Há erros de português que são tão comuns que até duvidamos que sejam erros quando confrontados com eles! Confira 5 erros que mancham a sua credibilidade!
Existem diversos erros de português que são frequentemente repetidos. Esses erros comuns podem estragar a credibilidade que uma pessoa tem se forem dados num contexto inoportuno. Se se falhar num momento inadequado pode revelar-se nefasto.
Uma boa reputação leva o seu tempo a ser construída, mas com erros de português podem levar a uma mancha no trabalho realizado. Pode ser um bom desafio ter a oportunidade de realizar uma apresentação de um trabalho, perante uma plateia. Mas, se nesse contexto forem dados erros de português comuns, daqueles que se tem a obrigação de evitar, a reputação que se tem pode ficar manchada.
Os erros de português estragam a mensagem do que dizemos ou escrevemos, mas também mancham a imagem que os outros têm de nós. Esses erros fazem com que todo o nosso trabalho seja colocado em causa, mesmo que este seja de qualidade.
Erros comuns
Existem palavras que regularmente são alvo de confusões. É comum ver pessoas a acrescentar letras em palavras, sendo que também subtraem letras a determinadas palavras. Há diversas palavras que são regularmente pronunciadas de forma.
No entanto, basta um pouco de estudo para se melhorar o conhecimento da língua portuguesa. Assim, será mais fácil conseguir erradicar estes erros do seu quotidiano!
Imagine o seguinte diálogo entre o Carlos e o Pedro, em que o primeiro revela ao segundo o seu pesadelo:
Carlos: — Amigo, nem sabes o pesadelo que tive… que salganhada!
Pedro: — Ui, deve ter a haver com marotices…
Carlos: — Não, estava num mundo em guerra e o nosso país apresentava grande precaridade.
Pedro: — Foi quando entrou um fuzileiro em cena e num ato de pura espontaniedade, atacou o presidente da Rússia! (risos)
Carlos: — Era um grande herói, se assim fosse!
Pedro: — Se isso acontecesse na vida real, achas que ele apanharia prisão prepétua ou saía em liberdade? (sorriso)
Neste curto e simples diálogo, estão 5 erros comuns que estragam a reputação dos intervenientes. São erros que estragam a mensagem que se quer passar e são destrutivos para a credibilidade. Os erros são: Prepétua, precaridade, espontaniedade, salganhada, ter a haver com.
Nota: Apesar de referirmos como discurso oral, servimo-nos deste pequeno diálogo como texto escrito para poder exemplificar melhor. Assim, simultaneamente, conseguimos propor um desafio maior na descoberta de erros mais abrangentes, erros que possam surgir na escrita ou no discurso oral.

5 erros que mancham a sua credibilidade
- Prepétua
- Precaridade
- Espontaniedade
- Salganhada
- Ter a haver com
Perpétua
É adjetivo feminino de perpétuo, que significa algo que é contínuo; Perpétua refere-se a uma coisa que é ininterrupta. Perpétua é sinónimo de eterna, algo vitalício. Imutável e inalterável.
Contudo, o termo é também da área da botânica. Perpétua é um género de plantas cuja flor, que tem o mesmo nome, conserva a cor primitiva mesmo depois de seca.
Erro frequentemente cometido: Prepétua.

Precariedade
Termo que vem de “precário” + “edade”. Precariedade é característica daquilo que é precário. Precariedade é qualidade do que apresenta más condições, que não alcança o seu objetivo.
Precariedade é algo em más condições. É algo não estável. Precariedade é característica do que é escasso, incerto, frágil. O que tem pouca estabilidade ou duração.
Erro frequentemente cometido: precaridade.
Espontaneidade
Qualidade daquilo que é espontâneo. Característica ou particularidade daquele que é espontâneo; alguém desprovido de afetação. Qualidade daquele que é verdadeiro, que procede com naturalidade, voluntariamente. Ação realizada com simplicidade e originalidade, com naturalidade. Característica de quem age com autenticidade.
Erro frequentemente cometido: Espontaniedade.

Salgalhada
Termo que vem de “salgar” + “-alho-” + suf. “-ada”). Salgalhada significa confusão, mixórdia, salsada, trapalhada. Embora salganhada esteja presente em alguns dicionários, nomeadamente no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa, o termo adequado é salgalhada.
Salganhada é uma invenção, uma deturpação, um barbarismo, que é frequentemente usado. Contudo, não deve ser utilizado por se tratar de uma deturpação de salgalhada.
Ter a ver com
Ter a ver com: estar relacionado com
Ter a haver: ter a receber.
Este artigo visa estimular a paixão pela língua portuguesa, levar as pessoas a querer conhecer o significado das palavras e a valorizar o uso do dicionário.

Leia também:
- 25 das palavras mais românticas da língua portuguesa
- As 10 palavras que provocam mais erros de português
- Português: 46 frases feitas e o seu significado
NCultura
Esperamos que tenha gostado do nosso artigo “Português: 5 erros que mancham a sua credibilidade”. Se tem alguma dúvida sobre língua portuguesa, deixe-nos o seu comentário.
Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Português no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado pela língua portuguesa, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, lifestyle, receitas, vinhos, histórias, entre outras…
Adorei! A expressão “ter haver com” deixa-me “maluca”. Esta entre outras das que clarificou.
Mas, há mais. Caso da opinião que vai “ de encontro à tua…” em lugar de vai “ao encontro da tua”, ou seja, na primeira frase, esbarra.
Leio sempre os seus artigos, e adoro.
Pf continue
Importuno