Início Cultura Quiz 257: teste os seus conhecimentos de português

Quiz 257: teste os seus conhecimentos de português

O universo da religião possui termos interessantes que enriquecem a língua portuguesa. Antes de conhecer alguns, vença o desafio do Quiz 257.

Quiz 257
Quiz 257: teste os seus conhecimentos de português

O universo da religião possui termos interessantes que enriquecem e também fazem parte da língua portuguesa. Antes de conhecer alguns, vença o desafio do Quiz 257.

É possível imaginar a humanidade sem religião? Seria melhor ou pior? Essa reflexão até pode ser atraente e aliciante, mas não terá espaço nesta série de artigos.

Pretendemos apenas apresentar alguns dos conceitos que integram a língua portuguesa e que estão inseridos no vasto universo da religião.

São muitos os termos associados a essa temática, mas nem sempre se dá a merecida atenção aos seus significados.

Palavras ligadas à religião

Termo que provém do latim, fide, fé. Crença absoluta na existência ou veracidade de determinado facto; convicção íntima. A confiança absoluta em algo ou alguém. Compromisso de fidelidade à palavra dada, lealdade, crédito.

No contexto da religião, refere-se à adesão aos dogmas de uma doutrina religiosa considerada revelada. Primeira das virtudes teologais, graças à qual se acredita nas verdades reveladas por Deus. Fé é qualquer crença religiosa. Um ato de fé é o gosto ou atitude que exprime a profunda convicção de uma pessoa em relação a uma ideia.

Dar fé de algo é uma expressão que se usa para dizer que alguém deu conta de algo, apercebeu-se, notou que algo aconteceu ou foi feito por alguém. Também se recorre muito à expressão fazer fé de algo. Por exemplo, “fazendo fé no que ele disse, temos de chamar a polícia”, isto é, dando crédito e o devido valor ao que foi dito por ele, então devemos mesmo chamar a polícia.

Papa

Do grego páppas, “avô”, e do latim, papa. O Papa é o elemento máximo de uma estrutura. Na religião, é o chefe supremo da Igreja Católica ou de qualquer outra Igreja. No sentido figurado, é uma pessoa que é muito respeitada na sua área de especialidade.

Pagão

Aquele que segue uma religião que tem como base a crença em vários deuses. No sentido pejorativo, é aquela pessoa que não segue determinados princípios religiosos, tidos como verdadeiros.

Batismo

Do grego, baptismós, significa imersão, batismo. No latim eclesiástico, é baptismu. Iniciação em que se mergulha alguém em água, a fim de fazer o batismo, que é um ritual de purificação.

Na religião, nomeadamente no catolicismo, o batismo é o sacramento que consiste na ablução, imersão, aspersão com água. Ato ou efeito de dar o nome a uma pessoa, animal ou coisa. É frequente fazer um batismo de forma a integrar uma religião, um partido ou um grupo.

No sentido figurado, está associado a qualquer nova experiência ou uma prova difícil que seja necessário superar, por exemplo, a primeira viagem de avião.

Peregrino

Termo que vem do latim peregrïnu, aquele que viaja no estrangeiro. O peregrino é aquele que peregrina. É também algo que é estranho, pouco visto, que é raro. É um adjetivo que está associado ao que é extraordinário, excecional.

Na religião, é a pessoa que viaja a um lugar santo, fruto da sua devoção ou como forma de cumprir uma determinada promessa. É um romeiro. Pessoa que viaja por locais longínquos ou por terras consideradas exóticas.

O domínio da língua portuguesa é essencial para ter sucesso em qualquer carreira. Ainda assim, muitos profissionais portugueses têm dúvidas na hora de se expressarem na própria língua — sobretudo por escrito.

Você é excepção a essa regra? Aqui poderá testar os seus conhecimentos, basta aceitar os nossos próximos desafios.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.