Profissões mais bem pagas no Porto que em Lisboa
Profissões associadas aos setores da Justiça e Engenharia perspetivam-se que sejam mais bem pagos no Norte do que no Centro.
As condições socioeconómicas do país levam o Governo e empresas a acreditar que há mais capacidade financeira para chamar e reter novos talentos. Essa é também a convicção da recrutadora Michael Page, que elaborou um estudo com as perspetivas salariais das profissões dos diferentes setores de atividade.
Tivemos acesso à análise da consultora e analisou os setores com maior potencial remuneratório na Invicta no da capital. São eles o Marketing, Fiscalidade e Justiça e Engenharia. Na maior parte dos casos, as profissões destes setores, como poderá ver na galeria acima, têm um salário mínimo ou máximo anual (sem bónus ou variações) com um maior potencial no Porto do que em Lisboa.
No caso do Marketing, todos as profissões do setor (funções de marketing, comerciais ou digital) apresentam perspetivas mais risonhas para quem escolhe exercê-las no Norte. No caso da Justiça, apenas algumas carreiras associadas à consultoria empresarial fogem à regra.
Por fim, no que diz respeito à engenharia, tanto as posições de liderança como os níveis mais baixos da profissão são, segundo a Michael Page, mais promissoras para os funcionários da Invicta.
Existem ainda alguns empregos de outras áreas, como o setor Financeiro, Logístico, Secretariado, Tecnologias da Informação e Retalho, que, apesar de pertencerem a setores tendencialmente mais benéficos para a Capital, têm um potencial remuneratório (mínimo, máximo ou ambos) superior no Norte do país. Confira na galeria acima as profissões onde se recebem melhores salários no Porto do que em Lisboa.
Veja também as restantes perspetivas salariais para 2018, setor a setor:
Saúde
Para as profissões relacionadas com a saúde, a Michael Page destaca a “maior confiança para recrutar” e dá conta de “uma procura significativa de profissionais nas áreas de medical affairs e market access, sendo notória uma recuperação face aos anos anteriores nas áreas comercial e de marketing”. As empresas procuram candidatos licenciados em Ciências da Saúde, com conhecimentos de inglês e espanhol. No que toca aos vencimentos entre Porto e Lisboa, existe uma paridade relativamente transversal a todas as funções, com algumas exceções.
Logística
A análise da recrutadora diz que “a procura de profissionais nas áreas de logística tem crescido nos últimos anos e encontra-se atualmente bastante dinâmica na indústria, no retalho e na construção”. A procura por estes profissionais é superior, adianta a Michael Page, à oferta do mercado. Esta tendência deve-se ao facto de cada vez mais a logística e o supply chain serem vistos como fundamentais para o negócio, tanto na indústria como nos serviços. O setor logístico é dos menos assimétricos ao nível salarial, sendo que Lisboa continua a praticar melhores salários do que o Porto.
Engenharia e manufatura
Esta é das áreas com mais urgência em contratar, mas que, “em muitos casos, a procura ultrapassa a oferta”, uma tendência que, diz a recrutadora, “se verifica desde há dois ou três anos e que está para ficar”. Para isso tem contribuído o reforço da capacidade produtiva de muitas multinacionais e, adianta a Michael Page, “o aparecimento de novos projetos e novas empresas de âmbito industrial, bem como a nova vaga de centros de I&D e centros tecnológicos”. Cargos de chefia ou relacionados com I&D são tendencialmente mais bem pagos no Norte.
Fiscalidade e justiça
No mercado da advocacia e consultoria, Lisboa vence o Porto nas remunerações de quase todas as profissões do setor. Por exemplo, um advogado – estagiário ou associado -, pode ganhar o dobro na capital em comparação com a Invicta. Os perfis mais procurados incluem “uma formação académica de excelência nas denominadas universidades de prestígio, complementadas com um bom percurso profissional e com valências ao nível de idiomas”. No chamado mercado de tax (advogados fiscalistas)nota-se “alguma acalmia face a anos anteriores de grande dinamismo”.
Hotelaria, turismo e lazer
O boom turístico dos últimos anos em Portugal faz desta área uma das mais necessitadas de mão-de-obra. “No últimos anos temos assistido ao surgimento de novas funções com enorme preponderância no setor, em que destacamos: revenue manager, e-commerce manager e banquet chef”, aponta a Michael Page sobre os cargos com boas perspetivas neste setor. De acordo com a a análise da empresa de recrutamento, todas as profissões relacionadas com o setor do turismo garantem uma remuneração anual mais significativa em Lisboa do que no Porto.
Tecnologias de informação
Estamos perante uma revolução digital, o que significa que é neste setor que há mais procura e, em muitos casos, os melhores salários. A procura de talentos é transversal a todo o país, o que faz que não haja grandes discrepâncias salariais entre Lisboa e Porto. As perspetivas da Michael Page apontam para melhores salários na capital, salvo uma única exceção – responsável de segurança do sistema informático. No entanto, sublinha a empresa, “as diferenças estão cada vez mais atenuadas, com o crescimento do mercado do Porto e forte investimento de empresas tecnológicas do Norte”.
Finanças
Nesta área, procuram-se “perfis financeiros, nomeadamente em funções de controlling, contabilidade, tesouraria e direção financeira”. Excluindo as funções de controlo, existem assimetrias claras nos salários previstos para este ano entre Norte e Sul. Para um diretor administrativo financeiro, a Michael Page prevê um salário anual de 80 mil euros em Lisboa e 60 mil euros no Porto. O mesmo acontece com responsáveis de estratégia ou responsáveis de fusões e aquisições, em que ambas as profissões auferem mais dez mil euros na capital do que na Invicta.
Retalho
A proliferação das lojas de proximidade e a quota de mercado cada vez maior do e-commerce tem provocado alterações neste setor. “Ao nível do recrutamento, os perfis mais procurados são direcionados para o digital, de business analyst ou de TI”, mas também “uma maior preocupação das empresas em ter um departamento de recursos humanos mais completo ao nível da formação e carreiras”. Segundo as perspetivas da Michael Page, as diferenças remuneratórias são quase abismais em algumas profissões entre Lisboa e Porto, sempre a favor da capital.
Vendas e marketing
“Os candidatos querem segurança no emprego e desenvolvimento de carreira e, como consequência, darão prioridade às oportunidades em que o salário possua uma componente fixa mais atrativa, preferível a um bónus reconfortante”, considera a Michael Page na análise a um dos setores onde se notam grandes diferenças salariais, quase sempre a favor de Lisboa, onde profissões como diretores comerciais chegam a ganhar mais 30 mil euros de remuneração do que o Porto ao fim de um ano. O mesmo se aplica a diretores de marketing e gestores de vendas.
Banca e serviços financeiros
Para o universo dos créditos e empréstimos, a Michael Page prevê “uma consolidação da confiança” no setor financeiro para 2018, destacando um foco cada vez maior “no cliente particular relativamente à concessão de crédito”. Para quem procura integrar o mundo da banca, Lisboa é apontada como o melhor sítio para o fazer. A maioria das funções tem um melhor salário (com diferenças entre os cinco e os 15 mil euros) na capital do que no Porto, que apenas consegue igualar o nível salarial em duas profissões: responsável por modelos financeiros e analista de crédito.
Recursos humanos
“Os cargos e respetivas remunerações dos recursos humanos irão variar de acordo com as áreas de negócio, volume de faturação, número de colaboradores, bem como a sua localização e âmbito”, adianta a Michael Page na análise ao setor onde Lisboa volta a ser beneficiada. Nesta área profissional, e tal como acontece na banca, o Porto apenas consegue igualar a qualidade salarial alfacinha em funções: gestor de operações de RH e gestor de compensações e benefícios. Todos os outros cargos são, segundo a Michael Page, mas bem pagos na capital.
Secretariado
“Ao contrário do que se pensava as funções de suporte continuam a ter uma grande relevância na maioria das empresas. O que mudou foi o nível de especialização de cada perfil, já não existindo uma procura tão grande de perfis generalistas administrativos. Uma das funções mais em voga neste momento em Portugal é a função de office manager”, sublinha a Michael Page sobre o setor que prevê como um dos mais justos ao nível salarial. As remunerações em Lisboa, na maioria dos cargos desta área profissional, são superiores às praticadas no Porto.
Veja as imagens. Estas profissões são mais bem pagas no Porto do que em Lisboa:
(cont.)