Início Saúde Posso beber vinho tinto com tensão alta?

Posso beber vinho tinto com tensão alta?

O vinho tinto é uma bebida fantástica que é muitas vezes celebrada pelos diversos benefícios que gera na saúde. Posso beber vinho tinto com tensão alta?

beber vinho tinto com tensão alta
Posso beber vinho tinto com tensão alta?

Posso beber vinho tinto com tensão alta? O vinho tinto é uma bebida fantástica que é muitas vezes celebrada pelos diversos benefícios que gera na saúde. Esta bebida, que é frequentemente consumida à refeição, está na origem de um fortalecimento do nosso organismo.

Contudo, há casos especiais que merecem a devida atenção. Por exemplo, será que as pessoas que têm a tensão alta devem acompanhar a refeição com um copo de vinho?

beber vinho tinto com tensão alta
Posso beber vinho tinto com tensão alta?

Posso beber vinho tinto com tensão alta?

O vinho tinto

Devendo sempre seguir-se as recomendações do médico, a verdade é que um copo de vinho à refeição não prejudica ninguém, mesmo quem tem tensão alta. O vinho contém propriedades que se revelam bastante benéficas para a saúde.


Leia também: Beber vinho tinto impede o efeito dos medicamentos?


O vinho é benéfico mesmo para quem sofre de doenças crónicas. Tal tem sido defendido em diferentes estudos científicos. O vinho tinto contém polifenóis. Estes micronutrientes (também presentes nas uvas, principalmente na sua pele e nas sementes) revelam-se extremamente preciosos pela ação antioxidante que exercem no organismo. Entre os polifenóis, há os flavonóides e o resveratrol. Dois componentes importantes que ajudam na proteção da nossa saúde.

beber vinho tinto com tensão alta
Posso beber vinho tinto com tensão alta?

Benefícios

Vários estudos científicos defendem que o consumo moderado e regular de vinho tinto gera diversos benefícios para a saúde. A grande maioria dos estudos associa os benefícios à presença do resveratrol na bebida. Ele gera ação antioxidante e cardioprotetora. A recomendação diária é de dois copos de vinho tinto para os homens e de um copo de vinho tinto para as mulheres.

O consumo diário e regrado de vinho tinto reduz a probabilidade de sofrer de diversos males. Existem vários benefícios associados ao consumo regular e moderado de vinho tinto, nomeadamente prevenir e tratar diversas doenças. Por contribuir para o combate do mau colesterol (LDL) e para o aumento do colesterol bom (HDL), o vinho tinto previne a aterosclerose.

Por combater o colesterol, o consumo regular e moderado de vinho tinto também é associado à redução dos problemas cardíacos, tornando menos provável sofrer de um enfarte. Sendo o vinho tinto rico em potássio, ele ajuda no controlo da tensão arterial. Também pelo seu poder antioxidante, a bebida previne tromboses, derrames e acidentes vasculares cerebrais (AVC).

beber vinho tinto com tensão alta
Posso beber vinho tinto com tensão alta?

Questões

Será que o consumo de vinho interfere na vida dos hipertensos? Será que as pessoas que têm pressão alta podem beber vinho? O que é tensão alta? O vinho é um inimigo da tensão alta?

A tensão arterial

A tensão arterial é desencadeada pelo sangue. Ele exerce essa tensão dentro do corpo, à medida que é bombeado pelo coração. O coração recebe o sangue (devidamente oxigenado) e, posteriormente, bombeia o mesmo para o resto do corpo, fazendo com que ele se movimente pelas artérias e veias.

O sangue precisa de tensão para realizar essa tarefa de forma competente. A tensão deve ser menor que 120/80 mm/Hg (milímetros de mercúrio) ou 12 por 8, como também costuma ser referida a tensão arterial. É tensão alta (ou hipertensão) quando a pressão exercida pelo sangue nas paredes das artérias e veias for superior aos valores mencionados.

beber vinho tinto com tensão alta
Posso beber vinho tinto com tensão alta?

Valores de referência

A pressão é indicada pela unidade milímetros de mercúrio (mm/Hg). Eis, alguns valores de referência:

Pressão arterial normal: menor que 120/80 mm/Hg.

Pré-hipertensão: entre 120 e 129/80 mm/Hg.

Hipertensão estágio 1: entre 130 e 139/89 mm/Hg.

Hipertensão estágio 2: acima de 140/90 mm/Hg.

Crise hipertensiva: valores acima de 180/110 mm/Hg.


Leia também: Descubra o que acontece se beber vinho tinto todas as noites

beber vinho tinto com tensão alta
Posso beber vinho tinto com tensão alta?

Fatores de risco para a elevação da pressão arterial

– Má alimentação;

– Falta de atividade física;

– Consumo de tabaco;

– Sedentarismo;

– Causas genéticas e familiares;

– Consumo excessivo de álcool.

beber vinho tinto com tensão alta
Posso beber vinho tinto com tensão alta?

Conclusão

Se o consumo de vinho tinto for moderado e regular, só traz benefícios à saúde, sendo importante complementar o hábito com uma alimentação saudável, com a prática desportiva regular (3 vezes por semana) e com as 8 horas de sono.

O consumo de vinho tinto é recomendado, mesmo para quem sofre de doenças crónicas. Pessoas que tenham tensão alta também podem beber vinho tinto e usufruir dos seus benefícios.

Contudo, antes de beber, deve consultar o médico, pois ele tem acesso à sua ficha pessoal, histórico do doente e informação relevante sobre os familiares, detalhes que devem ser tidos em conta. Assim, se não existir nenhum inconveniente, aproveite a sua refeição equilibrada na companhia de um saboroso copo de vinho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.