Início Saúde Afinal, quantos cafés pode beber por dia?

Afinal, quantos cafés pode beber por dia?

A popular bebida que faz parte do quotidiano de muita gente e pode gerar diversos benefícios... Mas, afinal, quantos cafés pode beber por dia?

quantos cafés pode beber por dia
Afinal, quantos cafés pode beber por dia?

Mas, afinal, quantos cafés pode beber por dia? O consumo de café é um hábito partilhado por muita gente. Muitos são os que o tomam logo pela manhã, pois é uma forma de munir o corpo de cafeína, uma substância química presente no café que gera diversos efeitos.

Quando o café é consumido regularmente e com moderação, torna-se numa bebida extremamente preciosa e que gera diversos benefícios para a nossa saúde. A nossa experiência já o reconhece, pois consumimos esta bebida não só por ser saborosa, mas também por ser uma fonte de energia muito útil para enfrentar o dia a dia.

Além disso, beber café ainda contribui para nos deixar mais despertos, mais alerta, mais concentrados, mais dinâmicos. O café garante, assim, um aumento de produtividade, sendo bem visto por empregados e por entidades empregadoras. Contudo, quando é consumido em exagero, não só cancela os benefícios que iria gerar com um consumo moderado, como está na origem de diversos malefícios. É, por isso, de capital importância perceber quanto café se deve beber diariamente.


Leia também: Os estranhos efeitos do café


quantos cafés pode beber por dia
Afinal, quantos cafés pode beber por dia?

Afinal, quantos cafés pode beber por dia?

Consumo de café: a medida chave

A OMS (Organização Mundial da Saúde) informa que, ao beber café, se percebe que os perigos advêm do consumo de cafeína. Assim, esta instituição com forte impacto no planeta, recomenda que no máximo se consumam, diariamente, 400 mg de cafeína.

Superando esta quantia, há uma linha de segurança que se ultrapassa, tornando o seu consumo não só excessivo, como perigoso, o que pode prejudicar a saúde a diferentes níveis. É que ultrapassando o limite máximo, os benefícios deixam de ser usufruídos e os malefícios para a saúde passam a ser muito prováveis.

quantos cafés pode beber por dia
Afinal, quantos cafés pode beber por dia?

Os benefícios para a saúde proporcionados pelo consumo moderado de café

Cumprindo o valor recomendado pela OMS, o consumo moderado e regular do café está associado a vários benefícios.

Ele melhora a saúde do fígado, ajuda na prevenção da diabetes tipo 2, reduz o risco de se sofrer de determinados tipos de cancro, melhora as funções do cérebro, torna-nos menos menos propensos a vir a ter doença de Alzheimer (ou demência ou declínio cognitivo). O consumo de café também está associado à perda de peso, pois aumenta o metabolismo e contribui para queimar gordura mais rapidamente.

quantos cafés pode beber por dia
Afinal, quantos cafés pode beber por dia?

Os malefícios para a saúde proporcionados pelo consumo excessivo de café

O café também pode ter efeitos nocivos, pois pode tornar-se num vício. Ele deve ser consumido com moderação, sabendo-se que há um limite que não deve ser superado.

Ultrapassando os valores recomendados pela OMS, de 400mg por dia, existem diversos efeitos negativos que podem surgir, nomeadamente insónias, cansaço, aumento do ritmo cardíaco, nervosismo, palpitações cardíacas, inquietação, desconfortos gástricos, irritação, podendo até gerar ataques de pânico e ansiedade, entre muitos outros efeitos indesejados. O consumo de café pode ainda agravar problemas digestivos, intestinais, úlceras e até mesmo o síndrome de fadiga crónica.

quantos cafés pode beber por dia
Afinal, quantos cafés pode beber por dia?

Quantos cafés posso beber por dia?

Sabendo os benefícios que se querem obter e os malefícios que se pretendem evitar, é natural que faça a questão: então, quantas chávenas de café devo beber por dia? Qual o limite máximo de café que devo ingerir diariamente? O café pode representar um aliado no nosso quotidiano, mas só se tivermos em conta o cumprimento da quantidade recomendada pela OMS.

quantos cafés pode beber por dia
Afinal, quantos cafés pode beber por dia?

A justa medida

A medida recomendada pela OMS é para se ter como referência. Cada pessoa tem a sua especificidade, pois há variáveis que interferem na tolerância que se tem à cafeína. Uma pessoa que não esteja habituada a café é mais suscetível aos seus efeitos e facilmente fica com insónias, se o beber à noite.

Os médicos e cientistas levam todos os dados em consideração e recomendam como limite máximo os 400mg de cafeína. Uma chávena de café pode conter até 125 mg de cafeína, logo 3 chávenas podem conter 375 mg de cafeína, se for café cheio.

quantos cafés pode beber por dia
Afinal, quantos cafés pode beber por dia?

Tabela nutricional do café (1 chávena 237,0 gr)

Informações nutricionais por porção % VD*
Valor Calórico 2 kcal 0,1 %
10 kJ
Gordura < 0,1 g < 0,1 %
Gorduras saturadas < 0,1 g < 0,1 %
Gorduras monoinsaturadas < 0,1 g 0,1 %
Gorduras poliinsaturadas < 0,1 g < 0,1 %
Carboidratos 0,0 g 0,0 %
Açúcares 0,0 g 0,0 %
Proteína 0,3 g 0,4 %
Fibra alimentar 0,0 g 0,0 %
Colesterol 0,0 mg 0,0 %
Sódio < 0,1 g < 0,1 %
Água 235,6 g 11,8 %

(*) O percentual do valor diário (VD) é baseado numa dieta de 2.000 calorias.


Leia também: Saiba porque não deve beber café de estômago vazio


quantos cafés pode beber por dia
Afinal, quantos cafés pode beber por dia?

Cafeína noutros produtos

Em apenas 3 chávenas de café, superam-se os 300mg de cafeína. Se a estes valores somarmos outros produtos com cafeína, o valor limite é facilmente ultrapassado.

É preciso ter em consideração que, além da cafeína presente nas chávenas de café, também a podemos encontrar noutros produtos. A cafeína está presente em refrigerantes (Coca-Cola, Pepsi, Guaraná, entre outros), em bebidas energéticas (Red Bull, Monster, entre outras), chás (verde, preto, mate), chocolates, suplementos alimentares e até medicamentos!

Se consumirmos um ou mais destes produtos, devemos reduzir o número de chávenas de café diárias. Acontece que este valor é muitas vezes superado. Uns tomam um café logo pela manhã para despertar. Tomam também logo depois do almoço. Certo? Os que usam as pausas no trabalho (seja de manhã e/ou à tarde) para tomar café ou chá, correm sérios riscos de superarem mesmo os números recomendados pela OMS, com prejuízo para a sua saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.