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Para poupar na oficina evite estes 12 erros de condução

O principal inimigo do nosso carro são os nossos vícios de condução. Se quer poupar na oficina evite estes 12 erros de condução.

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7 – Uso excessivo do acelerador

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Para poupar na oficina evite estes 12 erros de condução – Photo by Matthew Henry on Unsplash

Acelerar a fundo também não contribui para a boa saúde do carro, especialmente se o fizer nos primeiros minutos de viagem, quando o motor ainda não está quente.

8 – Uso agressivo da caixa

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Para poupar na oficina evite estes 12 erros de condução – Photo by Tommy Pequinot on Unsplash

E, como para cada ação existe uma reação, a caixa é outro elemento a sofrer com a condução agressiva. Ou apenas desatenta…

Use a mudança certa para o regime em que está: mudanças altas a baixas velocidades danificam as cabeças dos cilindros. Inversamente, um regime muito elevado provoca, mais uma vez, o desgaste que queremos evitar.

9 – Uso bruto da caixa

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Para poupar na oficina evite estes 12 erros de condução – Photo by Wander Fleur on Unsplash

Passagens brutas entre primeira e marcha-atrás são outro gesto a evitar. Passar de marcha-atrás para primeira, ou vice-versa, depressa demais danifica o sistema de transmissão. Acontece sobretudo quando estacionamos e queremos ser rápidos.

10 – Uso prolongado do travão numa descida

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Para poupar na oficina evite estes 12 erros de condução – Photo by Samuel Foster on Unsplash

A melhor solução numa descida é sempre controlar a velocidade através da caixa. Reserve o travão para momentos em que realmente necessita dele.

Caso contrário irá chegar ao fim da descida com os discos em brasa. O resultado é uma visita prematura à oficina para trocar pastilhas e discos.

11 – Não deixar o turbo arrefecer

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Para poupar na oficina evite estes 12 erros de condução – Photo by why kei on Unsplash

Se o seu carro tem um turbocompressor, é uma boa ideia deixá-lo arrefecer antes de desligar completamente o motor. Deixe o motor em ponto-morto durante um minuto para a lubrificação do turbo funcionar algum tempo.

A bomba de óleo só funciona enquanto o motor trabalha e temos que dar tempo à turbina para que seja lubrificada. Além de se preocupar com este gesto quando termina uma viagem, lembre-se dele também em paragens rápidas.

Numa estação de serviço, por exemplo, depois de conduzir a um velocidade comum em auto-estrada não desligue imediatamente o carro.

12 – Condução prolongada com o combustível na reserva

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Para poupar na oficina evite estes 12 erros de condução – Photo by William Bayreuther on Unsplash

Há vários motivos que aconselham a não conduzir com o depósito quase vazio. Nenhum combustível está livre de detritos que se acumulam no fundo do depósito e irão entrar no sistema.

E o combustível também funciona como uma forma de lubrificante, função que não pode realizar se não estiver presente. Se a bomba não estiver submersa irá aquecer e aumentar a fricção.

Fonte: Goodyear, Quilómetros que Contam
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