O frango assado pode ficar perfeito, delicioso, suculento. Não se contente com o banal, ambicione um frango bestial. Quer fazer o frango assado perfeito? Anote estas dicas preciosas!
O frango assado é uma refeição de excelência, das poucas que conseguem ser consensuais, sendo vista como uma refeição ideal para um evento especial. Quantos de nós já não estivemos em almoços (ou jantares) familiares (ou entre amigos) cuja refeição principal foi frango assado?
A razão é simples: agrada a gregos e a troianos, que é como quem diz, a miúdos e a graúdos, a mulheres e a homens, a altos e a baixos. É uma refeição leve, saudável, aromática, saborosa, suculenta, irresistível. Isto, se for bem feita. Quer aprender a fazer frango na perfeição?
Não se contente com o “estava bom, normal, um frango assado” ou “até estava bom, mas…”. Quando se come frango assado de excelência, exige-se que sempre que se coma frango assado se repita esse patamar. Mas não se preocupe, pois com as nossas dicas conseguirá fazê-lo.
Quer fazer o frango assado perfeito? Anote estas dicas preciosas!

Qualidade
Um produto final de excelência é o culminar de uma série de boas opções. A primeira está logo na escolha do produto. Invista num frango de qualidade. Há produtos baratos no mercado, mas a maior parte leva a que se tenha uma qualidade inferior no produto final, apresentando falta de sabor.
Além disso, muitos dos frangos que vão para a mesa foram muito maltratados em vida, de forma a empresa ter mais produto, desenvolvido mais rápido. Essa vivência do animal passa para a carne. É preferível comprar uma galinha criada ao ar livre, que se tenha alimentado bem, sem ser forçada a isso, e que tenha sido bem tratada. Tenha o mesmo critério na compra dos ovos!…
Leia também:
- As melhores receitas de polvo estão aqui. Surpreenda!
- Erros ao cozinhar arroz que muitos cometem. Diga adeus ao arroz empapado!
- Peixe assado no forno com batatas, 4 receitas maravilhosas
- Bacalhau no forno com castanhas e outras receitas fantásticas

O tempero
Não há um frango excelente sem um bom tempero. Comece pelo básico: sal e pimenta. Tempere todo o frango, dentro da cavidade, sobre a pele e sob a pele. Tempere na parte de trás, por debaixo das asas, entre as coxas e não deixe nenhuma parte por temperar.
Além do clássico sal e pimenta, pode usar temperos como (outras) especiarias e ervas picadas. É importante preencher a cavidade do frango com ingredientes aromáticos, podendo abusar dos ingredientes. Rodelas de limão ou de laranja, ervas, alhos, cebola, alimentos aromáticos que goste, pois todos irão perfumar a carne e a casa…

Armazenar
O frango deve ser retirado do frigorífico com antecedência, no mínimo 30 minutos. Nunca, em caso algum, leve o frango diretamente para o forno. Ele deve descansar até recuperar a temperatura ambiente.
Deve também evitar lavar o frango, nomeadamente se o frango foi embalado em plástico. Basta colocá-lo numa bandeja com folha de papel absorvente. Seque bem o frango, antes de colocá-lo no forno. A carne ficará mais suculenta.

Banha do frango
Use a banha do frango. Durante o processo de cozimento, um bom frango larga a gordura, que escorre. Esta gordura é preciosa, se tiver debaixo do frango uma camada de vegetais e legumes (nomeadamente cebola, cenoura, erva-doce, batata).
A gordura será absorvida e estes alimentos serão enriquecidos pelo sabor e pelo perfume da carne. Esta gordura pode ainda ser usada de outras formas. Pode ser misturada em pedaços de pão e estes podem ir ao forno até ficarem crocantes. Delicioso!

O tempo
O frango deve ser calculado com precisão. Para 500 g de frango bastam 20 minutos no forno.
A ponta de uma faca colocada entre o peito e a coxa permite avaliar se o frango assado está pronto, pois o frango está cozido, se os sucos são claros, sem vestígios de sangue. Recomendamos a compra de um termómetro de cozinha, pois facilitará a tarefa. A temperatura ideal para o frango encontra-se entre 77°C a 82°C.

Momento final
O frango deve descansar depois de sair do forno. Ele necessita de 15 minutos de repouso. Compreende-se que seja um sofrimento ter um frango pronto, aromático e delicioso à nossa frente e não poder comer logo parte dele, mas deve evitar a tentação.
Esse tempo irá permitir aos sucos uma redistribuição natural por todo o frango. Se for logo cortar o frango, os sucos ficam logo na tábua de corte!…
NCultura
Se gostou deste artigo reaja a ele e faça um comentário! Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Língua Portuguesa no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado pelo mundo, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…