Se quer ter um discurso mais esclarecido e eloquente, tem de conhecer a nossa lista! São palavras caras para eloquentes discursos!
Existem inúmeras palavras no dicionário. Muitas delas são do conhecimento geral, enquanto outras são do conhecimento de um leque mais reduzido de pessoas. Há palavras mais difíceis e menos comuns que costumam ser identificadas como “palavras caras”.
O NCultura tem vindo a publicar uma série de artigos com “palavras caras”. São muitas as pessoas que procuram por “palavras caras” na internet. As palavras caras permitem enriquecer o nosso vocabulário, permitindo que se apresente um discurso mais eficiente. Fique atento ao presente artigo e visite os outros artigos da série de “palavras caras”.
10 palavras caras para eloquentes discursos
1 – Opróbrio
Termo que vem do latim opprobrĭu-, com o mesmo significado. Esta palavra é nome masculino que significa afronta vergonhosa, injúria. Este termo significa vexame, vergonha. Esta palavra significa também desonra. Este termo significa ainda abjeção, ignomínia. Esta palavra ainda significa desprezo.
2 – Ourejar
Termo que vem de “ouro”+”-ejar”. Esta palavra é verbo intransitivo que significa brilhar como o ouro.

3 – Paradoxo
Termo que vem do grego parádoxon, «opinião ao lado de outra», pelo latim paradoxon, «paradoxo». Esta palavra é nome masculino que significa afirmação contraditória que desafia a lógica e o senso comum.
Este termo é figura de retórica que consiste em associar afirmações que aparentemente se revelam contraditórias. Este termo significa situação que vai contra o senso comum e a lógica; absurdo. Este termo significa também coisa incrível. Este termo significa ainda opinião contrária ao sentir comum.
Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente: absurdo, antagonismo, contradição, contrário, ilogismo, oposição.
4 – Reminiscência
Termo que vem do latim reminiscentĭa-, «recordação».
Esta palavra é nome feminino que significa recordação que se guarda de modo inconsciente.
Este termo significa capacidade de guardar e reconstituir ideias, conhecimentos, impressões adquiridas anteriormente, memória. Este termo também significa recordação vaga, lembrança quase apagada.
Na psicologia, este termo significa recordação ou lembrança sem reconhecimento. Este termo significa característica inspirada por uma influência que não é totalmente consciente na criação artística.
Na filosofia, é termo referente a teoria da reminiscência. Em Platão (filósofo grego, 428 – 348 a. C.), este termo significa forma mítica do racionalismo, de acordo com o qual todo o poder de conhecer a verdade é a recordação de um estado antigo em que, vivendo com os deuses, se possuía uma visão direta e imediata das ideias
Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente:
anamnésia, lembrança, memória, recordação, reflexo, vislumbre.

5 – Arrojo
Derivação regressiva de arrojar. Esta palavra é nome masculino que significa ato de arrojar. Este termo significa arremesso; lançamento. Este termo significa também figurado atrevimento; descaramento.
Este termo significa coragem ou ousadia, em sentido figurado. No mesmo sentido figurado, este termo significa animosidade. No plural, arrojos, significa destroços de um naufrágio lançados à praia.
Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente:
arremesso, atrevimento, audácia, afoiteza, animosidade, arremessão, bravura, denodo, destemor, impulso, descaramento, desfaçatez, intrepidez, jáculo, lançadura, lançamento, soltura, ousadia, petulância.
6 – Jáculo
Termo que vem do latim jacŭlu-, «dardo». Esta palavra é nome masculino que significa tiro. Este termo significa arremesso.

7 – Denodo
Denodo é forma do verbo denodar, 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo: “eu denodo”. Derivação regressiva de denodar. Esta palavra é nome masculino que significa desenvoltura; desembaraço. Este termo significa intrepidez; ousadia; bravura; coragem. Este termo significa ainda valor.
Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente: audácia, bizarria, brio, desembaraço, agilidade, ânimo, arrojo, desenvoltura, distinção, intrepidez, valentia, valor, esforço, galhardia, vivacidade.
Existem também termos que podem ser encarados como antónimos desta palavra, como acontece com os seguintes exemplos: cobardia, desbrio, acanhamento, apatia, desvalor, timidez.
8 – Ecuménico
Termo que vem do grego oikoumenikós, «da terra habitada», pelo latim oecumenĭcu-, «ecuménico». Esta palavra é adjetivo que significa relativo à área terrestre que é habitada pelo homem; de âmbito geral; universal.
Este termo, que na Religião se diz de concílio, é frequentemente presidido pelo Papa e toda a Igreja Católica está representada. Ainda na Religião, diz-se do movimento que tende para o ecumenismo, para a união de todas as igrejas cristãs numa só. Este termo significa ainda que congrega pessoas de diferentes ideologias ou credos.
Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente: geral, universal.

9 – Elanguescer
Termo que vem do latim elanguescĕre, com o mesmo significado. Esta palavra é verbo intransitivo que significa enfraquecer; debilitar-se. Este termo significa tornar-se lânguido.
Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente:
enfraquecer, languir.
10 – Impúbere
Termo que vem do latim impubĕre-, com o mesmo significado. Esta palavra é adjetivo e nome de 2 géneros que significa o que ou pessoa que não é púbere; o que ou pessoa que ainda não atingiu a puberdade ou a adolescência; impubescente.
Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente: impubescente.
Este artigo visa estimular a paixão pela língua portuguesa e levar as pessoas a quererem conhecer o significado das palavras e a valorizar o uso do dicionário

NCultura
Se leu “Língua Portuguesa: 10 palavras caras para eloquentes discursos” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário!
Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Língua Portuguesa no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado pela língua portuguesa, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…