O café é uma bebida super completa e repleta de benefícios. Descubra quais são os 10 principais benefícios do café. O café é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo. O seu aroma e o seu sabor contribuem em grande parte para esse facto. Além disso, este líquido é capaz de fazer muito pelo nosso corpo, nomeadamente dar-nos mais energia para enfrentar o dia e todas as tarefas que temos pela frente.
Certamente que essa não é uma novidade para si. Contudo, será que conhece mesmo todas as vantagens que o café tem para o bem estar do seu organismo? Fique a saber, lendo o artigo a seguir.
Os 10 principais benefícios do café
1 – Melhorar a concentração
Um estudo da London School of Hygiene and Tropical Medicine concluiu que a cafeína ajuda a melhorar a memória e a concentração dos trabalhadores, além de evitar o número de erros cometidos no trabalho.
Para aumentar a capacidade de atenção, memória e concentração, de adultos e crianças, é aconselhável o consumo diário de até 4 chávenas de 200 ml de café.

2 – Prevenir o mau hálito
O consumo do café, a longo prazo, pode trazer vários benefícios. Segundo um estudo israelita, da Universidade de Tel Aviv, determinadas substâncias presentes na composição do café bloqueiam o desenvolvimento das bactérias causadoras do mau hálito. Alguns destes componentes fazem parte da produção de chicletes que evitam a halitose, por exemplo.
3 – Melhorar a memória
De acordo com um estudo de cientistas da Universidade Johns Hopkins, 2 chávenas de café podem melhorar e muito a memória. A pesquisa teve por base um teste de memória feito a 160 voluntários, em 24 horas. A conclusão de Michael Yassa, líder do estudo, foi que a cafeína é benéfica para a memória a longo prazo, pois melhora o processo de consolidação da memória.

4 – Melhorar o desempenho em exercícios
A ação estimulante da cafeína vai contribuir para uma prática de atividade física mais eficaz. O café estimula a ação dos músculos em exercícios prolongados, passando assim o corpo a usar a gordura como fonte de energia, no lugar dos açúcares presentes nos hidratos de carbono.
O café também diminui a sensação de fadiga, melhorando o rendimento físico. Isto, porque há um aumento da força muscular, que permite um maior grau de carga e as repetições da execução da atividade.
5 – Evitar a depressão feminina
Um estudo da Harvard School of Public Health concluiu que as mulheres que tomam café correm menos riscos de desenvolverem depressão. Segundo a pesquisa, o índice de manifestação da doença é 20% menor em grupos de mulheres que consomem 4 ou mais chávenas por dia.

6 – Ajudar a emagrecer
Muitos estudos indicam que o consumo de café favorece a perda de peso. Isso acontece, porque a cafeína faz com que o café tenha uma ação termogénica, que aumenta o gasto de calorias e a eliminação de gordura.
7 – Ajudar na prevenção do cancro do fígado
Investigadores italianos demonstraram que a ingestão de café diminui em 40% o risco de vir a ter cancro do fígado. Ao ingerir 3 chávenas de café, diariamente, reduz-se para 50% o risco de vir a desenvolver este tipo de cancro.
O estudo avaliou 3156 casos de cancro do fígado, entre 1996 e 2012. O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças alertou que o cancro do fígado é a terceira principal causa de morte por cancro em todo o mundo.
8 – Prevenir a morte por cirrose
Um estudo da Universidade Nacional de Singapura, feito com 63 mil pessoas, concluiu que tomar 2 ou mais chávenas de café, diariamente, pode diminuir o risco de morte por cirrose.

9 – Proteger o sistema respiratório
Muitos estudos, como o que foi realizado pela Cochrane Database Review em 2010, concluíram que o café apresenta um efeito broncodilatador, importante para a prevenção ou controlo da asma. Além disso, o café diminui ainda a fadiga dos músculos respiratórios.
10 – Ajuda a viver por mais tempo
Um estudo publicado no New England Journal of Medicine destaca uma pesquisa que durou 4 anos e que foi levada a cabo por investigadores norte-americanos. Essa pesquisa sugere que as pessoas que consomem café de modo regular podem viver por mais tempo.
O estudo concluiu que os homens que tomavam 6 chávenas ou mais de café por dia, tinham um índice de mortalidade 10% mais baixo, do que os que ingeriam menos café. Quanto às mulheres, elas apresentaram um índice 15% menor, consumindo a mesma quantidade.
Leia também
Comentários 1