Início Saúde Afinal, quantos iogurtes pode comer por dia?

Afinal, quantos iogurtes pode comer por dia?

É um alimento especial, que devemos consumir diariamente, pois ajuda a manter a cintura ideal e é um produto saboroso. Quantos iogurtes pode comer por dia?

Quantos iogurtes pode comer por dia
Quantos iogurtes pode comer por dia?

O iogurte é um alimento especial, que devemos consumir diariamente, pois ajuda a manter a cintura ideal e é um produto saboroso. Quantos iogurtes pode comer por dia?

O consumo de iogurte deve ser um hábito de todos, pois é um alimento bastante saudável que está associado a diversos benefícios. São vários os estudos científicos que revelam os diversos efeitos positivos que o consumo diário de iogurte gera no nosso organismo.

O consumo diário e moderado de iogurte permite que se obtenham diversos efeitos positivos para a saúde, tais como a regularidade intestinal, o controlo do peso, entre outros benefícios. Portanto, deve comer iogurtes todos os dias, mas qual a quantidade mais indicada?

Afinal, quantos iogurtes pode comer por dia?

Qualidade e diversidade

O iogurte, além de ser uma boa forma de conservar o leite por um longo período, é também um produto delicioso que muitas pessoas gostam de consumir ao longo do dia. É um produto bastante vendido e bastante apreciado, existindo diferentes tipos de iogurtes, com diversos sabores.

Há iogurte de aroma a limão, tutti-frutti, morango, banana; iogurtes de pedaços também de diversos sabores de fruta; há iogurte grego; há iogurte com cereais; há iogurte com pepitas de chocolate, entre outras opções..

Leia também:

Quantos iogurtes pode comer por dia
Quantos iogurtes pode comer por dia?

O iogurte

O iogurte é um produto comum, presente em todos os supermercados. É indispensável à nossa alimentação, se fizermos uma alimentação equilibrada e saudável. A produção do iogurte é feita através da coagulação do leite.

As três principais características do iogurte são: a acidez, o ácido láctico e a cremosidade que são garantidas por três bactérias indispensáveis, nomeadamente a lactobacillus bulgaricus, a streptococcus thermophilus e a streptococcus acidophilus. É com estas que se consegue obter a textura do iogurte. Estas bactérias não são prejudiciais à saúde humana, antes pelo contrário, são benéficas!

Quantos iogurtes pode comer por dia
Quantos iogurtes pode comer por dia?

Produtos lácteos e derivados

Os iogurtes estão associados a diversos benefícios, se forem consumidos diariamente, mas devemos colocar a questão a nós mesmos: Quantos iogurtes devo comer por dia? Este artigo visa dar resposta a esta questão legítima, que todos deveríamos colocar.

Quando nos predispomos a saber a quantidade de iogurtes a serem consumidos, devemos pensar também nas porções de produtos lácteos que são diariamente consumidas. Os produtos lácteos são laticínios e derivados e constituem um grupo importante da roda alimentar. Entre estes produtos está o leite, naturalmente, e produtos lácteos como iogurte, também leites fermentados, o queijo e o requeijão.

Outros produtos são os derivados. Entre eles, estão produtos como natas, arroz com leite, bechamel, entre outros. O iogurte distingue-se do leite pela maior facilidade em ser digerido. Embora ambos os produtos sejam ricos em proteínas e lípidos, cálcio e fósforo.

Quantos iogurtes pode comer por dia
Quantos iogurtes pode comer por dia?

Número total de iogurtes a ser consumido por dia

De acordo com os especialistas, devem comer-se pelo menos três porções de produtos lácteos por dia, entre estes está incluindo o iogurte. Assim, é recomendado que se coma diariamente entre um ou dois iogurtes.

As crianças representam um grupo etário distinto, tendo outras características e necessidades, podendo e devendo consumir diariamente entre duas a quatro porções de laticínios, sendo que cada porção equivale a dois iogurtes.

Excessos

Uma criança que consuma uma quantidade superior de produtos lácteos ao que é recomendado, ficará impedida (sem apetite) de comer outros alimentos, igualmente importantes para a saúde, nomeadamente frutas que são ricas em vitaminas.

Além desse ponto negativo, o consumo excessivo de produtos lácteos pode gerar problemas digestivos graves.

Quantos iogurtes pode comer por dia
Quantos iogurtes pode comer por dia?

Cuidados a ter

Deve conservar os iogurtes em local frio, a uma temperatura entre os 0 e os 6 graus.

O iogurte pode ser consumido além da data limite, mas só se não aparentar uma superfície granulosa, se a embalagem não se apresentar inchada e se o iogurte não tiver uma cor estranha.

Importante

O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.

Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.

NCultura

Se gostou deste artigo reaja a ele e faça um comentário! Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Língua Portuguesa no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.

Se é apaixonado pelo mundo, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.