Início Saúde Saiba o que acontece se juntar mel ao seu café

Saiba o que acontece se juntar mel ao seu café

O mel é um produto delicioso. Mas será que já experimentou colocá-lo na sua bebida diária? Saiba o que acontece se juntar mel ao seu café.

juntar mel ao seu café
Saiba o que acontece se juntar mel ao seu café

Saiba o que acontece se juntar mel ao seu café. O mel tem origem na transformação do néctar e das secreções de certos insetos em mel, graças à preciosa ajuda das abelhas. A extração do mel é feita por meio de um processo designado centrifugação. Depois desta fase, o mel segue para recipientes próprios, antes de ser guardado em frascos de vidro, idênticos aos que temos em nossa casa.

Trata-se, portanto, de um produto natural, que se deve consumir regularmente, no lugar de adoçantes como a sacarose. O mel é uma fonte de energia, graças aos seus açúcares simples, como a frutose e a glicose.

Por tudo isto, o mel é também um produto de fácil digestão, com vários nutrientes benéficos para o nosso organismo. Ele ajuda a produzir açúcar, enzimas, vitaminas e minerais de que o nosso corpo precisa para viver melhor.


Leia também: Descubra o que acontece se beber café com canela


juntar mel ao seu café
Saiba o que acontece se juntar mel ao seu café

Saiba o que acontece se juntar mel ao seu café

Benefícios do mel

O mel tem várias propriedades benéficas para o organismo, daí ele ser recomendado em lugar de outros adoçantes. Claro que sempre sem exagerar na quantidade ingerida, nem na frequência. Algumas das principais vantagens do mel para o corpo humano são:

– Tem uma ação descongestionante;

– Alivia a tosse;

– Aumenta o poder físico e a resistência;

– Promove a saúde cardiovascular;

– Possui uma ação protetora, desintoxicante, estimulante e reguladora;

– Tem uma ação diurética;

– Possui uma ação anti-anémica;

– Ajuda a fixar o cálcio e o magnésio.

Para usufruir de todos estes benefícios, deve consumir aproximadamente 20 a 30 gramas de mel por dia, principalmente como substituto do açúcar. Pode integrá-lo em bebidas quentes, no lugar do açúcar; pode ainda usar mel na confeção de doces, entre outras possibilidades.

juntar mel ao seu café
Saiba o que acontece se juntar mel ao seu café

Há ainda diferentes tipos de mel, o que vai variar a sua cor, aroma, preparação, sabor e a área de produção. Existem tipos de mel de sabor mais forte, enquanto outros são mais suaves. Conheça alguns dos mais populares!

Mel Linden: aconselhado em situações de nervosismo e de insónia;

Mel cítrico: possui propriedades antiespasmódicas e sedativas;

Mel de alecrim: sugerido em caso de insuficiência hepática;

Mel de castanha: remineralizante;

Outra vantagem de qualquer tipo de mel é a sua longevidade. O mel não apresenta alterações, mesmo ao fim de muitos anos no frasco, desde que devidamente conservado. Para isso, guarde-o em local seco e fresco, mas sem o pôr no frigorífico.

juntar mel ao seu café
Saiba o que acontece se juntar mel ao seu café

Mel no café? E por que não?

Sendo o café uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo, normalmente com uma ou mais colheres de açúcar, por que não experimentar adoçar esta bebida de sabor intenso e amargo com uma colher de mel?

Sabendo que a sacarose não é a opção mais saudável, há que procurar adoçantes mais naturais e sem tantas contraindicações.

Portanto, faz todo o sentido unir os benefícios do café aos do mel e, assim, conseguir uma bebida ainda mais rica, potente e saudável. Neste caso, deve optar por um tipo de mel de sabor mais neutro, de modo a não interferir muito no paladar do café.

O café estimula a diurese, reduz a velocidade e neutraliza a absorção de gorduras. Contudo, como contém cafeína, é importante moderar o consumo desta bebida, pois pode ser demasiado excitante.


Leia também: O que acontece se beber vinagre de maçã antes de dormir?


juntar mel ao seu café
Saiba o que acontece se juntar mel ao seu café

Dica

Para um efeito final melhor, não deve juntar o mel quando a bebida ainda estiver quente ou mesmo a ferver. Isto, porque as temperaturas elevadas podem comprometer os nutrientes e os benefícios do mel.

Três motivos pelos quais o mel é um excelente adoçante

– É muito doce, mas tem menos calorias que a sacarose, por exemplo;

– É de digestão fácil, porque só tem açúcares simples na sua composição;

– É uma excelente fonte de energia, que ainda contém vitaminas, minerais e antioxidantes, vitais para o bom funcionamento do nosso organismo.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.