Quer deixar de fumar? Siga estes truques simples e úteis. Deixar de fumar é um passo importante e que vale sempre a pena dar. Ele contribui para uma vida mais saudável e equilibrada. Porém, este é um vício e, como tal, abandoná-lo implica algumas alterações nos seus hábitos e rotinas.
Não importa se já fuma há muitos, muitos anos. Parar de fumar tem, desde logo, benefícios importantes como a redução da tensão arterial, a desaceleração do batimento cardíaco e a estabilização dos níveis sanguíneos de monóxido de carbono.
A American Cancer Society (ACS) reuniu dicas úteis para quem pretende deixar o tabaco de lado nas suas vidas.

Quer deixar de fumar? Siga estes truques simples e úteis
Defina um plano
Deixar de fumar com eficácia implica a realização de um plano. Deve escolher o dia em que vai deixar o tabaco e comunicar essa decisão a quem lhe é mais próximo. Isso irá ajudar a que todos contribuam para o sucesso deste seu objetivo.
Além disso, deve evitar as rotinas que associa ao cigarro. Se costumava fumar após tomar café, por exemplo, então talvez deva evitar beber café nos primeiros dias sem tabaco.
Leia também:
- Bicarbonato de sódio ajuda a deixar de fumar! Saiba como.
- Como o limão, vinagre de maçã e óleo de coco ajudam a eliminar gordura
- O que acontece se beber uma colher de sopa de vinagre de maçã por dia?

Reúna os principais benefícios de deixar de fumar
Para ganhar motivação, deve fazer uma lista com as principais razões pelas quais vale a pena deixar de fumar. Diminuir o risco de doenças respiratórias crónicas, cardiovasculares e de cancro ou ficar com os dentes mais brancos e com melhor hálito, olfato e paladar são apenas alguns exemplos de benefícios.
Descarte os cigarros e isqueiros
Quando decidir deixar de fumar, deve deitar fora todos os acessórios relacionados com este vício. Tabaco, isqueiros, cinzeiros ou outros objetos devem ser descartados. Acompanhe esta nova etapa da sua vida com outros hábitos positivos, como fazer uma alimentação mais saudável e ter uma prática desportiva mais regular.

Evite ambientes com fumo
Nos primeiros tempos, procure não frequentar locais onde se fume, nem conviver com pessoas que estejam a fumar, para evitar tentações.
Procure ajuda
Se precisar de ajuda, não hesite em pedi-la. Há vários grupos de apoio a quem pretende deixar de fumar, assim como há vários medicamentos e técnicas que podem auxiliá-lo a descartar o tabaco. A síndrome de abstinência da nicotina pode ser difícil de ultrapassar sozinho..

Encontre alternativas ao tabaco
Sempre que lhe apetecer fumar, deve recorrer a “substitutos” do tabaco, capazes de o fazerem resistir a esse vício. Nesses momentos, coma pastilhas elásticas sem açúcar, frutos secos ou vegetais crus (como palitos de cenoura). Além disso, é importante sair do local onde está. Se puder, ir caminhar ou correr e recorrer à tal lista de benefícios que deixar de fumar traz à nossa saúde.
Saiba lidar com as recaídas
Apesar de não ser o desejável, este processo pode ser marcado por algumas recaídas. Se for o caso, não desista, nem deite tudo a perder. Tente perceber o que o fez “cair em tentação” e aprenda com essa experiência.

São inegáveis as vantagens do ato de deixar de fumar. Porém, este nem sempre é um processo fácil, sobretudo para quem fuma muito e há muitos anos. Ainda assim, deixar de fumar vale sempre a pena e deve ser um objetivo para todos os fumadores.
Portanto, se se encontra pronto para abraçar este desafio, então siga as nossas dicas preciosas e, se necessário, peça ajuda, começando por falar com o seu médico de família. Ele saberá quais os recursos disponíveis para o auxiliar nesta fase tão importante da sua vida.