Início Cultura Quiz 255: as suas aptidões colocadas à prova

Quiz 255: as suas aptidões colocadas à prova

Palavras parónimas e as confusões. Antes de se aventurar no Quiz 255, confira ou aprenda como se escreve: desmitificar ou desmistificar?

Quiz 255
Quiz 255: as suas aptidões colocadas à prova

Palavras parónimas e as confusões. Antes de se aventurar no Quiz 255, confira ou aprenda como se escreve: desmitificar ou desmistificar?

A língua portuguesa está repleta de pequenas preciosidades que estão na origem de alguns erros. Existem pares de conceitos que geram grandes confusões. Por exemplo, desmitificar e desmistificar são palavras parecidas, com sonoridade aproximada, mas significados distintos.

Se não são sinónimos, então não se podem trocar estes termos… Por isso, vejamos alguns exemplos em que estas palavras são usadas no contexto de notícias, no nosso quotidiano. Saber exatamente qual o significado das palavras parónimas desmitificar e desmistificar é a chave para se saber em que contexto usar cada conceito.

Como se escreve: desmitificar ou desmistificar?

Exemplo de frases

  1. Instituição oferece atividades gratuitas para desmitificar a Matemática.
  2. Instituição oferece atividades gratuitas para desmistificar a Matemática.
  3. Evento visa desmistificar a fama da astrologia como ciência do sobrenatural.
  4. Evento visa desmitificar a fama da astrologia como ciência do sobrenatural.
  5. Movimento visa desmistificar os ditados populares que legitimam a violência doméstica.
  6. Movimento visa desmitificar os ditados populares que legitimam a violência doméstica.
  7. Precisamos desmitificar que cães são responsáveis pela propagação de doenças.
  8. Precisamos desmistificar que cães são responsáveis pela propagação de doenças.

Como pudemos testemunhar, a diferença entre estas duas palavras está em apenas uma letra: “s”. Desmistificar tem um segundo “s” (ficando desmi[s]tificar). Uma pequena diferença na forma que permite uma enorme distinção, pois há uma grande diferença em ambos os significados. Mas, para melhor compreender esta diferença, é necessário conhecer os significados.

Significado dos conceitos analisados

  • Desmitificar

“Des”, que está como prefixo, já dá grande parte da informação sobre este conceito que significa desfazer um mito. Retirar o caráter mítico ou (con)sagrado a algo ou alguém.

  • Desmistificar

“Des”, que está como prefixo já dá grande parte da informação sobre este conceito, que significa desfazer o carácter misterioso ou místico de algo ou alguém. Fazer cessar o caráter místico ou misterioso de alguma coisa ou de alguém. Desmascarar, denunciar. Tirar do engano, desenganar. Informar alguém (sobre um determinado assunto) de forma a acabar com ideias erradas.

Conceitos parónimos

A paronímia é a propriedade de 2 lexemas que têm significados distintos, embora tenham proximidades na sua forma. Palavras parónimas não são palavras iguais, mas sim muito parecidas.

Desmitificar e desmistificar são palavras parónimas. Estas são palavras em que, basta apenas uma distração ou um conhecimento menos aprofundado dos conceitos, para originar uma troca. A paronímia origina com frequência algumas confusões, estando na base de alguns dos erros mais comuns na língua portuguesa. Outros exemplos de palavras parónimas são: comprimento e cumprimento; descrição e discrição; emigração e imigração; precedente e procedente; perfeito e prefeito; ratificar e retificar,…

Correção

A correção das frases que serviram como exemplo foi pensada de forma a ser prática e simples. Todas as frases de número par (têm todas a palavra a negrito e itálico) estão erradas. Assim, de acordo com o contexto das frases, 2,4,6 e 8 estão erradas.

Conclusão

Assim, para tornar mais claro, convém trocar as palavras analisadas pelos seus sinónimos. Desmitificar: significa retirar o caráter de mito de algo ou alguém. “Basta um encontro com Cristiano Ronaldo para desmitificar a entidade arrogante de que se fala.“

Desmistificar: significa desmascarar, desenganar, clarificar. Tudo o que estava envolvido numa aura misteriosa ou religiosa.  “A ciência permite desmitificar e desmistificar, trazendo luz onde antes havia sombras”

O domínio da língua portuguesa é essencial para ter sucesso em qualquer carreira. Ainda assim, muitos profissionais portugueses têm dúvidas na hora de se expressarem na própria língua — sobretudo por escrito.

Você é excepção a essa regra? Aqui poderá testar os seus conhecimentos, basta aceitar os nossos próximos desafios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.