Há várias maneiras de tentar evitar o excesso de colesterol… O colesterol é uma gordura natural que assume funções importantes no organismo. Porém, se essa substância existir no nosso corpo em níveis muito elevados, especialmente o colesterol mau (LDL), há problemas de saúde que podem começar a manifestar-se, como ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais (AVCs).
Há várias maneiras de tentar evitar o excesso de colesterol. Uma delas é procurar fazer uma alimentação variada e equilibrada, com alimentos com nutrientes e propriedades capazes de prevenir a subida de colesterol e, consequente, uma série de problemas de saúde.
Leia também: As 7 melhores leguminosas para a saúde
8 alimentos que ajudam a prevenir o excesso de colesterol

Frutas vermelhas
Frutas como framboesa, amora, mirtilos, goji, cereja, açaí e morango ajudam a controlar os níveis de colesterol no sangue, prevenindo assim problemas como a hipertensão arterial. No geral, estes alimentos são capazes de relaxar as artérias e melhorar a saúde cardiovascular. Portanto, sempre que possível e na sua época, consuma estes produtos.

Peixe (salmão, atum, sardinha)
Estes peixes são especialmente ricos em ómega-3, uma gordura benéfica, pois reduz a fixação de colesterol LDL nas paredes das artérias. Logo, previne a formação de placas de gordura, responsáveis pelo entupimento de artérias que provoca, nomeadamente, os AVC.
Além de privilegiar estas proteínas, é também importante cozinhá-las assadas, grelhadas e cozidas.

Chá verde
Talvez não saiba, mas beber frequentemente chá verde ajuda a prevenir e a controlar doenças cardiovasculares. Como é rico em epigalocatequinas (EGCG), este chá é um poderoso antioxidante que ajuda a diminuir os níveis de colesterol total e LDL. Inclua na sua dieta diária duas a três chávenas deste chá por dia.

Chocolate amargo
Uma boa notícia para os fãs deste ingrediente. Rico em polifenóis e antioxidantes, o chocolate negro, por exemplo, aumenta os níveis de colesterol, mas do bom, o HDL. Deste modo, as plaquetas não se unem, mantendo as artérias desobstruídas.
Contudo, tenha em atenção que estes benefícios são colhidos em chocolate amargo (com 70% cacau). As outras versões de chocolate não produzem os mesmos efeitos.

Abacate
Os benefícios deste alimento já são conhecidos de muitos. Trata-se de uma fonte de gordura monoinsaturada, a qual ajuda a reduzir o colesterol LDL e a aumentar o HDL. Tal, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares.
Além disso, o abacate possui elevados níveis de beta-sitosterol, um fitosterol que reduz a quantidade de colesterol absorvida dos alimentos. Para incluir este alimento na sua dieta, pode juntá-lo às suas saladas preferidas, barrar em tostas ou comer assim, simplesmente.

Alho
Este ingrediente está presente na nossa alimentação diária e ainda bem. O alho contém aliina e alicina, antioxidantes que ajudam a diminuir o colesterol e a reduzir a pressão arterial. Sempre que possível, inclua este ingrediente no tempero das suas refeições.

Azeite
Outro produto que está presente na nossa dieta diária, nomeadamente no processo de confeção das refeições, é o azeite. Esta é uma fonte de ómega-9 (gordura monoinsaturada) e ácidos fenólicos com função antioxidante.
Leia também: O melhor guia para escolher, saborear e conservar azeite
Assim, um consumo regular e moderado de azeite pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares e controlar a pressão arterial e o colesterol. Prefira sempre esta gordura na hora de preparar e temperar os seus pratos e refeições.

Vinho tinto
Também pode ser surpreendente, mas o vinho tinto consegue mesmo ajudar a prevenir o colesterol. O vinho possui resveratrol, uma substância que contribui para a redução do colesterol, além de ter um efeito antioxidante.
Se as partículas de LDL não oxidarem, elas não se irão fixar na parede dos vasos, evitando o mau colesterol. Contudo, há que consumir com moderação, de modo a não provocar outros problemas de saúde.