Início Cultura Quiz 256: um desafio às suas aptidões

Quiz 256: um desafio às suas aptidões

Antes de se aventurar no Quiz 256, conheça um vasto leque de palavras, conotadas com a religião, e que fazem parte da língua portuguesa.

Quiz 256
Quiz 256: um desafio às suas aptidões

Antes de se aventurar no Quiz 256, conheça um vasto leque de palavras, conotadas com a religião, e que fazem parte da língua portuguesa.

Esta aventura que estamos a realizar, em torno de palavras da língua portuguesa ligadas à religião, tem por base a junção de conceitos associados a diferentes crenças e confissões. Como se de um dicionário se tratasse, através desta série de artigos conseguirá contactar com uma variedade de termos ligados às mais diversas religiões.

Palavras ligadas à religião

Milagre

Termo que advém do latim miracülu. É um facto inexplicável pelas leis da natureza e que é atribuído à causa sobrenatural ou divina; um facto extraordinário. Termo que identifica uma figura de cera como cumprimento de um voto que se oferece aos santos. No sentido figurado, é maravilha, algo inesperado e que parece incompreensível.

Religião

O termo religião vem do latim religiöne e tem um significado muito abrangente. É fruto da crença na existência superior de um poder sobre-humano; o crente considera-se dependente desta entidade superior, respeito ou reverência às coisas sagradas.

Religião é o conjunto de rituais, práticas e preceitos pelos quais se manifesta essa crença. Um culto prestado à divindade. Existindo no mundo inúmeros mistérios para os quais não há resposta, cada uma das distintas doutrinas humanas/religiões propõe uma explicação diferente para a origem de tudo, a sua ordenação e destino do universo.

No sentido figurado, religião é um termo usado no sentido de devoção, grande dedicação, crença ou escrúpulo. Havendo, ainda, uma distinção entre a religião natural e a positiva ou revelada. A primeira, natural, é sem recurso à revelação divina, sendo dependente apenas dos dados do sentimento e da razão. Enquanto a segunda, revelada ou positiva, é aquela em que os dados da razão e dos sentidos são complementados e confirmados pelos da revelação.

Diabo

Termo que vem grego diábolos que surgiu como “o caluniador”; enquanto no latim diabölu tem já o sentido de diabo. Diabo, com maiúscula, é o génio inspirador que presidia ao destino de cada um, isto de acordo com as crenças da Antiguidade. É alma, espírito.

Na religião, é anjo rebelde que foi expulso do céu e precipitado no abismo, o inferno. Isto de acordo com a tradição judaico-cristã, é o génio ou espírito do mal, Demónio, Satanás. No sentido figurado, pessoa má, perversa, pessoa astuta. Em contexto coloquial, é pessoa irrequieta, criança turbulenta.

Diabo é ainda uma palavra a que o povo recorre com frequência em expressões como “andar o diabo à solta” (quando há uma sucessão de acontecimentos desastrosos ou funestes); “vendeu a alma ao diabo” (perder ou trocar algo certo por algo mais ambicioso sem garantias, prejudicando o futuro em prol de algo incerto); “ser da raça do diabo”, “vestir a pele do diabo”, “ter o diabo no corpo” são outras expressões comuns.

Amém

Termo em hebraico ámén significa “assim seja!”. Tendo o mesmo sentido em grego, escreve-se amén e em latim amen. Exprime concordância na religião, significa “assim é”, “concordo”, “assim seja”. Nome masculino que exprime concordância, assentimento, anuência, aprovação, consentimento. Embora seja raramente usado nesse sentido, também significa insignificância.

Omnipotente

Termo que vem do latim omnipotente, que significa todo-poderoso. Aquele que pode (fazer) tudo. É, por isso, tido na religião, como sinónimo de Deus, Criador.

O domínio da língua portuguesa é essencial para ter sucesso em qualquer carreira. Ainda assim, muitos profissionais portugueses têm dúvidas na hora de se expressarem na própria língua — sobretudo por escrito.

Você é excepção a essa regra? Aqui poderá testar os seus conhecimentos, basta aceitar os nossos próximos desafios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.