Início Saúde Quinoa: o superalimento que tem de conhecer

Quinoa: o superalimento que tem de conhecer

A quinoa é um superalimento que tem encantado meio mundo. Fique a conhecer os benefícios de a introduzir na sua alimentação.

Quinoa
Quinoa: o superalimento que tem de conhecer

A quinoa é rica em proteínas e ajuda no fortalecimento muscular, principalmente para quem pratica atividades físicas. Amplamente consumida na região dos Andes, a quinoa e rica em fibras, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro, sendo uma ótima opção para enriquecer a dieta. A fama da quinoa é recente, até porque há alguns anos este alimento era consumido por poucos. Contudo, hoje é reconhecido como um superalimento, havendo já um grupo alargado de pessoas que não prescindem de ter este ingrediente na sua casa.

Além de ser versátil e fácil de confecionar, é um produto extremamente saudável. Desvende as características e benefícios deste “substituto” do arroz e fique a conhecer melhor a quinoa, o super-grão!


Leia também: Saúde e bem-estar: 10 razões para comer alho todos os dias


Quinoa
Quinoa: o superalimento que tem de conhecer

Quinoa: o superalimento que tem de conhecer

A quinoa é uma semente, uma espécie de cereal que, além de ser muito nutritiva, permite obter diferentes vantagens para quem a consome com regularidade. Este pseudo-cereal possui características únicas que lhe conferem um papel importante, funcionando como um bom complemento para uma dieta saudável.

O consumo deste produto fantástico vem do tempo dos Incas, que consideravam este alimento (na sua língua quéchua) o “grão-mãe”.

Quinoa
Quinoa: o superalimento que tem de conhecer

Propriedades da quinoa

A quinoa não possui glúten e produtos com estas características são cada vez mais procurados. Portanto, é algo que ainda lhe acrescente mais valor. Além disso, ele tem o dobro da proteína contida noutro produto relevante na nossa dieta mediterrânica, o arroz.

É um produto precioso para quem necessita de aumentar a quantidade de proteína na alimentação. É, ainda, um produto alimentar muito estimado por vegetarianos que, assim, podem prescindir de outros produtos com proteína, sem abdicar do seu bem estar.

Além de ser um produto muito rico em proteínas, também possui riqueza em fibras. Ela é rica em cálcio, ferro, ômega 3 e vitaminas do complexo B, o que no seu conjunto torna este produto alimentar um precioso aliado no bem-estar.

Quinoa
Quinoa: o superalimento que tem de conhecer

Benefícios para a saúde

São vários os benefícios provocados por um consumo moderado de quinoa. Esses benefícios surgem pelas propriedades presentes neste alimento, considerado um super-grão.

Por apresentar riqueza em fibras, a quinoa favorece a perda de peso e também é benéfica a todos os que sofram de problemas de intestinos. Além disso, a quinoa contribui para a prevenção de diversos problemas, nomeadamente cardiovasculares, mas também problemas do sistema nervoso ou, até, de osteoporose.

Por possuir zinco e selénio, a quinoa aumenta ainda imunidade. Ela permite uma diminuição da retenção hídrica, pois possui potássio. Por ser rica em proteínas, é um daqueles alimentos que contribui para a fortalecer a musculatura. Assim, a quinoa é também boa para a auto-estima.

Quinoa
Quinoa: o superalimento que tem de conhecer

Como confecionar

Para quem desconhece a quinoa, pode haver o receio de ser difícil cozinhá-la, mas basta experimentar fazer uma vez para ficar fascinado. Confecionar quinoa é muito simples e prático.


Leia também: Saúde: Medronho previne o cancro e outros benefícios


Ela pode ser cozinhada na forma de grão, bastando cerca de 15 minutos na água. Pode ainda ser consumida em flocos, do género da aveia. É um alimento tão versátil que ainda permite que seja usada como farinha, possibilitando a confeção de uma variedade de produtos, tais como: bolos, panquecas, pães ou outros.

Uma forma de consumir a quinoa é fazer como se faz com o arroz. Por exemplo, colocar duas chávenas (ou taças) de água, para apenas uma chávena de quinoa.

Substituto

A quinoa pode ser um ótimo substituto do arroz, tal como o amaranto, a batata-doce ou outros. Este produto alimentar torna-se um precioso aliado para quem pretende seguir uma dieta diversificada, pois permite enriquecer e variar o leque de opções.

Além dos usos enquanto farinha ou flocos, a quinoa pode ser útil em diversas receitas. Não faltam dietas para emagrecer que contam com a quinoa para proporcionar diversidade. Por exemplo, ela pode ser usada em saladas, sumos e, também, em sopas.

Quinoa
Quinoa: o superalimento que tem de conhecer

Tipos de quinoa

A quinoa branca é a mais conhecida e a mais comum na alimentação. É a que está presente na maioria dos pratos que comemos.

Há ainda a quinoa preta que é um híbrido composto pela semente de quinoa e a de espinafre. A quinoa preta contém propriedades anti-inflamatórias e lítio, o que ajuda a regular o sistema nervoso, evitando o stress.

A quinoa vermelha é outro tipo, também rico, mas diferente. Ela contém os nove aminoácidos essenciais para uma alimentação adequada. Possui também uma enorme quantidade de ferro e ainda ácido fólico, que é uma vitamina essencial na produção de novas células.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.