Existem erros de português que são tão comuns que até duvidamos que sejam erros quando somos confrontados com eles! Eis 5 erros que mancham a sua reputação!
No presente artigo poderá confirmar 5 erros de português que podem manchar a sua credibilidade. Há erros de português que são frequentemente dados, erros que são tão comuns que acabam por ser repetidos por muita gente. Desta forma, quando somos confrontados com esses erros, até duvidamos.
Será que é mesmo um erro? Mas não foi sempre assim que li e ouvi?! Por vezes, somos confrontados com esse tipo de erros que são frequentemente repetidos que até nos fazem duvidar da credibilidade da fonte. Depois, percebemos que estávamos errados a vida toda! Não acontece com todos, mas é uma reação comum que surge em muitas pessoas.
Descubra erros de português, alguns deles são mesmo erros de palmatória. Por isso, convém ter esta lista em atenção pois estes erros devem ser evitados, pois acabam por prejudicar a mensagem do que dizemos ou escrevemos.
Português: 5 erros que mancham a sua reputação
Erros comuns
Há palavras que são pronunciadas de forma errada, de modo tão frequente, que boa parte das pessoas nem sequer suspeita que está a cometer erros de palmatória. Por vezes, as pessoas até recorrem a palavras inventadas que de tanto ouvirem repetir o erro, acabam por integrá-lo no seu discurso. Apesar das pessoas acharem que as palavras estão corretas, estão longe de o ser.
Alguns dos termos errados surpreendem e “enganam” mesmo as pessoas que não são de andar distraídas. Quer conhecer alguns dos erros mais comuns que estragam a sua reputação? Para conseguir erradicar estes erros do seu quotidiano basta um pouco de estudo para aumentar o seu conhecimento da língua portuguesa.

Imagine o seguinte diálogo entre o Carlos e o Pedro, em que o primeiro convida o segundo a ir beber um café:
Carlos: — Caro amigo, queres ir ao café?
Pedro: — Claro que não! Essas idas ao café para conversar já não representam o povinho português, que é muito retrógado.
Carlos: — Pedro, tem calma. Tens a minha complaciência, eu compreendo que é muito complicado ter um familiar infêrmo.
Pedro: — Tens razão, desculpa. Estou frustrado, deprimido com esta situação. Será um previlégio ter uns minutos de conversa contigo.
Carlos: — Não tens de pedir desculpa. Compreendo a tua situação, mas é uma perca de tempo estar agarrado a pensamentos negativos.
Neste curto e simples diálogo, podemos encontrar 5 erros comuns que estragam a reputação dos intervenientes e que, se forem repetidos por qualquer um de nós, revelam-se destrutivos para a nossa reputação. Os erros sublinhados são: retrógado, complaciência, enfêrmo, previlégio e perca.

5 erros de português que abalam a credibilidade
- Retrógado
- Complaciência
- Infêrmo
- Previlégio
- Perca
Definição de conceitos
Retrógrado (Retrógado)
Termo que vem do latim retrogrădu-, com o mesmo significado. Este termo é adjetivo que significa que retrógrada, isto é, que anda ou se realiza para trás. Um retrógrado é alguém que se opõe ao progresso.
Na Astrologia, diz-se retrógrado do movimento dos astros que parece realizar-se contra a ordem dos signos, isto é, de oriente para ocidente (no hemisfério norte) e vice-versa (no hemisfério sul). Na Geometria, diz-se retrógrado do movimento circular no sentido do movimento dos ponteiros de um relógio.
Retrógrado é nome masculino que significa indivíduo que defende princípios conservadores ou que se opõe ao progresso; indivíduo reacionário.
Retrógrado pode (em determinados contextos) ter como sinónimos os seguintes termos: esturrado, quadrado, tradicionalista, conservador, convencional, entre outros. Noutros contextos, podemos ver termos como avançado, moderno, progressista a serem considerados antónimos.

Complacência (Complaciência)
Termo que vem do latim complacentĭa-, «complacência; agrado». Complacência é nome feminino que significa disposição ou ato de comprazer. Complacência é benignidade. Complacência significa benevolência; condescendência. Complacência significa ainda agrado. Outro sentido para complacência é apreciação lisonjeira.
Complacência pode (em determinados contextos) ter como sinónimos os seguintes termos: benevolência, benquerença, caridade, contentamento, dignação, agrado, amizade, amor, bem-querer, indulgência, prazer, satisfação, estima, gosto. Noutros contextos, podemos ver termos como insatisfação, malevolência, malquerença, desagrado, desgosto, desprezo, incomplacência a serem considerados antónimos.

Enfermo (Infêrmo)
Termo que vem do latim infirmu-, «enfermo». Este nome masculino significa aquele que está doente; paciente. É ainda adjetivo que significa que está doente. No sentido figurado, significa que não funciona bem.

Privilégio (Previlégio)
Termo que vem do latim privĭlegiu, “lei excecional”. Privilégio é direito ou vantagem concedida exclusivamente a alguém ou pequeno grupo. Privilégio é diploma que confere essa vantagem ou regalia. Privilégio pode também ser entendido como prerrogativa ou como imunidade. Condão.
Um privilégio creditório é a faculdade que a lei concede a certos credores de serem pagos com preferência a outros, independentemente do registo dos seus créditos.

Perda (Perca)
Termo que vem do latim perdĭta, perdida, particípio passado feminino de perder. Perde é ato ou efeito de perder, privação de uma coisa que se possuía. Perda significa carência, extravio, mau sucesso.
Perda pode fazer referência a dano, prejuízo, destruição, ruína ou morte. Pode usar-se o termo perda num contexto de fuga de um líquido ou fluído presente num frasco ou recipiente.
Este artigo visa estimular a paixão pela língua portuguesa, levar as pessoas a querer conhecer o significado das palavras e a valorizar o uso do dicionário.

Leia também:
- Português: como evitar erros ortográficos
- 5 asneiras da língua portuguesa
- Português: 23 palavras que os nossos avós usavam
NCultura
Esperamos que tenha gostado do nosso artigo “Português: 5 erros que mancham a sua reputação”. Se tem alguma dúvida sobre língua portuguesa, deixe-nos o seu comentário.
Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Português no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado pela língua portuguesa, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, lifestyle, receitas, vinhos, histórias, entre outras…
Realmente é verdade que muitos não notam os erros e acabam achando normal…gostei de aprender e gostaria de aprender mais ainda,gostaria de fazer parte dos vossos comentários e ensinamentos da língua portuguesa