Já são duas décadas de moeda única, mas ainda há muita gente que se recorda dos escudos. Saiba o que mudou “de lá para cá”.
Foi a 01 de janeiro de 1999 que o euro foi criado, embora a sua circulação só tenha tido início em 2002. Com a sua chegada, houve uma inflação dos preços, sendo que um simples café que custava cerca de 50 escudos, passou a 50 cêntimos, o equivalente ao dobro em escudos (100 escudos).
Assim, é fácil perceber que o euro contribuiu para o aumento do custo de vida, com os salários a não acompanharem na mesma proporção essa mesma tendência. Desde então, o poder de compra foi afetado negativamente. Fique, agora, a saber o que mais mudou desde essa altura.
20 anos do Euro: quanto custava 1 litro de gasolina antes da moeda única?

Neste momento, o euro é a moeda usada em 19 países, a saber: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda e Portugal.
A adesão à moeda única não ocorreu ao mesmo tempo para todos estes países, tendo sido inicialmente usada apenas por 11 países, a saber: Portugal, Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Irlanda, Itália e Luxemburgo.
O processo de adaptação não foi fácil e, mesmo já não se fazendo a conversão dos euros para os escudos, a realidade é que se perdeu consciência de quanto 1 euro realmente vale.
O exemplo do valor do café, que demos acima, é apenas um caso em que fica claro como conseguíamos gastar menos e comprar mais com o escudo do que com o euro. Confira, agora, outros exemplos semelhantes.
Combustível
Prepare-se, porque até lhe vai custar ler estes números. Na altura dos escudos, o litro de gasolina custava cerca de 172 escudos, o que equivale a 86 cêntimos. Contudo, atualmente, o preço da gasolina ronda os 1,482 euros, o que equivale a aproximadamente 300 escudos.
Por outras palavras, no tempo do escudo, bastavam-lhe 1000 escudos (5 euros) para encher o depósito com 6 litros de gasolina. Agora, 5 euros dá para apenas cerca de 3 litros de combustível.

Cinema
Ir ao cinema é um hábito agradável que, no tempo do escudo custava cerca de 700 escudos (3,49 euros) o bilhete. Hoje em dia, dificilmente consegue ir assistir a um filme na grande tela por menos de 7 euros (1400 escudos), o que antigamente era dinheiro suficiente para dois bilhetes de cinema.
Transportes públicos
No passado, era possível viajar de metro com um bilhete de 100 escudos (50 cêntimos). Contudo, hoje em dia, não o consegue fazer por menos de 1,40 euros (280 escudos).

Restaurante
Almoçar ou jantar fora também ficou mais caro, depois do euro ter chegado. Antigamente, era possível fazer uma refeição completa por 1800 escudos (8,98 euros). Atualmente, a mesma refeição não fica por menos de 15 euros (3000 escudos).
Tabaco
Os cigarros também encareceram com a vinda do euro. Um maço que custasse 370 escudos (1,85 euros) custa, agora, 5 euros (1000 escudos). Um aumento exponencial.
Outros exemplos de produtos cujo preço sofreu uma inflação
- Alguns produtos alimentares;
- Portagens;
- Bilhetes para espetáculos;
- Jogos (totoloto, euromilhões, raspadinhas…).

E os salários?
Como já dissemos, os ordenados não acompanharam propriamente esta tendência de aumento. Há 20 anos, o ordenado mínimo correspondia a 69.770 escudos (348 euros), estando agora nos 665 euros.
Apesar da subida, os dados indicam que o rendimento das famílias aumentou apenas 7%, o que denota que o poder de compra não acompanhou esta subida de preços.
Vantagens do euro
O euro também tem aspetos positivos. Um deles é não precisar de trocar de moeda sempre que viaja para países que também usam o euro. Além disso, é uma moeda mais bem cotada do que, por exemplo, o dólar norte-americano e a segunda moeda mais usada em transações internacionais.
Também é importante notar que, pese embora a inflação inicial, o euro acabou por estabilizar os preços praticados no país. Ou seja, depois dos aumentos exponenciais sentidos há 20 anos, desde então a subida de preços tem sido mais gradual e contida do que acontecia no tempo do escudo.

Leia também:
- Há moedas de 1 cêntimo a valer 6000 euros. Tem alguma?
- As 40 moedas mais valiosas e raras da República Portuguesa (e podem estar no seu cofre)
- Era assim em Portugal: 10 jogos de rua de antigamente
NCultura
Se leu “20 anos do Euro: quanto custava 1 litro de gasolina antes da moeda única? ” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário! Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Curiosidades no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional, história e curiosidades, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essas temáticas. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…