Início Saúde Previna doenças comendo açafrão

Previna doenças comendo açafrão

A curcumina e outras propriedades tornam este produto muito valioso para a sua saúde. Agora já sabe, previna doenças comendo açafrão.

Previna doenças comendo açafrão
Previna doenças comendo açafrão

Previna doenças comendo açafrão. O açafrão-da-índia contém propriedades medicinais e a curcumina permite tornar este alimento num poderoso e precioso aliado da saúde que tanto pode ser consumido em pó, como em raíz. A curcumina contém propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que tornam o açafrão um precioso aliado na prevenção e/ou combate a diversas doenças, nomeadamente, a diabetes, o cancro, o Alzheimer, as doenças cardíacas e outras. Açafrão, um alimento especial para prevenir diversas doenças.

O açafrão é uma especiaria proveniente da flor da planta conhecida por Crocus sativus. Sendo nativa do sudoeste da Ásia, esta planta foi cultivada na Grécia. O açafrão, enquanto especiaria, é cor laranja e concede às criações um aroma, um sabor e uma cor distintas.

Mas o açafrão, sendo bastante apreciado pela sua versatilidade (podendo enriquecer diversos pratos e até licores e sobremesas como doces e bolos), é um tempero bastante caro! O chá de açafrão é feito com as folhas da planta de açafrão e possui um sabor forte, terroso, algo picante e exótico. Este chá, que é uma boa fonte de nutrientes, vitaminas e minerais, está associado a diversos benefícios para a saúde.


Leia também: O que acontece se beber água morna com limão todas as manhãs?


Previna doenças comendo açafrão

Previna doenças comendo açafrão
Previna doenças comendo açafrão

Benefícios

– Os benefícios de um consumo regular de açafrão são vários e fazem com que se constate como pode ser valioso integrá-lo na nossa dieta.

– Por ajudar a reduzir os níveis de cortisol e de stress e por aumentar a quantidade de estrogénio, o açafrão alivia a tensão pré-menstrual e o desconforto menstrual.

– Os seus antioxidantes tornam o açafrão um aliado que ajuda a reduzir o colesterol mau e o nível de triglicerídeos.

– O açafrão ajuda a proteger as células nervosas e, por evitar a ação dos radicais livres, promove a regeneração dos nervos. Desta forma, o açafrão é tido como um alimento que atua no sentido de prevenir problemas de saúde como o cancro e a doença de Alzheimer.

– O processo de aprendizagem e de retenção do conhecimento também é melhorado. Além de reduzir o stress, protege o sistema nervoso central e melhora a memória.

– O açafrão é um produto que estimula a produção da serotonina, por isso combate a depressão e revela-se precioso para o seu bem-estar. Por aumentar a quantidade de serotonina presente no cérebro, também contribui para um melhor controlo do apetite, o que representa um precioso auxílio no processo de emagrecimento.

– O açafrão é ainda rico em magnésio, em alfa e betacaroteno, o que contribui para esta especiaria revelar-se valiosa ao ajudar a fortalecer os ossos e o tónus muscular.

– É afrodisíaco, além de ajudar a prevenir a ejaculação precoce também combate problemas de infertilidade.

Previna doenças comendo açafrão
Previna doenças comendo açafrão

Gastronomia

O açafrão é uma especiaria que tem vindo a enriquecer diversas receitas provenientes de todo o mundo. As suas características únicas tornam o açafrão num produto bastante desejado. Uma especiaria atrativa para o paladar e atraente pela cor amarela que confere às criações gastronómicas.

Previna doenças comendo açafrão
Previna doenças comendo açafrão

Lombos de tamboril com molho de açafrão

Ingredientes

– 1,5 kg de lombos de tamboril

– Sal e pimenta, q. b.

– 4 c. de sopa de azeite

– 3 dentes de alho

– 1 cebola pequena

– 1 c. de café de açafrão em pó

– 1 c. de sopa de licor de laranja amargo

– 3 c. de sopa de natas / creme de leite

Modo de Preparação

– Lave bem os lombos de tamboril, seque-os e tempere com sal e pimenta.

– Numa frigideira grande, aqueça o azeite e junte o alho e a cebola picada. Mexa bem.

– Adicione os lombos de tamboril e o açafrão. Tape e deixe cozinhar.

– Acrescente o licor e as natas. Deixe ferver um pouco.

–  Transfira o peixe para um prato e acompanhe com massa e uma salada de tomate.

Remédio caseiro

Uma receita de chá de açafrão com limão pode ser útil e funcionar como um bom remédio caseiro para combater resfriados e gripes. Nada como um bom chá, bem quentinho para combater com antecedência um problema que pode limitar uma pessoa por alguns dias.

Previna doenças comendo açafrão
Previna doenças comendo açafrão

Receita de chá de açafrão (com limão)

Ingredientes

– 1 limão (apenas o sumo)

– 1 pau de canela

– 500ml de água

– 1 c. de sopa com açafrão em pó


Leia também: Batata-doce: 10 benefícios para a saúde


Modo de Preparação

– Coloque a ferver a água, juntamente com o pau de canela.

– Desligue o lume no momento da água ferver e junte o açafrão em pó.

– Misture e envolva bem até ficar dissolvido.

– Acrescente o sumo de limão e mexa bem.

– Transfira o chá para outro recipiente.

– Está pronto a consumir!

Previna doenças comendo açafrão
Previna doenças comendo açafrão

Efeitos colaterais do chá de açafrão

É importante informar que mulheres grávidas e lactantes integram um grupo que não deve consumir açafrão, seja em especiaria ou em chá (estes podem levar ao aborto!). No grupo também estão pessoas com problemas cardíacos ou com pressão arterial baixa.

Existem alguns sintomas que não sendo frequentes podem advir do consumo (maioritariamente quando é feito em excesso) deste chá, nomeadamente tonturas, náuseas e vómitos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.