Prepare-se para descobrir os usos e benefícios do bicarbonato de sódio. A fórmula molecular do bicarbonato de sódio é NaHCO3, é um composto químico natural e classificado como um sal. O bicarbonato de sódio é uma substância alcalina (de pH alto) que se dissolve na água e pode ser usado para combater a acidez estomacal, clarear os dentes, limpar a garganta e melhorar o rendimento nos treinos. É daqueles produtos “mágicos” que parecem ter superpoderes. A sua utilidade é incomum, pois serve para os mais variados fins.
É um produto que convém ter por casa pois, se o bacalhau é o fiel amigo que permite 1001 receitas, o bicarbonato de sódio é o amigo leal que permite 1001 utilidades, desde a saúde à limpeza. São inúmeros os usos que pode dar a este maravilhoso produto. Conheça os principais usos e benefícios do bicarbonato de sódio.
Leia também: Óleo de coco: saiba como consumir e conheça os benefícios
Descubra os principais usos e benefícios do bicarbonato de sódio

Química
A química pode não ser uma disciplina do saber que agrade a toda a gente, mas é uma área importante. É possível, por exemplo, medir o grau de acidez através do nível de pH. Os ácidos apresentam o nível de pH mais baixo (estando entre 1 e 5), já as bases (ou as substâncias alcalinas) apresentam um pH mais elevado (estando entre 9 e 14). As substâncias neutras estão naturalmente no meio (entre 6 a 8).
O bicarbonato de sódio é um produto verdadeiramente especial. Isso mesmo pode ser constatado pela versatilidade, pelos diferentes usos que lhe dão. Sendo ele uma substância alcalina (contém nível alto de pH), é um produto que pode, por exemplo, neutralizar substâncias ácidas. As substâncias alcalinas são usadas para reduzir substâncias muito ácidas e o inverso também acontece.

Benefícios do bicarbonato de sódio
Bicarbonato de sódio emagrece?
Embora haja teses que liguem este produto com outros ingredientes (entre eles o limão ou o vinagre de maçã) a uma estratégia para emagrecer, a verdade é que para já não há evidências científicas de que o consumo do bicarbonato realmente assegure esse emagrecimento.
Bicarbonato de sódio previne o cancro?
Essa é uma crença que se pode revelar perigosa, se não for suportada por evidências científicas. Ainda não há provas de que as propriedades alcalinizantes do bicarbonato de sódio contribuam para uma redução dos riscos de se ter cancro.
Apesar das células cancerígenas terem um pH mais ácido, as células comuns são neutras, tal como o sangue. Dos estudos efetuados, não há evidências que demonstrem que a alcalinização das células leve a uma prevenção do cancro ou sequer leve a que as mutações das células cancerígenas sejam revertidas.

Bicarbonato de sódio reduz acidez bucal?
Bochechar com bicarbonato de sódio reduz a acidez na boca, podendo ajudar pessoas que sofram de refluxo. Mesmo crianças com estomatite podem ver neste produto um precioso aliado.
Bicarbonato de sódio melhora a saúde bucal?
É um facto que reduz a acidez na boca. Todos os problemas que são causados por um pH muito ácido na boca beneficiam da atuação alcalina do pH, nomeadamente problemas como a halitose. Esta relação causa efeito pode até contribuir para o bicarbonato de sódio levar a um ligeiro branqueamento.
Leia também: O que acontece se beber uma colher de sopa de vinagre de maçã por dia?
Bicarbonato de sódio combate a acidez estomacal?
O bicarbonato de sódio pode ser consumido por pessoas com problemas de digestão, pois ao ser usado como antiácido, neutraliza o ácido clorídrico, melhorando a digestão. Não podendo ser solução para tudo, existem problemas em que o bicarbonato de sódio pode mesmo ser a solução.

Bicarbonato de sódio ajuda a prevenir e a tratar pedras nos rins?
Pessoas com pedras nos rins que sejam formadas por oxalato de cálcio podem beneficiar indiretamente da ajuda do bicarbonato de sódio. Num processo a longo prazo, é possível reduzir a formação de carbonato de cálcio e a sua excreção pelos rins (logo é possível reduzir esse tipo de pedra) por via da alcalinização proporcionada pelo bicarbonato de sódio.
Bicarbonato de sódio contribui ou ajuda no processo da acidose metabólica?
Uma ingestão excessiva de ácidos ou um desequilíbrio do metabolismo estão na origem da chamada acidose metabólica. Este estado grave, em que o pH do sangue baixa, leva a uma respiração mais rápida e profunda, podendo desencadear uma sobrecarga dos rins. O corpo, por si só, normalmente consegue regular a acidez menor. Se a acidose ocorre, é indicador que há problemas mais sérios no organismo.

Recomendação
A saúde é das áreas do saber aquela em que se deve ser mais cuidadoso. Existe muita informação contrária, em diferentes artigos espalhados pela internet, por isso deve sempre consultar o seu médico, antes de realizar qualquer opção.
A automedicação não é a melhor escolha, pois uma pessoa deve ter em conta diferentes variáveis, nomeadamente história de vida, histórico de doenças, doenças de familiares, alergias… Por isso, deve sempre ser contactado o médico de família, pois ele tem acesso a um ficheiro com uma informação mais completa sobre a pessoa.