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Para poupar na oficina evite estes 12 erros de condução

O principal inimigo do nosso carro são os nossos vícios de condução. Se quer poupar na oficina evite estes 12 erros de condução.

Para poupar na oficina evite estes 12 erros de condução

O principal inimigo do nosso carro são os nossos vícios de condução. Se quer poupar na oficina evite estes 12 erros de condução.

A partir do momento em que agarramos pela primeira vez num carro, todos nós começamos a criar maus hábitos. Não há nenhum condutor que não tenha desenvolvido um qualquer vício que acabará por levar o carro à oficina.

São gestos muito pequenos, nenhum dura mais do que alguns segundos, mas acabam por ter um impacto fulcral na vida do nosso automóvel.

Antes de ir para a estrada, saiba que erros levam a gastos desnecessários:

1. Ligar o carro e iniciar imediatamente a marcha

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Para poupar na oficina evite estes 12 erros de condução – Photo by Courtney Corlew on Unsplash

É verdade que os motores modernos são cada vez mais ágeis, mas também precisam de tempo para acordar. Durante os primeiros 10 a 20s depois de dar à chave, o óleo está a ser bombeado para os pontos onde será necessário.

Se estiver muito frio, conforme o óleo que estiver a usar, poderá demorar mais pois o fluido está espesso. Já em circulação, espere alguns minutos para que o motor chegue à temperatura ideal antes de acelerar a fundo.

2 – Descansar a mão na alavanca das mudanças

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Para poupar na oficina evite estes 12 erros de condução – Photo by Daniela Cuevas on Unsplash

Os garfos de seleção são desenhados para fazer contacto com as mudanças por um período muito curto. Ao deixarmos a mão na alavanca, estamos a pressionar os garfos contra as peças em rotação, resultando em desgaste desnecessário.

3 – Deixar o carro engatado em paragens no trânsito

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Para poupar na oficina evite estes 12 erros de condução – Photo by Elena Saharova on Unsplash

Ainda na caixa de velocidades, ao pressionarmos a embraiagem com a mudança engatada, estamos a aumentar o tempo de contacto entre as peças. É mais um caso de desgaste inútil, numa situação que pode ser tratada de outra forma.

4 – Pisar a embraiagem numa subida

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Para poupar na oficina evite estes 12 erros de condução – Photo by Erik Witsoe on Unsplash

O mesmo se passa com o famoso ponto de embraiagem: prefira sempre o travão de mão se possível. Use o seu juízo em cada situação mas recorde-se sempre que está a trocar longevidade por comodidade.

5. Descansar o pé na embraiagem

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Para poupar na oficina evite estes 12 erros de condução – Photo by Marvin Meyer on Unsplash

Conforme o curso do pedal do seu carro, deixar o pé na embraiagem, mesmo que levemente, é uma má ideia. O prato fica pressionado contra a embraiagem e, novamente vocês já sabem, entra em cena o maldito desgaste.

6 – Uso agressivo dos travões

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Para poupar na oficina evite estes 12 erros de condução – Photo by Matheus Ferrero on Unsplash

Todos temos aqueles dias nervosos, quando só nos apetece passar à frente daquele carro lento que vai à nossa frente. Mas, quando o fazemos, logo de seguida aparece um semáforo que nos obriga a travar a fundo.

Para além da segurança que estamos a esquecer, também o carro sofre com esta condução agressiva. Desgaste prematuro dos travões e dos pneus e aumento do consumo de combustível são motivos suficientes para acalmar a condução.

7 – Uso excessivo do acelerador

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Para poupar na oficina evite estes 12 erros de condução – Photo by Matthew Henry on Unsplash

Acelerar a fundo também não contribui para a boa saúde do carro, especialmente se o fizer nos primeiros minutos de viagem, quando o motor ainda não está quente.

8 – Uso agressivo da caixa

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Para poupar na oficina evite estes 12 erros de condução – Photo by Tommy Pequinot on Unsplash

E, como para cada ação existe uma reação, a caixa é outro elemento a sofrer com a condução agressiva. Ou apenas desatenta…

Use a mudança certa para o regime em que está: mudanças altas a baixas velocidades danificam as cabeças dos cilindros. Inversamente, um regime muito elevado provoca, mais uma vez, o desgaste que queremos evitar.

9 – Uso bruto da caixa

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Para poupar na oficina evite estes 12 erros de condução – Photo by Wander Fleur on Unsplash

Passagens brutas entre primeira e marcha-atrás são outro gesto a evitar. Passar de marcha-atrás para primeira, ou vice-versa, depressa demais danifica o sistema de transmissão. Acontece sobretudo quando estacionamos e queremos ser rápidos.

10 – Uso prolongado do travão numa descida

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Para poupar na oficina evite estes 12 erros de condução – Photo by Samuel Foster on Unsplash

A melhor solução numa descida é sempre controlar a velocidade através da caixa. Reserve o travão para momentos em que realmente necessita dele.

Caso contrário irá chegar ao fim da descida com os discos em brasa. O resultado é uma visita prematura à oficina para trocar pastilhas e discos.

11 – Não deixar o turbo arrefecer

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Para poupar na oficina evite estes 12 erros de condução – Photo by why kei on Unsplash

Se o seu carro tem um turbocompressor, é uma boa ideia deixá-lo arrefecer antes de desligar completamente o motor. Deixe o motor em ponto-morto durante um minuto para a lubrificação do turbo funcionar algum tempo.

A bomba de óleo só funciona enquanto o motor trabalha e temos que dar tempo à turbina para que seja lubrificada. Além de se preocupar com este gesto quando termina uma viagem, lembre-se dele também em paragens rápidas.

Numa estação de serviço, por exemplo, depois de conduzir a um velocidade comum em auto-estrada não desligue imediatamente o carro.

12 – Condução prolongada com o combustível na reserva

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Para poupar na oficina evite estes 12 erros de condução – Photo by William Bayreuther on Unsplash

Há vários motivos que aconselham a não conduzir com o depósito quase vazio. Nenhum combustível está livre de detritos que se acumulam no fundo do depósito e irão entrar no sistema.

E o combustível também funciona como uma forma de lubrificante, função que não pode realizar se não estiver presente. Se a bomba não estiver submersa irá aquecer e aumentar a fricção.

Fonte: Goodyear, Quilómetros que Contam
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