Início Cultura Quiz 246: os seus conhecimentos à prova

Quiz 246: os seus conhecimentos à prova

Aqui vai encontrar os melhores desafios para testar o seu nível de português e outras áreas do saber. Aventure-se no Quiz 246.

Quiz 246
Quiz 246: os seus conhecimentos à prova

Aqui vai encontrar os melhores desafios para testar o seu nível de português e outras áreas do saber. Aventure-se no Quiz 246.

Há palavras começadas pela letra “c” que modificaram a sua grafia com a adesão ao novo acordo ortográfico.

São muitas as alterações introduzidas pelo Novo Acordo Ortográfico (N.A.O.), documento assinado no ano de 1990, em Lisboa.

A uniformização de regras implicou algumas modificações, entre elas estão: algumas consoantes mudas que foram eliminadas (a retirada de letras que não são lidas, tais como a letra “c” ou a letra “p”); no campo da hifenização também foram sistematizadas algumas regras como, por exemplo, o hífen ser eliminado em algumas palavras; o uso de maiúsculas (por exemplo, fulano, sicrano,… passaram a escrever-se em minúsculas); na acentuação gráfica foram eliminados alguns acentos. Conheça, agora, alterações em palavras começadas por “C”.

Caminhos de ferro

Os caminhos de ferro são a via de comunicação terrestre constituída por dois carris paralelos sobre os quais circulam os comboios ou outro tipo de composições similares. Sinónimo de via-férrea.

Exemplo: Este ano celebram-se os 150 anos dos caminhos de ferro portugueses.

Ceticismo

Doutrina ou atitude que nega a possibilidade de alcançar a certeza num dado domínio do conhecimento ou na verdade em geral. Na filosofia, existe a doutrina de Pirron que defendia a impossibilidade para o espírito humano de alcançar a verdade e que preconizava a suspensão do juízo em todos os domínios, fundamentando a ideia de que, sobre qualquer assunto, é possível defender, de modo igualmente válido e verdadeiro, duas teses opostas.

Dúvida provisória ou metódica que, num primeiro momento, visa a busca da objetividade; recusa em aceitar algo sem um exame crítico. Tendência para duvidar de tudo; incredulidade, descrença.

Exemplo: Gregos entre o otimismo e o ceticismo com mudança de governo.

Coação

Do latim coactiöne, particípio passado de cogëre, significa forçar, apertar. Coação significa constrangimento que se impõe a alguém para que este faça algo (ou deixe de fazer) ou permita a alguém que faça alguma coisa; imposição.

Exemplo: Aquele gestor exerceu coação sobre o funcionário.

Creem

Do latim credere. Verbo crer, forma verbal na terceira pessoa do plural do presente do indicativo. Dar crédito a algo ou alguém. Acreditar, julgar, supor. Ter fé.

Exemplo: Cientistas creem que buracos negros podem ser portais para outras galáxias.

Contrarrelógio

No desporto, significa a corrida em que é cronometrado o tempo que cada concorrente leva para fazer um determinado percurso. No sentido figurado, é uma corrida contra o tempo.

Exemplo: Daniela Reis revalida título de campeã portuguesa de contrarrelógio.

5 alterações com o Novo Acordo Ortográfico (N.A.O.)

  • Caminhos de ferro: Perdeu a dupla de hífens que ligava as palavras. Antes do N.A.O., escrevia-se “caminhos‐de‐ferro ”. Atualmente, escreve-se Caminho de ferro.
  • Ceticismo: Perdeu a letra “p”. Antes do N.A.O., escrevia-se “cepticismo”. Atualmente, escreve-se Ceticismo.
  • Coação: Perdeu a letra “c”. Antes do N.A.O., escrevia-se “coacção”. Atualmente, escreve-se Coação.
  • Creem: Perdeu o acento na primeira letra “e” desta palavra. Antes do N.A.O., escrevia-se “crêem”. Atualmente, escreve-se Creem.
  • Contrarrelógio: Além de perder o hífen, acrescentou-se uma letra “r”. Antes do N.A.O., escrevia-se “contra‐relógio”. Atualmente, escreve-se Contrarrelógio.

O domínio da língua portuguesa é essencial para ter sucesso em qualquer carreira. Ainda assim, muitos profissionais portugueses têm dúvidas na hora de se expressarem na própria língua — sobretudo por escrito.

Você é excepção a essa regra? Aqui poderá testar os seus conhecimentos, basta aceitar os nossos próximos desafios.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.