Início Tradições Quer fazer o frango assado perfeito? Anote 5 erros que deve evitar!

Quer fazer o frango assado perfeito? Anote 5 erros que deve evitar!

Prepare-se para conhecer pequenas falhas que são cometidas regularmente ao assar o frango. Quer fazer o frango assado perfeito? Anote 5 erros que deve evitar!

Quer fazer o frango assado perfeito
Quer fazer o frango assado perfeito? Anote 5 erros que deve evitar!

Prepare-se para conhecer pequenas falhas que são cometidas regularmente ao assar o frango. Quer fazer o frango assado perfeito? Anote 5 erros que deve evitar! O frango é um alimento maravilhoso, sendo uma carne saudável, rica nutricionalmente e barata. É ainda um ingrediente bastante versátil, sendo protagonista de diversas receitas. Pode ser frito, grelhado, cozido, mas fica particularmente bem assado.

Se há refeições que são destinadas ao domingo, o frango assado é uma delas. Aquele dia mais alegre que se come em família, convidando-se mais pessoas. É que o frango assado costuma ser uma refeição consensual, agradando a toda a gente, independentemente do género, da idade ou de outra variável.

O frango assado acaba ainda por se tratar de uma refeição bastante prática, com uma receita simples. Contudo, é preciso ter cuidado com pequenos detalhes que podem tornar o frango seco ou sem grande sabor. O turbo no forno é prejudicial para o frango assado, pois o calor ventilado só faz a carne secar.

Quer saber mais sobre este erro? Quer conhecer erros cometidos frequentemente de forma a que possa evitá-los? Então, continue a ler.

Quer fazer o frango assado perfeito? Anote 5 erros que deve evitar!

Retirada do frango do congelador apenas minutos antes de o confecionar

O frango deve ser retirado do congelador pelo menos 3 horas antes de se preparar a refeição. Não tenha receio de tirar com essa antecedência, pois o frango não irá estragar-se.

É um pequeno detalhe que ajudará no momento de ser cozinhado. É que se o fizer a transmissão da temperatura será realizada de forma mais progressiva. A carne ficará muito mais macia ao não passar abruptamente do frio para o calor.

Leia também:

Quer fazer o frango assado perfeito
Quer fazer o frango assado perfeito? Anote 5 erros que deve evitar!

Definição do forno na potência máxima

Colocar na potência máxima apressa o assar do frango, mas não melhora o seu sabor e textura. A pressa na cozinha também é inimiga da perfeição e nunca é boa.

Coloque o forno a 180ºC e tenha a paciência de deixar o frango cozinhar no seu próprio ritmo. Poderá demorar duas horas, mas vai ficar perfeito “tenro e como mel“, pois a carne de frango só se cozinha depois de ela atingir os 74ºC no interior. Por isso, é um erro querer fazê-lo rapidamente (e ainda pior se torna quando se liga o forno com o turbo…).

O frango assado feito rapidamente fica bastante seco, longe do ideal…

Quer fazer o frango assado perfeito
Quer fazer o frango assado perfeito? Anote 5 erros que deve evitar!

Grelhar o frango de peito virado para cima

É importante perceber que a posição do frango na bandeja tem interferência no produto final. O frango deve ser assado com o peito virado para baixo, pois só assim fará os seus sucos internos descem e tornam o frango bem mais macio. Só nos últimos 10 minutos é que o frango deve ser virado para cima, para dourar.

Tempero errado

É um erro apenas salpicar um pouco de sal por cima do frango uns minutos antes de o cozinhar. O frango deve ser temperado eficazmente. O sal deve penetrar bem na carne, se quisermos que fique saborosa. Caso contrário, o sal ficará na crosta, sendo posteriormente torrado na grelha.

Não podemos esquecer que o frango é um ingrediente insípido e sem um sabor muito expressivo, por isso a técnica é temperá-lo com bastante antecedência. Coloque o sal e a pimenta no dia anterior. Faça uma marinada ao seu gosto e deixe que fique nela durante a noite, para que o sal possa penetrar. Este truque é fácil e muito eficaz, mas requer que a refeição seja bem planeada.

Quer fazer o frango assado perfeito
Quer fazer o frango assado perfeito? Anote 5 erros que deve evitar!

Corte errado e imediato

É um erro comum cortar o frango e servi-lo de imediato, logo após estar pronto. Depois de pronto, ele deve descansar por uns minutos. Errar depois de ter feito o trabalho todo é quase um pecado.

Para os cortes, deve começar por cortar o peito. Depois, passe para a parte das costas. Corte aquela parte das costas que permite separar o frango em dois: “peito e perna”. Posteriormente, depois de ter separado o osso que une essas duas partes, o frango poderá ser separado em quartos, os quais por sua vez podem ser cortados ao meio.

Nota: Compre uma tesoura adequada para estes cortes…

Quer fazer o frango assado perfeito
Quer fazer o frango assado perfeito? Anote 5 erros que deve evitar!

NCultura

Se leu o presente artigo e gostou reaja a ele e faça um comentário!

Se tem neste tema um particular interesse conheça outros artigos sobre receitas, há diversas no NCultura. Se tem paixão pelo mundo da gastronomia, saiba que há artigos de dicas no NCultura. Se tem outros temas que gostaria que fossem explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões!

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, língua portuguesa, cultura, histórias, entre outras…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.