balzac (1799-1850)
Poema do Dia

Flores para Coimbra
Que mil flores desabrochem. Que mil flores
(outras nenhumas) onde amores fenecem
que mil flores floresçam onde só dores
florescem.
Que mil flores desabrochem. Que mil espadas
(outras nenhumas não)
onde mil flores com espadas são cortadas
que mil espadas floresçam em cada mão.
Que mil espadas floresçam
onde só penas são.
Antes que amores feneçam
que mil flores desabrochem. E outras nenhumas não.
Manuel Alegre (1936- )
Factos do dia

Sabia que hoje é dia Dia das Palavras Cruzadas?
O dia de hoje na história

No dia 21 de dezembro, ocorreram diferentes factos históricos de relevo, tais como:
– Em 2012, representou o dia em que o mundo afinal não acabou. De acordo com o “13 Baak t’un”, o calendário maia, o dia 21 de dezembro de 2012 marcaria o fim do mundo. Este calendário, que tinha começado há 5125 anos, previa para essa data o encerramento de um longo ciclo do calendário maia.
– Em 1980, faleceu Nelson Rodrigues, um escritor brasileiro de relevância. Tinha 68 anos e morreu com complicações cardíacas e respiratórias.
– Em 1940, nasceu em Baltimore, nos Estados Unidos da América, aquele que viria a tornar-se num dos músicos mais importantes da história americana. O controverso Frank Zappa morreu aos 52 anos (em 1993) com quase 60 discos na sua carreira!
– Em 1898, Pierre e Marie Curie descobriram o rádio. Mais tarde, em 1903, foram premiados com o Prémio Nobel da Física.
– “Branca de Neve e os Sete Anões” chegou aos cinemas em 1937. Representou a estreia nas produções de longa-metragem por parte dos Estúdios Disney. Foi ainda o primeiro filme totalmente a cores do mundo.
Receita do dia

Bolo de maçã com cobertura de chocolate
Ingredientes
Para o bolo
– 150 g de farinha de trigo
– 125 g de açúcar
– 125 g de iogurte natural
– 1 colher de sopa de mel
– 1 colher de chá de fermento em pó
– 1 colher de chá de essência de baunilha
– 5 ovos
– 2 maçãs médias
– Raspa de um limão
Para a cobertura
– 100 g de chocolate negro
– 100 ml de natas
– 1 colher de sopa de margarina
Modo de preparação
Bolo
– Pré-aqueça o forno a 180ºC.
– Unte uma forma de bolos redonda, com margarina, e polvilhe com farinha.
– Separe as gemas das claras.
– Bata as claras em castelo e reserve no frigorífico.
– Numa batedeira, bata na velocidade média as gemas de ovo juntamente com o açúcar e a raspa do limão, até obter uma mistura cremosa e homogénea.
– Adicione o iogurte, o mel e a baunilha em pó e misture 3 a 4 minutos, para incorporar bem. – Depois, junte a farinha misturada com o fermento em pó e bata até obter uma mistura homogénea.
– Envolva com cuidado as maçãs descascadas e cortadas em pedaços, juntamente com as claras em castelo.
– Coloque a massa na forma e leve ao forno 30 a 35 minutos. Faça o teste do palito.
– Retire do forno, desenforme e deixe arrefecer.
Cobertura
– Coloque o chocolate partido aos bocados e a margarina numa tigela e derreta no micro-ondas.
– Retire do micro-ondas e mexa, até obter uma mistura cremosa.
– Adicione as natas e envolva muito bem.
– Espalhe o creme com uma espátula sobre o bolo e sirva.
Teste de Português
O domínio da língua portuguesa é essencial para ter sucesso em qualquer carreira. Ainda assim, muitos profissionais portugueses têm dúvidas na hora de se expressarem na própria língua — sobretudo por escrito.
Você é excepção a essa regra? Aqui poderá testar os seus conhecimentos, basta aceitar os nossos próximos desafios.
Onde está o teste? Só se vêem anúncios….