A Praia da Ursa localiza-se perto do Cabo da Roca no concelho de Sintra. Dada a proximidade é também a praia mais ocidental da Europa. Foi considerada pelo Guia Michelin uma das praias mais bonitas do mundo. Tida como uma das mais belas do país, o seu acesso é muito difícil e perigoso. Na estrada, próximo do Cabo da Roca, uma placa sinaliza o seu nome – seguindo a pé por um caminho de terra atinge-se um local ermo onde se encontra uma placa com a indicação Praia não vigiada.

A partir daí toma-se um carreiro, à esquerda, que percorre a encosta em zigue-zagues até à praia. Este é o melhor caminho ( o que segue em frente e aparente ser o principal, pois é mais largo, exige dotes de alpinista).

Aconselhável seguir sempre acompanhado. Uma vez no areal, a vista é assombrosa, com as colossais pedras da Ursa e Gigante a marcarem a linha da costa. Durante a baixa-mar é possível descobrir enseadas contíguas – a Palaia, a sul, onde são frequentes os pescadores de percebes, e a Pesqueiro do Abrigo, a norte.

Prepare-se para uma hora de caminhada (hora e meia para o regresso), equipando-se devidamente com um bom par de botas, comida e bebida. A Praia da Ursa é a mais ocidental da Europa e é um local selvagem de rara beleza, fruto de milhões de anos de erosão provocada pela força do oceano atlântico. Escarpas pontiagudas entre falésias, cascatas, um pequeno areal e inúmeras rochas trazidas pelo mar fornecem um manancial quase inesgotável de imagens arrebatadoras.
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
Olá,
Recomendo vivamente o seu blog/site.
Gostei muito do seu Post.
Obrigado
Pedro Miguel