Início Saúde Qual o melhor café? Solúvel ou expresso? Saiba tudo.

Qual o melhor café? Solúvel ou expresso? Saiba tudo.

Ambos os tipos de café têm características distintas, assim como diferentes propriedades. Qual o melhor café? Solúvel ou expresso? Fique a perceber melhor.

Qual o melhor café
Qual o melhor café? Solúvel ou expresso? Saiba tudo.

Ambos os tipos de café têm características distintas, assim como diferentes propriedades. Qual o melhor café? Solúvel ou expresso? Fique a perceber melhor. O café faz parte da vida de muitos de nós e ainda bem. Ele traz inúmero benefícios para o nosso corpo e organismo, além de ser uma fonte de energia que nos ajuda a enfrentar o dia a dia com mais força e ânimo.

Porém, o café não é todo igual e as suas diferentes propriedades e caraterísticas podem provocar diferentes efeitos no nosso corpo e organismo. Em todo o caso, não ultrapassar as duas a três chávenas de café por dia é sempre o recomendável, de maneira a não exagerar no consumo de cafeína. Saiba mais.

Qual o melhor café? Solúvel ou expresso? Saiba tudo.

O café é uma da bebida muito popular e muito apreciada em todo o mundo, sendo uma das mais consumidas a nível global. O seu sabor e aroma não deixam ninguém indiferente, além de ser vista como uma bebida propícia ao convívio e que ainda oferece um boost de energia muito apreciável, principalmente de manhã.

Leia também:

Qual o melhor café
Qual o melhor café? Solúvel ou expresso? Saiba tudo.

Benefícios de um consumo regular de café

– Melhora o estado de espírito e combate os estados depressivos;

– Reduz o risco de aparecimento de diabetes tipo 2 e de outras doenças como demência, Alzheimer ou Parkinson;

– Melhora a performance física e os níveis de energia;

– Ajuda a eliminar gordura;

– É rico em nutrientes essenciais ao organismo, como os antioxidantes;

– Contribui para o bom funcionamento do fígado;

– Evita o envelhecimento precoce.

Qual o melhor café
Qual o melhor café? Solúvel ou expresso? Saiba tudo.

Diferenças entre um café expresso e um café solúvel

Conhecidos os benefícios gerais do café, importa perceber quais as diferenças entre um café expresso e um café solúvel.

Enquanto o café solúvel é feito a partir do extrato de grãos de café moídos, os quais se dissolvem em água; o café expresso é feito a partir de uma moagem muito fina, sendo a bebida tirada à pressão, numa máquina com água quente.

Em termos comparativos, o café solúvel é, claramente, mais prático, mais barato e mais rápido de preparar do que um café expresso, mas as diferenças entre ambos não ficam por aqui:

Qual o melhor café
Qual o melhor café? Solúvel ou expresso? Saiba tudo.

Percentagem de cafeína

O café solúvel possui menos cafeína do que o café expresso, ou seja, uma colher de chá de café solúvel contém entre 30 a 90mg de cafeína, enquanto a mesma quantidade de outro café apresenta, em média, 70 a 140mg de cafeína. Logo, quem não deve ingerir tanta cafeína, deve optar pelo café solúvel

Acrilamida

Esta é uma substância química que se forma aquando da torra dos grãos de café. O café solúvel é mais rico neste composto, potencialmente nocivo para a saúde, nomeadamente para o sistema nervoso, aumentando o risco de cancro.

Porém, isto não significa que o consumo do café solúvel seja arriscado ou inseguro. Em todo caso, esta é outra diferença evidente entre a opção solúvel e a opção expresso.

Qual o melhor café
Qual o melhor café? Solúvel ou expresso? Saiba tudo.

Dose diária recomendada

Independentemente do tipo de café, como dissemos no início, há uma dose diária de café que não deve ser ultrapassada. Não convém ingerir mais do que 2 a 3 cafés normais por dia, isto no caso de adultos saudáveis, sem problemas de saúde de maior. Também é preciso ter em conta que, além da cafeína presente no café, existe cafeína em muitos outros produtos, como refrigerantes, medicamentos, entre outros.

Além disso, há momentos do dia mais indicados para beber café do que outros. O café deve ser consumido entre as 9h30 e as 11h30 ou entre as 13h30 e as 17h. Estes horários correspondem aos pós- picos de produção de cortisol, hormona ligada à regulação do ciclo circadiano e à manutenção do estado de alerta. Beber o café nestas horas vai garantir que o organismo absorve e aproveita da melhor forma os benefícios da cafeína.

Qual o melhor café
Qual o melhor café? Solúvel ou expresso? Saiba tudo.

Importante

O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.

Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.